Consórcio Alfa de Administração S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BRGE3, BRGE5, BRGE6, BRGE7, BRGE8, BRGE11, BRGE12
Fundador Aloysio de Andrade Faria
Presidente da empresa Paulo Guilherme Monteiro Lobato Ribeiro
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2007.  Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1925
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Consórcio Alfa de Administração S.A.
Principais produtos

O Consórcio Alfa Administração mantém participação direta e indiretamente em diversas empresas.

Dentre elas podemos citar:

  • Metro Tecnologia Informática Ltda
  • Corumbal Participações e Administração Ltda
  • Alfa Seguradora S/A
  • Alfa Previdência e Vida S/A
  • Banco Alfa S/A

O que a empresa faz?

O Consórcio Alfa de Administração S.A. é uma companhia do Brasil que atua no setor financeiro, formada como sociedade anônima de capital aberto e com capacidade de negociações na B3 com os códigos BRGE3, BRGE5, BRGE7, BRGE8, BRGE11 e BRGE12.

Uma das suas principais atividades é o segmento de previdência e seguros. A sede do Consórcio Alfa de Administração S.A. está localizada na Cidade de São Paulo. Sendo assim, é um dos conglomerados do financeiro do Brasil de destaque.

O Alfa Consórcio tem como principal característica de negócio baseado na área de seguros e previdência do Conglomerado Alfa. Vale ressaltar também que as atividades são voltadas para o setor de gestão do grupo. Ou seja, é um dos principais encarregados pela administração de ativos da empresa.

Ver a imagem de origem

Ações do Alfa Consórcio

  • Segmento de Listagem: Novo Mercado
  • Tag along: 80% ON
  • Free Float: 20,44% ON

Principais produtos

O Consórcio Alfa de Administração S.A. também atua com a administração de ativos da companhia. Portanto, consegue se destrinchar para blocos dentro da hotelaria, turismo, cultura, e entre outros.

Além disso, a Alfa Consórcio está ligada aos clientes dentro do Banco com planos financeiros, estratégias e em qualquer decisão de investimento. Como, por exemplo, linhas de crédito de curto prazo para se encaixar a demanda de caixa. Sendo assim, com operações para aquisição de ativos e até mesmo aplicações estruturadas de longo prazo.

Construção de Portfólios Inteligentes

O Consórcio Alfa de Administração S.A. executa alguns passos personalizados de acordo com cada cliente. O processo é iniciado com as metas, expectativas e requisitos do consumidor.

Em seguida, é traçada uma estratégia de investimentos personalizada. Portanto, a empresa sugere uma implementação e seleciona as melhores alternativas. Ademais, determina uma boa estrutura para as aplicações.

Depois disso tudo, realiza o acompanhamento de riscos e resultados.

Financiamentos

Ver a imagem de origem

O Banco Alfa pode oferecer uma linha completa de produtos de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Com isso, tem condições variadas e personalizadas de acordo com as necessidades do cliente e da companhia.

Crédito Pessoal e Cheque Especial

Se aprovada a linha de crédito caso seja necessitado, o empréstimo é liberado diretamente na conta corrente do consumidor. A taxa oferecida também possui prazos flexíveis para os clientes.

O cheque especial é outro serviço com uma taxa suave e pode previamente selecionar um valor para a conta corrente e assim utilizar sempre que precisar. Um limite também é colocado antecipadamente para não existir contratempos com uma quantia superior ao planejado.

Veículos terrestres, Leasing, Aeronaves e Embarcações

Ver a imagem de origem

O Consórcio Alfa de Administração S.A. também possui linhas de crédito para o financiamento de veículos terrestres com prazos flexíveis e taxas adicionais. Sendo assim, qualquer auxílio na hora de trocar ou comprar um novo automóvel uma equipe especialista irá estar disponível para ajudar nesse processo.

Vale ressaltar também existe assistência para pessoas que tem vontade ou precisam de comprar uma embarcação ou aeronave. O Consórcio Alfa de Administração S.A. consegue fazer isso e sem atrapalhar as posições de aplicações de investimentos com segurança e praticidade.

É importante dizer também que a companhia oferece a chance de compra de veículos novos sem IOF como forma de financiamento conhecida como Leasing. Através dessa modalidade os prazos demonstram ser bons. As taxas são competitivas e no fim de todo contrato é possível escolher entre a compra e a devolução do produto.

Dito isso, existe a possibilidade de trocar este produto por outro bem. Contudo, deve possuir características de alta tecnologia.

Capital de Giro 

A companhia possui um grupo de especialistas para qualquer movimentação seja no fluxo de caixa, a folha de pagamentos, financiamento da cadeia produtiva, e qualquer necessidade de giro por meio de auxílio monetário.

BNDES: Finame, Finem,  BNDES Automático e Exim

Ver a imagem de origem
A FINAME, FINEM, BNDES Automático e EXIM são algumas das alternativas de financiamento de longo prazo que exigem uma assessoria especializada na captação desses recursos.
As grandes demandas de investimentos estruturais, bens de capital, reestruturação de plantas industriais e entre outros pedidos das empresas requerem uma análise aprofundada para conseguir as melhores oportunidades disponíveis.
Por meio disso, a facilidade de encurtar caminhos e otimizar processos na direção dos grandes objetivos das empresas é maior.

