Grupo Dimed

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker PNVL3, PNVL4
Fundador Joint Venture entre Panitz e Velgos
Presidente da empresa Julio Ricardo Mottin Neto
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Líderes e Vendedores, pela Federasul e pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul / Sucesso Empresarial Panorama Farmacêutico
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1967
Ano do IPO 1987
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Grupo Dimed
Principais produtos

O grupo Dimed é constituído de dois grandes nomes no setor farmacêutico na região Sul do país. As marcas que fazem parte do grupo são:

  • Panvel;
  • Dimed;
  • Lifar.

As marcas constituintes do grupo fornecem produtos farmacêuticos em geral, dentre eles:

  • Medicamentos;
  • Genéricos;
  • Perfumaria;
  • Comercialização de cosméticos;
  • Desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos;
  • Terceirização de desenvolvimento de produtos.

O que a empresa faz?

O Grupo Dimed é uma Companhia que atua no setor de saúde. Formado por três negócios (Panvel, Dimed e Lifar), o grupo comercializa produtos farmacêuticos em geral, como medicamentos, genéricos, cosméticos, perfumaria, etc.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

A formação do grupo é constituída pela rede de farmácias Panvel, que conta com mais de 450 lojas; uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil, a Dimed e a Lifar, laboratório especializada no desenvolvimento e fabricação de cosméticos, bem como alimentos e medicamentos em geral.

Juntos, os três negócios representam um linha de produção completa do Grupo Dimed, onde são apresentadas eficiência e constante novidades. Além dos negócios próprios, o grupo conta ainda com colaboradores que contribuem para a excelência na prestação de serviços.

Estrutura do Grupo

Em síntese, o Grupo Dimed é formado por três segmentos: o laboratório Lifar, a rede de farmácias Panvel e a distribuidora de medicamentos Dimed. Além disso, o foco de atuação é na região do Sul do país.

Panvel

A Panvel é uma rede de farmácias com mais de 450 lojas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A estrutura das lojas é formada por categorias de vendas, ou seja, cada setor de atendimento é dedicado à maneira de comercializar os produtos.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

Dessa forma, a rede de farmácias possui as Lojas Express, onde o foco é a conveniência e agilidade, além de formato reduzido e acesso facilitado; Lojas Promocionais, em que os clientes podem comprar produtos com urgência e com preço acessível.

Além disso, a Panvel conta com as Lojas Bem-Estar & Beleza, especializadas em consultoria e, por fim, o formato Flagship, loja com foco no bem-estar e beleza, onde disponibiliza produtos de marcas internacionais e nacionais.

O atendimento da Panvel funciona de forma multicanal, sendo eles:

  • SAC e tele-entrega “Alô Panvel”;
  • Loja online Panvel.com.

A empresa possui em seu portfólio mais de 15 mil itens à venda, tanto nas lojas físicas quanto na loja digital. Dentre os medicamentos e produtos de higiene e beleza, a Panvel possui variedades nacionais e internacionais.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

A Panvel foi pioneira no segmento farmacêutico ao criar, em 1989, a própria marca. Ao todo, são mais de 40 anos de história, onde a Panvel possui experiência na comercialização de diversos produtos e em diferentes categorias, como produtos ortopédicos, de higiene, maquiagem, proteção solar, etc.

Como diferencial, a Marca Panvel possui o Panvel Fidelidade, um programa em que os clientes podem acumular pontos por meio das compras e, em seguida, trocar por produtos de beleza e higiene, bem como ter descontos exclusivos nos demais produtos da rede de farmácia.

Dimed

A Dimed é uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil, onde atua com foco nos estados do Sul do país. A distribuidora surgiu através da fusão de duas grandes farmácias do Rio Grande do Sul, Velgos e Panitz.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

Juntas, as farmácias formaram uma joint venture, ou seja, uma central de compras e logísticas em que ambas as empresas fornecem produtos para abastecer as farmácias da região. Como principais características, a Dimed possui:

  • Dois centros de distribuição, sendo o Eldorado do Sul e o Passo Fundo;
  • Uma área de armazenagem que conta com mais de 22.000 m²;
  • Tecnologia avançada para separar pedidos, onde são utilizados equipamentos como SDA (separadoras automáticas), PTL (separação por luz) e RF (separação por rádio frequência);
  • Entregas diárias;
  • 475 colaboradores;
  • Processos informatizados;
  • 000 clientes pela região Sul.

