Club Deal: o que é e como funciona esse fundo de ativos privados

5 de outubro de 2023, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 12 seg


Club Deal é uma modalidade de aquisição de empresas que conta com a participação de dois ou mais fundos de private equity. Private equity é um tipo de Fundo de Investimento que investe em empresas privadas que ainda não estão listadas em Bolsas de Valores.

Nessa estratégia, os fundos de investimento se unem para realizar a aquisição de uma empresa de maneira coletiva, em vez de cada um adquirir uma parte separadamente.

Dessa forma, os investidores podem adquirir empresas maiores e mais caras do que cada fundo poderia adquirir individualmente. Além disso, ao dividir a participação em partes menores, o risco é reduzido.

No entanto, há críticas à prática de club deals, incluindo questões regulatórias, concentração de mercado e conflitos de interesse.

Ficou interessado? Então leia a matéria e saiba o que é e como funciona esse “clube”.

O que é Club Deal?

Em finanças, o club deal é uma forma de financiamento coletivo em que um grupo de investidores, geralmente bancos ou fundos de private equity, se unem para realizar uma operação de grande porte, como uma aquisição, uma fusão ou uma reestruturação de dívida.

O objetivo do club deal é reduzir o risco e o custo de capital para cada participante, além de facilitar o acesso a oportunidades de investimento que seriam muito caras ou complexas para um único investidor.

O club deal também pode ser visto como uma forma de diversificação de portfólio, pois permite que os investidores compartilhem os benefícios e os desafios de diferentes setores e mercados.

Como funciona essa modalidade?

O Club Deal é uma estratégia utilizada pelos fundos de private equity, que se juntam para realizar a aquisição de empresas de maneira coletiva, visando aumentar a sua força de mercado. Na prática, é como se fosse uma junção ou um consórcio, aumentando o seu poder de compra e de influência.

Funciona como um consórcio formado entre mais de um fundo de private equity. É um investimento em conjunto entre essas entidades com o objetivo de adquirir o controle ou fazer aquisição de empresas.

Através dessa estratégia, os fundos de private equity conseguem reunir capital necessário para adquirir uma empresa que fugiria do orçamento de cada um deles individualmente. Com o investimento no clube, o capital total dos mesmos não é comprometido, já que o montante da operação é dividido entre os participantes.

Outro benefício de participar desse modelo é a possibilidade de atuar em conjunto com outros investidores e se beneficiar, por exemplo, da troca de informações. A experiência dos participantes desses fundos no setor do mercado dominante conta muito para o desenvolvimento do investimento.

Quais são os objetivos do Club Deal?

Os objetivos do Club Deal podem variar dependendo das circunstâncias, mas geralmente incluem:

  • Captação de dinheiro: Os fundos de private equity podem se unir para competir com empresas maiores, aumentando seu poder de compra e influência.
  • Distribuição de risco: Ao investir em conjunto, os fundos podem distribuir o risco entre todos os participantes do clube.
  • Aumento do financiamento de dívida: O Club Deal pode permitir que os fundos aumentem o financiamento da dívida.
  • Compartilhamento de conhecimento: Os participantes do Club Deal podem se beneficiar da troca de informações e experiências, especialmente se tiverem conhecimento sobre um determinado setor.

Esses objetivos ajudam a maximizar o retorno do investimento e minimizar os riscos associados.

E os riscos?

Os riscos do Club Deal incluem:

  • Risco de Valorização: O principal risco é que os gestores dos fundos vão sempre buscar um preço atrativo para a comercialização futura da empresa alvo. Por essa razão, as organizações podem perder valor de mercado no processo de venda para os fundos.
  • Risco de Informação: A troca de informações é vista, por um lado, como benéfica para os fundos integrantes da operação. No entanto, também pode haver riscos associados à troca de informações sensíveis entre os fundos.
  • Riscos Inerentes a um Investimento em Imóveis: Se o Club Deal for focado em investimentos imobiliários, existem riscos inerentes a esse tipo de investimento, como flutuações no valor do imóvel, riscos associados à localização do imóvel e outros fatores.
  • Risco Sistêmico e de Negociação Atípica: Dependendo dos mercados em que o Club Deal está atuando, pode haver riscos sistêmicos e de negociação atípica.

É importante lembrar que todos os investimentos têm riscos e é essencial fazer uma análise cuidadosa antes de se envolver em qualquer tipo de investimento.

Como diminuir os riscos do Club Deal?

Para diminuir os riscos do Club Deal, é importante considerar algumas estratégias:

  • Alinhamento de Expectativas: É crucial alinhar as expectativas de maneira criteriosa. Isso inclui o compartilhamento de informações, a administração dos ativos e como será feita a saída do investimento.
  • Acordo de Responsabilidades: Criar um acordo listando todas as responsabilidades de cada parte antes de seguir em frente pode ajudar a reduzir os riscos.
  • Conhecimento dos Riscos Financeiros: Desconhecer os riscos financeiros é o principal risco que você pode correr, então optar pelo entendimento pode ajudar a minimizar possíveis perdas.

É importante lembrar que todos os investimentos têm riscos e é essencial fazer uma análise cuidadosa antes de se envolver em qualquer tipo de investimento.

Críticas a essa modalidade

Uma das principais críticas ao Club Deal é justamente uma das suas vantagens: a troca de informações. Isso porque pode ser que uma opinião de algum gestor possa influenciar os demais, afetando a tomada de decisão.

Portanto, embora a troca de informações seja vista como benéfica para os fundos integrantes da operação, ela também pode apresentar riscos associados à troca de informações sensíveis entre os fundos.

Fontes: Suno, Mais Retorno, Como Investir