Neoenergia

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker NEOE3
Fundador Privatização das concessionárias de distribuição Coelba e Cosern
Presidente da empresa Mario Jose Ruiz Tagle Larrain
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2018. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 1º Prêmio Nacional de Gestão de Ativos do Setor Elétrico / Prêmio Abradee 2018 / Prêmio Aberje 2018 / Prêmio Época Reclame Aqui
Participação do Estado 30.29%
Ano de fundação 1997
Ano do IPO 2019
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Neoenergia
Principais produtos

A Neoenergia é uma empresa de energia que atua nos quatro segmentos do setor elétrico:

  • Geração;
  • Transmissão;
  • Distribuição;
  • Comercialização.

O que a empresa faz?

A Neoenergia é uma das maiores empresas integradas do setor de energia elétrica na América Latina. Controlada pelo grupo Iberdrola, da Espanha, a Companhia atua em três segmentos específicos, sendo eles: redes de distribuição e transmissão (redes), geração eólica e hidrelétricas (renováveis) e geração térmica e comercialização de energia (liberalizado).

Neoenergia - NEOE3

Ao todo, a Companhia elétrica atua em 18 estados brasileiros e leva energia elétrica para mais de 34 milhões de pessoas. Apesar da abrangência territorial, a Neoenergia exerce funções em maior quantidade na região Nordeste do país. Além disso, a empresa possui uma área de concessão de 840 mil quilômetros, sendo 14 milhões de unidades consumidoras.

As unidades são atendidas por 4 distribuidoras: Elektro (SP/MS), Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN). Em números, a área de concessão representa 5,1 GW de capacidade instalada, onde 0,9 GW são de capacidade instalada operacional. Grande parte da geração de energia da Neoenergia é baseada em fontes limpas, bem como fontes renováveis.

Modelo de Negócios

A Neoenergia atua de forma integrada no setor elétrico, onde geração, transmissão, distribuição e comercialização fazem parte do portfólio de produtos da Companhia.

Neoenergia - NEOE3

Apesar de abranger todos os segmentos do setor elétrico, o foco de atuação da empresa é na distribuição, onde os demais segmentos servem como forma de apoio nas atividades operacionais.

Transmissão e distribuição

A Neoenergia opera o segmento de transmissão e distribuição por meio de quatro subsidiárias Elektro (SP/MS), Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN), atendendo clientes, majoritariamente, da região Nordeste do país. Ao todo, a empresa atende mais de 34 milhões de pessoas.

Neoenergia - NEOE3

Dos estados que a empresa possui atuação, a distribuição é feita da seguinte maneira:

  • Atende todo o estado da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco;
  • Parte do estado da Paraíba;
  • 223 munícipios em São Paulo;
  • 5 municípios no Mato Grosso do Sul.

Além da distribuição de energia por meio das subsidiárias, a Neoenergia atua na transmissão da mesma, onde possui, aproximadamente, 230 kV de linhas de transmissão.

A empresa opera através dos concessionários Afluente T, Potiguar Sul e Narandiba, com 679 km de linhas de transmissão e 11 subestações, localizadas nos estados do Rio Grande do Norte e Bahia.

Neoenergia - NEOE3

Atualmente, encontram-se em operação, por meio dos concessionários Afluente T, Narandiba e Potiguar Sul, 679 km de linhas de transmissão e 11 subestações de transmissão localizadas nos Estados da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Além disso, contando as ativos em operação e os que estão em construção, a empresa conta com um portfólio de 5.332 km de linhas de transmissão, bem como 49 subestações de transmissão.

Geração

A geração de energia da Neoenergia é feita de forma convencional e renovável. Sendo assim, a empresa possui um total de 4,0 GW de geração de energia renovável em operação, bem como 0,5 GW de energia eólica, 3,03 GW de energia hidroelétrica e 0,5 GW em operação, por meio da uma usina a gás natural e térmica.

Neoenergia - NEOE3

As hidrelétricas da empresa possuem, ao todo, 3,0 GW de capacidade instalada em operação, distribuída entre as usinas: Belo Monte, Teles Pires, Corumbá III, Dardanelos, Baixo Iguaçu e Baguari. Além disso, a Companhia opera 1,5 de GW de energia eólica por meio de 44 parques eólicos.

Como parte do portfólio de geração, a Neoenergia também conta com a usina termelétrica de Termopernambuco (Termope), que atua com a geração de ciclo combinado de energia a gás. Ao todo, a usina possui 0,5 de GW de capacidade instalada em operação.

Comercialização

A Neoenergia Comercialização é uma empresa que faz parte do Grupo Neoenergia e conta com um amplo portfólio de produtos e soluções energética para os clientes da Companhia.

Neoenergia - NEOE3

O modelo de negócios é pautado em soluções feitas por medidas, ou seja, onde as empresas escolhem os fornecedores e, a partir disso, negociam de forma livre a questão dos preços de energia elétrica.

A Neoenergia Comercilaização foi instaurada em 2017, após a junção da Elektro à empresa. Com a junção, a Companhia agregou 119 MW de média à carteira da empresa, além de incorporar, no portfólio da empresa, os segmentos de geração e distribuição fotovoltaica, bem como engenharia e construção.