Lifar

O Laboratório Industrial Farmacêutico Lifar é composto por três linhas de produção: cosméticos, medicamentos e alimentos. Em relação ao medicamentos, o laboratório produz produtos como Timeolate, Purulim, Pio-Secto e outros.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

Já no setor de alimentos são produzidos suplementos e chás da marca Sanitas. Além disso, o laboratório terceiriza produtos para outras marcas. Na planta de cosméticos o laboratório produz óleos corporais, sabonetes líquidos, géis antissépticos, loções hidratantes, etc. Dentro da produção, o laboratório inclui produtos da marca própria Panvel.


Breve história da empresa

A história do Grupo Dimar teve início em 1967, após as duas maiores redes de farmácia do Rio Grande do Sul, Velgos e Panitz, se unirem. A junção deu início à Dimed Distribuidora de Medicamentos Ltda, uma central de compras de medicamentos.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

Na época, a Rede Panitz era detentora do Laboratório Lifar e a Rede Velgos, detinha o Laboratório Sanitas. Juntas, as empresas criaram o Laboratório Lifar. Já em 1973, os acionistas de ambas as redes de farmácia criaram a Panvel Farmácias.

Em 1977, a Panvel realizou diversas pesquisas com clientes e, a partir disso, desenvolveu a expansão da área de varejo. Três anos depois, em 1980, o Grupo Dimed inaugurou o Centro de Distribuição, localizado em Santa Catarina. Em 1983, o grupo já contava com 72 lojas da rede de farmácias Panvel.

Já em 1994, a Panvel deu início ao serviço de tele-entrega Alô Panvel. Algum tempo depois, a empresa expandiu o atendimento para o meio digital, ao criar a Loja online Panvel.com. Por meio do atendimento online, a Panvel passou a disponibilizar medicamentos e produtos de higiene e beleza.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

Com a chegada dos anos 2000, o Grupo Dimed inovou ao implementar um sistema de pedidos eletrônico, E-Dimed, destinado aos clientes. Um ano depois, o Grupo lançou um medicamento próprio, o Timeolate, fabricado pelo laboratório Lifar.

Em 2006, a empresa foi pioneira mais uma vez ao ser a primeira Companhia do setor farmacêutico a emitir Nota Fiscal eletrônica no país. Já m 2008, o Grupo Dimed deu início à criação dos segmentos de produção, onde criou lojas especializadas no atendimento ao cliente.

Foram inauguradas, em Porto Alegre, a Panvel Megastores e a Panvel Bem-Estar, ambas as lojas focadas em produtos para bem-estar e beleza, bem como em medicamentos para diabéticos, fitness e ortopédicos. Além disso, em 2008, foi criado o programa de fidelidade do Grupo Dimed.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

Em 2009, o Lifar mudou a identidade visual ao completar 40 anos de história. Já em 2010, a rede de farmácias Panvel chegou à marca de 280 filiais. Além disso, entrou no mercado do Paraná com a inauguração de 3 lojas.

O Grupo Dimed foi oficialmente institucionalizado em 2014, por meio da junção das três empresas Panvel, Dimed e Lifar. Com a institucionalização, a identidade visual do grupo foi criado, bem como a inauguração da sede do Grupo.

Em 2015, a Panvel deu mais um passo na expansão da rede de farmácias ao inaugurar, na região Sul, 34 lojas. Além disso, lançou, no mesmo ano, o APP Panvel, plataforma que integra os canais de atendimento da empresa.

Logo mais, em 2016, a rede de farmácias lançou o aplicativo Panvel, disponível tanto para Android quanto para IOS. Recentemente, em 2019, a empresa lançou o Bem Panvel, um programa de relacionamento com o consumidor. Em síntese, o programa oferece descontos especiais em medicamentos e preços acessíveis em produtos de beleza e higiene.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4


Diretoria

Julio Ricardo Mottin Neto (Diretor Presidente)

Roberto Coimbra Santos (Diretor Executivo de Operações)

Antônio Carlos Tocchetto Napp (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Eduardo De La Selva (Diretor de Expansão)

Karin da Silva Leitzke (Diretora de Recursos Humanos)

Márcia Wagner (Diretora Comercial)

Anderson Salvadori Pereira (Diretor de Operações)

Manuela Cardona (Diretora de Desenvolvimento de Mercado)


Conselho administrativo

Julio Ricardo Andrighetto Mottin (Presidente do Conselho de Administração)

Roberto Luiz Weber

Denis Pizzato

Cristiano Gioia Lauretti

Claudio Roberto Ely


Principais concorrentes

Biomm (BIOM3)

Hypera Pharma (HYPE3)

Profarma (PFRM3)

Biotoscana (GBIO33)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o Grupo Dimed é formado por três negócios: a rede de farmácias Panvel, a distribuidora de medicamentos, Dimed e o laboratório Lifar. Cada segmento de trabalho possui características específicas que se complementam no desenvolvimento estratégico do Grupo.

