Santo Antônio Energia S.A.

Informações atualizadas em 24/01/2023

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker STEN
Presidente da empresa Daniel Faria Costa
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A central de resultados da companhia pode ser conferida aqui.

Prêmios Selo ProÉtica da CGU em 2021; Certificado GPTW em 2021;
Ano de fundação 2012
Ano do IPO 2014
Setor de atuação Elétrico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
Principais produtos

A principal atividade da companhia é a geração, administração e gestão de energia elétrica a partir das operações realizadas na Hidrelétrica Santo Antônio.

O que a empresa faz?

Santo Antônio Energia (STEN) é uma companhia do segmento elétrico, responsável pela implementação, administração e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, funcionando desde 2012 na região Norte do país, na bacia Amazônica.

Sendo considerada a quarta maior do país em geração de energia originada de um sistema hídrico, a Santo Antônio opera no Rio Madeira, possuindo 50 turbinas bulbo em funcionamento em conjunto a 4 grupos geradores distintos em ambas margens do rio, possuindo capacidade de instalação o suficiente para atender um total de 45 milhões de pessoas. Produzindo atualmente cerca de 128 milhões de megawatts-hora.

Fazendo parte do pacto global da Onu de sustentabilidade, a Santo Antônio Energia trabalha com 28 programas socioambientas de controle, compensação e mitigação do meio ambiente. Além disso, é a primeira hidrelétrica do país operando na geração de carbono para do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.


Breve história da empresa

Com início de suas obras em 2008 ao mesmo tempo que trabalhava no resgate da fauna local as margens do Rio Madeira, a Santo Antônio Hidrelétrica começou suas operações efetivamente em 2012. No mesmo ano, foi aprovado pela Aneel a adição de mais seis turbinas nas regiões do Acre e de Rondônia.

Em 2013 a companhia é avaliada pela IHA com a melhor nota em sustentabilidade, e também consolida-se como a quarta maior em geração de energia do Brasil. Posteriormente, em 2016 a hidreletrica já encontrava-se em plena operação de todas as suas turbinas, além disso, sua licensa de operações é renovada por mais 10 anos.

Em 2020 a empresa adere ao pacto global da Onu de desenvolvimento sustentável, e em 2021 a companhia é certificada como Great Place To Work, além de receber o selo ProÉtica da CGU.


Diretoria

Daniel Faria Costa (Diretor Presidente, Financeiro e de RI)

Dimas Maintinguer (Diretor de Operações)


Conselho administrativo

Elvira Baracuhy Cavalcante Presta (Presidente do Conselho)

Solange Mendes Geraldo Ragazi David (Vice Presidente do Conselho)

Rafael Pesce

Lucia Maria Martins Casasanta

Caio Pompeu de Souza Brasil Neto

Adriano Sá de Seixas Maia

Carla de Andrade e Souza

Saul de Santana Mendonça

Luiz Laércio Simões Machado

Claudio Menezes Fernandes de Oliveira

Larissa Campos Breves

Bruno Eustáquio Ferreira de Castro Carvalho

Renata Leite Falcão

Guilherme Augusto Duarte Faria

Matheus Neves Sinibaldi


Principais concorrentes

CPFL Geração (CPFG3, CPFG4)

CESP (CESP3, CESP5, CESP6)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE3, TAEE4, TAEE11)

Energias do Brasil (ENBR3)


Perspectiva para o futuro

Como uma companhia voltada para a geração de energia, sendo atualmente a quarta maior no território nacional, a Santo Antônio Hidrelétrica possui como uma de suas principais preocupações para o futuro a manutenção de suas atividades e os impactos que a mesma causa para o meio ambiente, uma vez que suas atividades são realizadas na região da Amazônia.

A companhia vem investido em sustentabilidade e em programas socioambientais, além de estar continuamente trabalhando no Resgate e Conservação da Fauna e Ictiofauna locais, e no monitoramento da água do Rio Madeira.


Composição acionária

STEN Acionista Percentual
1 Madeira Energia S.A. 100%