Livraria Saraiva

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  1 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker SLED3, SLED4
Fundador Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva
Presidente da empresa Jorge Saraiva Neto
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos para os seus acionistas de 1998 até 2017, com exceção de 2016. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Época Reclame Aqui - As Melhores Empresas para o Consumidor de 2013
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1914
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Saraiva
Principais produtos

O portfólio de produtos da empresa inclui livros, E-books CDs, DVDs, periódicos, softwares multimídia, artigos de papelaria, eletrônicos e brinquedos educativos.

O que a empresa faz?

O Grupo Saraiva é uma companhia centenária brasileira de capital aberto, sendo responsável por criar e distribuir conteúdo, tecnologia e serviços. A empresa possui 102 lojas físicas, espalhadas por 17 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, representando a maior rede varejista do país em cultura, entretenimento e conteúdo.

Livraria Saraiva - SLED3, SLED4

Integrada no e-commerce a partir de 1998, a Saraiva opera de forma integrada e usando o conceito omnichannel. Nesse sentido, a companhia conta com uma estratégia de conteúdo que integra lojas físicas, internet e dispositivos móveis, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços.

Com grande capacidade de distribuição, a Saraiva é uma companhia com papel importante no mercado editorial, sendo responsável por comprar e vender livros em grandes quantidades, promovendo vários títulos para o público consumidor deste nicho.

Livraria Saraiva - SLED3, SLED4

Suas vendas são realizadas por meio de estruturas diferentes, como as Mega Stores, as lojas tradicionais e o e-commerce, que juntas possuem mais de 300 mil produtos cadastrados e disponíveis.

Enquanto empresa do ramo de informação, entretenimento e cultura, a Saraiva destaca-se por algumas políticas que visam sempre atender às necessidades dos seus clientes, permanecendo pautada pela integração de suas operações, concentrando-se na melhoria de seus serviços e na consolidação da posição de mercado.


Breve história da empresa

Em 1914, Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva fundou sua primeira livraria, na cidade de São Paulo, no Largo do Ouvidor. A livraria ficava próxima à Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o que facilitou a comercialização de títulos da literatura jurídica.

Com a venda alavancada de livros jurídicos, a Saraiva se dedicou a editar livros nesta área, que acabou tornando-se a maior área de interesse da empresa pelos 30 anos seguintes. Contudo, a editora passou a trabalhar com livros didáticos, de literatura em geral e até mesmo de ciências.

Livraria Saraiva - SLED3, SLED4

Em 1947, a Saraiva transformou-se em uma sociedade anônima, sob a denominação Saraiva S.A. – Livreiros Editores. Durante os anos 1970, a companhia passou por um processo de crescimento e deu início a expansão da rede de lojas, com a abertura da segunda unidade da Saraiva, na Praça da Sé.

Contudo, a década seguinte tornou possível a criação de um serviço próprio de distribuição de livros e, em 1983 a companhia deu início a abertura de unidades da livraria em vários estados brasileiros. Os anos 1990 serviram para consolidar o pioneirismo da empresa e, ao final da década, a Saraiva passou a editar livros nas áreas de Administração, Economia e Marketing.

Todavia, em 1998 a Saraiva anunciava a compra da Editora Atual e entrava para o grupo de empresas que apostavam no e-commerce no Brasil. Durante os anos 2000, a Saraiva aderiu às Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2 da BOVESPA – em 2006 – , além de realizar de forma bem sucedida, em abril do mesmo ano, a distribuição primária de três milhões de ações preferenciais.

Livraria Saraiva - SLED3, SLED4

No ano de 2008, a Saraiva amplia de forma significativa a sua atuação no mercado editorial, ao adquirir 100% de controle de ações do Grupo Siciliano, operando também em todas as lojas físicas e site da rede.

A empresa sempre demonstrou excelência em assuntos de ordem educacional, tendo como objeto a publicação de livros e de materiais de ensino. Em 2013, a companhia foi vencedora do “Prêmio Época Reclame Aqui – As Melhores Empresas para o consumidor de 2013”, na categoria Comércio Eletrônico, além de ser destaque em outras categorias.

Em 2015, o grupo vendeu os ativos editoriais, o que deu início a uma grande mudança nas atividades da livraria, permitindo foco integral às atividades de varejo (lojas físicas e e-commerce). Esse processo se consolidou em 2017, gerando redução significativa de despesas, simplificação de estruturas e ajustes operacionais.


Diretoria

Jorge Saraiva Neto (Presidente do C.A. e Diretor Presidente)

Felipe Pavoni (Diretor de E-commerce)

Deric Guilhen (Diretor Comercial)


Conselho administrativo

Jorge Saraiva Neto (Presidente do Conselho)

Augusto Marques da Cruz Filho (Vice Presidente do Conselho)

Maria Cecilia Saraiva Mendes Gonçalves

Antônio Sergio Salvador dos Santos

Olavo Rodrigues Júnior


Principais concorrentes

Lojas Americanas (LAME3, LAME4)

Via varejo (VVAR3)

Magazine Luiza (MGLU3)

Amazon


Perspectiva para o futuro

A Saraiva é uma empresa focada em educação, cultura e entretenimento. Operando por omnichannel, a empresa tem suas lojas integradas, tanto no ambiente físico, quanto no ambiente virtual, o que possibilita o comércio para todo o país.

O Grupo Saraiva é uma companhia brasileira de capital aberto e que opera no mercado há mais de 100 anos. A empresa está listada na Bolsa de Valores com ações ordinárias e preferenciais, além de estar presente no mercado fracionado. Com uma dívida em R$674 milhões, a empresa entrou em recuperação judicial em 2018.

A empresa tem como objetivo se manter a serviço do desenvolvimento humano, por meio de experiências relevantes. A Saraiva aposta em relacionamentos duradouros, que gerem valor a todos os envolvidos, consolidando a marca.

Livraria Saraiva - SLED3, SLED4

A perspectiva da empresa para o futuro envolve o foco no consumidor, que acontece devido ao bom posicionamento da Saraiva, facilitando o atendimento aos clientes e às suas necessidades. A expectativa da empresa é a de oferecer a melhor experiência de compra em todos os canais.

Nesse sentido, a Saraiva permanece com o objetivo de integrar as operações da empresa, a fim de unificar as atividades. Além disso, a empresa aposta também na expansão das vendas do e-commerce, garantindo a consolidação da posição no mercado.


Composição acionária

SLED3 Acionista Percentual
1 Jorge Eduardo Saraiva 52,53%
2 José Claudio Pagano 10,25%
3 Olga Maria Barbosa Saraiva 13,15%
4 Ernesto Zarzur 2,60%
5 Ações Tesouraria 0,08%
6 Free Float 21,39%
SLED4 Acionista Percentual
1 Jorge Eduardo Saraiva 6,50%
2 José Claudio Pagano 21,47%
3 Necton Investimentos (Administradora Fiduciária: Concordia TI FIM LP e Concordia Pukara FIA) 8,36%
4 Free Float 63,66%