Dessa forma, no segmento de geração distribuída, a Neoenergia Comercialização atua por meio dos sistemas de energia solar para micro e minigeração, onde são criadas soluções para clientes industriais, residenciais e comerciais.

Por outro lado, na área de engenharia e construção, a empresa atua nas etapas relacionadas à infraestrutura de energia nas construções de subestações e linhas de transmissão, por exemplo.

Neoenergia - NEOE3


Breve história da empresa

A história da Neoenergia teve início, em 1997, assim que as concessionárias de distribuição do Rio Grande do Norte (Cosern) e Bahia (Coelba) foram privatizadas. Após a privatização, a empresa adquiriu, em um leilão de privatização, a Companhia Energética do estado de Pernambuco, a CELPE.

Neoenergia - NEOE3

Ao longo dos anos, a empresa passou por vários processos de aquisição, até integrar os quatro segmentos do setor energético (geração, distribuição, transmissão e comercialização) no portfólio da Companhia.

Em 2003, por exemplo, 43% das ações da Itapebi foram adquiridas e a empresa elaborou um plano de reestruturação para criar a holding Neoenergia, como a conhecemos atualmente.

Alguns anos depois, em 2010, 10% de participação da UHE Belo Monte foram, também, adquiridos, e a empresa passou a atuar nas localidades do rio Xingu, no Pará. No mesmo ano, a Companhia deu início à construção de 10 parques eólicos, sendo nove deles arrebatados em leilão.

Neoenergia - NEOE3

Já em 2017, a Companhia incorporou a Elektro Holding S.A e passou a atuar por meio da Neoenergia Comercialização. A partir disso, a empresa energética passou a ocupar o primeiro lugar no ranking, elaborado pela Transparência Internacional, de Transparência em Relatórios Corporativos.

Por fim, em 2019, a Neoenergia realizou a abertura de capital, disponibilizando suas ações no mercado da bolsa de valores brasileira, no segmento Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa. A princípio, as ações movimentaram um total de R$ 3,7 bilhões, sendo precificadas em R$ 15,65 cada.

Neoenergia - NEOE3


Diretoria

Mario José Ruiz-Tagle Larrain (Diretor Presidente)

Leonardo Pimenta Gadelha (Diretor Executivo de Finanças e RI)

Solange Maria Pinto Ribeiro (Diretora Presidente Adjunta)

Lara Cristina Ribeiro Piau Marques (Diretora Executiva Jurídica)

Simone Aparecida Borsato (Diretora Executiva de Desenvolvimento)

Rogério Aschermann Martins (Diretor Executivo de Recursos)

André Augusto Telles Moreira (Diretor Executivo de Distribuição)

Laura Cristina da Fonseca Porto (Diretora Executiva de Renováveis)

Eduardo Capelastegui Saiz (Diretor de Executivo de Controle Patrimonial e Planejamento)


Conselho administrativo

José Ignacio Sánchez Galán (Presidente do Conselho de Administração)

Mario Jose Ruiz-Tagle Larrain

Leonardo Silva de Loyola Reis

Pedro Azagra Blazquez

Juan Carlos Rebollo Liceaga

Jose Sainz Armada

Santiago Martinez Garrido

Marcus Moreira de Almeida

Alexandre Alves de Souza

José Angel Marra Rodríguez

João Ernesto de Lima Mesquita

Aires Hypolito

Justo Garzón Ortega

Asis Canales Abaitua

Ives Cezar Fulber

Francisco Javier Hernando Isla

Miguel Gallardo Corrales

Ignacio Cuenca Arambarri

Regina Helena Jorge Nunes

Cristiano Frederico Ruschmann

Juan Manuel Eguiagaray Ucelay


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET3, TIET4, TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP3, ALUP4, ALUP11)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Energias do Brasil (ENBR3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE3, TAEE4, TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL3, TRPL4)


Perspectiva para o futuro

A Neoenergia é uma das maiores empresas integradas da América Latina no setor de energia elétrica. O crescimento da Companhia é pautado nas aquisições e no modelo de negócios que integrada os quatro segmentos da geração de energia elétrica: geração, distribuição, transmissão e comercialização.

Nitidamente, o crescimento da Neoenergia também foi proporcionado pelos investimentos em melhoria de qualidade, bem como pela universalização do acesso à energia nas áreas que possui de concessão. Além disso, a empresa opera por meio de projetos, como greenfield de geração, onde são utilizadas fontes limpas e renováveis de energia, principalmente nas linhas de transmissão.

Neoenergia - NEOE3

Outro ponto que agregou vantagem operacional à Neoenergia foi a incorporação da Elektro, feita em 2017. A partir da incorporação, a empresa se consolidou no mercado energético como uma das empresas referência em energia elétrica da América Latina, tanto em geração e distribuição.

Portanto, sua projeção futura deve incluir maior investimento em mercados emergentes, principalmente do setor elétrico brasileiro, a fim de potencializar o crescimento da empresa na América Latina e otimizar as operação já existentes em território nacional.


Composição acionária

NEOE3 Acionista Percentual
1 Iberdrola Energia S.A. 50,00%
2 Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil 30,29%
3 Free Float 19,71%