Ao todo, o Grupo Dimed possui 15 mil itens comercializados pelos canais de atendimento da empresa, além da fabricação de medicamentos e alimentos por meio da Lifar. O grupo possui forte atuação na região Sul do país, sendo um dos pioneiros no desenvolvimento de cosméticos e produtos de higiene e beleza, além de fabricar a marca própria da Panvel.

Grupo Dimed - PNVL3, PNVL4

Nitidamente, os três negócios fortalecem o Grupo Dimed o colocando como referência no setor farmacêutico do Brasil. Além da atuação no mercado nacional, o grupo também possui relevância no mercado internacional, tanto com produção quanto com exportação.

Portanto, sua projeção futura deve incluir o desenvolvimento das lojas já existentes, aperfeiçoamentos dos canais de atendimento digital, além de ampliar as estratégias de negócios, com atendimento e entrega à domicílio, a fim de alcançar resultados realmente satisfatórios no segmento em que atua.


Composição acionária

PNVL3 Acionista Percentual
1 Julio Ricardo Andrighetto Mottin 12,98%
2 Kinea Private Equity IV Master Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia 8,13%
3 Mosqueteiros Participacoes Ltda 6,90%
4 Roberto Luiz Weber 5,82%
5 Elisabeth Weber Taylor 5,79%
6 Geraldo Otto Weber 5,62%
7 Martha Weber Luce 5,51%
8 Francisco Angelo Mottin 4,36%
9 Nelson de Alvarenga Mariano da Rocha 3,25%
10 Denis Pizzato 2,98%
11 Jose E P Annoni 2,34%
12 Ana Luiza Mariano da Rocha Mottin 2,13%
13 Sylvia Wahrlich 1,21%
14 Rudolfo Jose Mussnich 0,85%
15 Sílvia Tostes Mottin 0,57%
16 Carlos Alberto Freitas Lima 0,30%
17 Vivian Vieira Albrecht 0,23%
18 Nelson de Castro Perrone 0,20%
19 Adriana Mottin Vellinho 0,14%
20 Paulo Roberto Baggio 0,12%
21 Mariana Mariano da Rocha Mottin 0,12%
22 Julio Mottin Neto 0,11%
23 Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato 0,11%
24 Marcela de Azevedo Pizzato 0,09%
25 Regis Pizzato 0,07%
26 Rafaella Polese Weber 0,03%
27 Ivete Polese Weber 0,01%
28 José F A Pizzato Annomi 0,02%
29 Maria Aparecida Loss dos Santos 0,01%
30 Gabriela Weber Luce 0,01%
31 Vinícius Loss dos Santos 0,01%
32 Fábio Loss Dos Santos 0,01%
33 Guilherme Weber Luce 0.003%
34 Antônio Carlos Tocchetto Napp 0.002%
35 Roberto Coimbra Santos 0.002%
36 Patricia Weber 0.001%
37 Melissa Polese Weber 0.001%
38 Lucas Weber 0.001%
39 Free Float 29,98%
PNVL4 Acionista Percentual
1 Kinea Private Equity IV Master Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia 32,58%
2 Mosqueteiros Participacoes Ltda 0,94%
3 Roberto Luiz Weber 0,56%
4 Elisabeth Weber Taylor 0,72%
5 Geraldo Otto Weber 0,72%
6 Martha Weber Luce 0,72%
7 Nelson de Alvarenga Mariano da Rocha 2,08%
8 Denis Pizzato 0,17%
9 Jose E P Annoni 0,08%
10 Ana Luiza Mariano da Rocha Mottin 1,01%
11 Sylvia Wahrlich 0,52%
12 Rudolfo Jose Mussnich 0,58%
13 Carlos Alberto Freitas Lima 0,11%
14 Adriana Mottin Vellinho 0,03%
15 Mariana Mariano da Rocha Mottin 0.003%
16 Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato 0,01%
17 Ivete Polese Weber 0,08%
18 José F A Pizzato Annomi 0,01%
19 Fábio Loss Dos Santos 0.003%
20 Vinicius Loss Dos Santos 0.003%
21 Free Float 59,09%