Linhas de Financiamento para Importação de Equipamentos

Ver a imagem de origem

O Consórcio Alfa de Administração S.A. por meio das Agências de Fomento Internacionais disponibilizam opções bastante atraentes para empreendimentos estratégicos.

Como, por exemplo, enormes projetos que exigem a importação de equipamentos. A equipe de especialistas são assessores ligados as essas organizações com o intuito de trazer novas oportunidades e taxas capazes de promover um crescimento com custos que aumentam a rentabilidade e, consequentemente, a recuperação mais rápida dos recursos investidos.

Mercado de Capitais

Ver a imagem de origem

A empresa também oferece uma captação de recursos no mercado de capitais que seja mais atraente para o cliente e seguir as exigências de acordo com as aplicações de determinada empresa.

Além disso, são incluídos serviços sem IOF como:

  • Emissão de debentures
  • Commercial papers
  • CRA
  • CRI

Empréstimo Consignado

Ver a imagem de origem

O Empréstimo Consignado do Consórcio Alfa de Administração S.A. possui desconto das parcelas na folha de pagamento. Por isso, é mais seguro, rápido no atendimento, taxas competitivas, e com crédito disponibilizado diretamente em conta-corrente, sem burocracia.


Breve história da empresa

O Consórcio Alfa de Administração S.A. foi fundado em 1925. No entanto, ainda não era um Conglomerado e sim uma empresa que nasceu como uma cooperativa de crédito conhecida inicialmente como Banco da Lavoura de Minas Gerais.

A instituição financeira recebeu forças logo no seus primeiros anos de existência no mercado do Estado de Minas Gerais (MG). Naquela época, se tornou um banco comercial, com várias unidades instaladas dentro de cooperativas rurais de MG.

O Banco da Lavoura de Minas Gerais se ampliou alguns anos depois. Ele se expandiu, especialmente, por sua política de concessão de créditos de pequenos valores para pessoas físicas e jurídicas. Atendendo, assim, uma demanda do produtor rural do Estado.

Ver a imagem de origem

Com isso, a companhia conseguiu iniciar seu processo de abrir suas primeiras agências físicas. Já em 1970, o nome da instituição financeira mudou para Banco Real S.A. Naquele tempo, a companhia já possuía uma gama de serviços financeiros para fora do segmento rural.

Sendo assim, a empresa ampliou ainda mais para outras áreas de atuação. Novas companhias foram geradas e por isso surgiu o Conglomerado Financeiro Real. Nos anos 90, o controle acionário dessa nova era foi comprado pelo banco dos países baixos ABM Amro Bank.

Ver a imagem de origem

No entanto, não foram inclusas no negócio as empresas Real Financeira, Real Arrendamento Mercantil, Banco Real de Investimentos e Corretora Real. Portanto foram denominadas como Conglomerado Financeiro Alfa.

Nesse seguimento, o Alfa Consórcio de Administração ficou responsável pela área de seguros, além do trabalho de gerenciar ativos do grupo.


Diretoria

Rubens Garcia Nunes (Diretor Presidente)

Adilson Augusto Martins Júnior (Diretor Vice-Presidente)

Antônio José Ambrozano Neto 

Beny Fiterman 

Marco Aurélio Neto Arnes


Conselho administrativo

Fernando Pinto de Moura

Luiz Alves Paes de Barros

Rubens Garcia Nunes

Humberto Mourão de Carvalho


Principais concorrentes

Banco do Brasil Seguridade (BBSE3)

Sul América Seguros (SULA3)

Porto Seguro Seguradora (PSSA3)

IRB Brasil Resseguros (IRBR3)


Perspectiva para o futuro

O Consórcio Alfa de Administração S.A. possui destaque significante no seu segmento e pode ser uma opção para a exposição no ramo financeiro, principalmente em investimentos em ações.

Ver a imagem de origem

O Conglomerado Alfa é formado por várias companhias que atuam em diferentes ramos, como o financeiro, seguros, indústria de couros, agronegócios, alimentos, hoteleiro, materiais de construção, comunicação e cultura.

A companhia possui uma ampla experiência e tradição que ultrapassa mais de 90 anos. Além disso, se destaca por sempre buscar excelência no desenvolvimento de seus negócios.

O enquadro de ativos, sendo eles financeiros ou não, nos mercados dentro do Brasil e fora do País, o plano da velocidade em que os bens são convertidos em dinheiro e as escolhas de novas aplicações são desenvolvidas a partir do conhecimento de cada investidor e sua história.

Ver a imagem de origem

Ou seja, todos os serviços são direcionados e planejados de acordo com o perfil do cliente. Além disso, o Consórcio Alfa de Administração S.A. consegue oferecer oportunidades realmente interessantes por possuir uma rede de relacionamento com parecerias para aprimorar o patrimônio dos consumidores.

Todavia, é necessário ser efetuada uma análise mais aprofundada dos fundamentos para saber se a empresa está sendo negociada a múltiplos interessantes.


Composição acionária

BRGE3 Acionista Percentual
1 Administradora Fortaleza Ltda. 85,08%
2 Alaska Poland Fundo de Investimento em Ações 5,39%
3 Mario Slerca Junior 4,46%
4 Free Float 5,07%
BRGE5 Acionista Percentual
1 Administradora Fortaleza Ltda 18,99%
2 Alaska Poland Fundo de Investimento em Ações 47,08%
3 Mario Slerca Junior 13,75%
4 Free Float 20,18%