Companhia Energética de Pernambuco (CELPE)

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  1 de 5
Gestão:
  1 de 5
Ticker CEPE3, CEPE5, CEPE6
Fundador Fusão entre Grupo Pernambuco Tramways e o Governo do Estado do Pernambuco
Presidente da empresa Saulo Cabral e Silva
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Companhia Energética de Pernambuco (CELP) distribui dividendos desde 2015. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Não encontrado.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1965
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Celpe
  2. RI da empresa
Principais produtos

A Companhia Energética de Pernambuco (CELP) atua em dois dos principais segmentos do ramo de energia elétrica (GTD), sendo eles:

  • Geração;
  • Distribuição.

A empresa é parte integrante do grupo Neoenergia (NEOE3) e atualmente atende a distribuição de energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba.

O que a empresa faz?

A CELPE – Companhia Energética de Pernambuco é uma empresa que atua na distribuição de energia elétrica no estado de Pernambuco, bem como no município de Pedras de Fogo, na Paraíba. A princípio, a empresa foi criada, como empresa estatal, após a fusão do DAE com a Pernambuco Tramways, com o nome Companhia de Eletricidade de Pernambuco, no dia 10 de fevereiro de 1965.

Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) - CEPE3, CEPE5, CEPE6

Como parte do processo de modernização e agilidade dos negócios, em 1990, a empresa passou a se chamar Companhia Energética de Pernambuco, com a sigla CELPE. Alguns anos depois, no ano 2000, a Companhia passou pelo processo de privatização e foi adquirida pelo consórcio formado pela Iberdrola, da Espanha, pela Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil e pelo Banco do Brasil Investimento. 

Mesmo após as aquisições, a Companhia permaneceu com a maioria da participação nacional. Em 2004, a Neoenergia passou a ser o principal consórcio controlador da CELPE. Ao todo, a Companhia Energética é responsável por atender mais de 9,5 milhões de habitantes, em 184 municípios de Pernambuco. 

A atuação da CELPE ocorre em dois segmentos do ramo de energia elétrica, sendo eles: 

  • Geração;
  • Distribuição.

A empresa é parte integrante do grupo Neoenergia (NEOE3) e atualmente atende a distribuição de energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Além disso, também gera e distribui energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. 

Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) - CEPE3, CEPE5, CEPE6


Breve história da empresa

A história da Companhia Energética de Pernambuco começou no dia 10 de fevereiro de 1965, após a fusão do Grupo Pernambuco Tramways e o Governo do Estado. A princípio, a empresa se chamava Companhia de Eletricidade de Pernambuco e foi criada como forma de ampliar a distribuição de energia elétrica no Nordeste. 

Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) - CEPE3, CEPE5, CEPE6

Assim que fundada, a Companhia adquiriu uma importância relevante para os pernambucanos. Isso porque a geração e distribuição de energia elétrica não era feita de forma ampla em todos os municípios. Com a chegada da CELPE, o celeiro técnico passou a se desenvolver, bem como o ramo da engenharia elétrica. 

Além disso, com o aumento dos investimentos e a velocidade dos programas de eletrificação rural e urbana, o estado de Pernambuco passou a ser a região mais eletrificada do Nordeste. Com isso, a CELPE, além de ser a principal companhia de energia elétrica do estado, passou também a ser uma empresa que gera empregos, tanto de forma direta como indireta. 

A partir de 1988, além do estado de Pernambuca, a CELPE passou a ser responsável pela geração e distribuição da energia termelétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. No final da década de 90, o Governo do Estado colou 100% do controle governamental à venda. 

Já no ano 2000, após leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a empresa foi adquirida pelo consórcio formado pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, pela Carteira de Investimentos do Banco do Brasil e pelo Grupo Iberdrola (Espanha), pelo valor de R$ 1,9 bilhão. 

Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) - CEPE3, CEPE5, CEPE6

Atualmente, a CELPE é uma das empresas que compõem o Grupo Neoenergia. Ao todo, a Companhia Energética de Pernambuco distribui energia elétrica para 184 municípios de Pernambuco, bem como para a cidade de Pedras do Fogo, na Paraíba. Além disso, a empresa possui como área de concessão 98,5 mil quilômetros quadrados e 3,6 milhões de clientes.


Diretoria

Saulo Cabral e Silva (​​Diretor Presidente)

Leonardo Pimeta Gadelha (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

​Bruno Cavalcanti Coelho (Diretor de Gestão de Pessoas)

​​Eduardo Capelastegui Saiz (Diretor de Planejamento e Controle)

​​​José Eduardo Pinheiro Santos Tanure (Diretor de Regulação)


Conselho administrativo

André Augusto Telles Moreira​ (Presidente)

​Solange Maria Pinto Ribeiro

Leonardo Pimenta Gadelha

​Rogério Aschermann Martins


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP11)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Energias do Brasil (ENBR3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL4)


Composição acionária

CEPE3 Acionista Percentual
1 Neoenergia S.A. 99,58%
2 Free Float 0,42%
CEPE5, CEPE6 Acionista Percentual
1 Neoenergia S.A. 10,41%
2 Free Float 89,60%