O que é equity? Conceito e exemplos de aplicação do termo

15 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 50 seg


O equity pode ser considerado como a posse de uma empresa ou direito de uma parte dos lucros obtidos com determinada companhia.

Além disso, o equity é considerado como uma aplicação de renda variável, que passa por oscilações e que pode resultar em lucros ou prejuízos. 

Por isso, antes de aplicar em equity, é fundamental que o investidor analise seus objetivos e perfil de investidor para verificar se essa é a aplicação mais recomendada.

O que é equity?

Não é possível conceituar o termo equity de uma maneira específica, pois ele é usado em diversas situações envolvendo pessoas jurídicas ou físicas. Apesar disso, a palavra equity pode ser traduzida como patrimônio e está normalmente associada com o balanço patrimonial de uma companhia.

Entretanto, como se trata de um termo bem abrangente, ele pode ser representado de outras maneiras, segundo o tipo de ativo e a área relacionada. Por exemplo, a palavra equity é muito utilizada para se referir ao valor total dos ativos de uma conta de investimento.

Além disso, essa palavra está geralmente relacionada com outros termos como, por exemplo, private equity. Neste caso são as ações ou quotas de uma companhia que estão disponíveis na bolsa de valores.

O que é equity? Conceito e exemplos de aplicação do termo

Onze

Em resumo, podemos entender o equity como sinônimo de patrimônio líquido e como representante da participação acionária mantida nos livros pelos acionistas e investidores da empresa. Esse número sempre aparece nos balanços patrimoniais, já que as empresas são obrigadas a listar este número no balanço.

Sendo que o patrimônio líquido é usado pela empresa quando ela mesma deseja comprar mais ativos. Normalmente ela tem duas fontes principais: o dinheiro de lucros acumulados ou o dinheiro investido em uma aplicação financeira. O patrimônio líquido é geralmente visto como a representação dos ativos livres da empresa.

Isso significa que este é o valor líquido que os acionistas iriam receber se a companhia fosse liquidada e os ativos fossem usados para pagar os passivos da empresa. Por isso, essa é uma métrica importante para os investidores ao analisar o balanço patrimonial de uma empresa. Enfim, para encontrar o patrimônio líquido basta calcular ativos menos passivos.

Equity e os investimentos

O equity é considerado como um investimento de renda variável, já que o seu valor está associado com os resultados de uma companhia, que podem passar por oscilações no mercado e mudar os dados diariamente. Nesse sentido, quando você compra uma ação, podemos dizer que você está adquirindo o equity de uma empresa listada na bolsa.

Ao investir no equity de uma empresa, a intenção é obter retornos com a aplicação. Uma maneira de verificar a expectativa de retorno de um investimento é o ROE – Return on Equity ou retorno sobre patrimônio líquido. Para calcular o ROE, basta dividir o lucro líquido da empresa pelo seu valor patrimonial e multiplicar o resultado por 100.

O retorno de um investimento em equity pode derivar da valorização da ação ou da distribuição de lucros da empresa. Sendo que a distribuição de lucros é equivalente à participação dos investidores. Por exemplo, se você tiver uma porcentagem de 2% do equity da empresa, você tem direito a receber os 2% dos lucros distribuídos aos acionistas.

O que é equity? Conceito e exemplos de aplicação do termo

Adviser

Nos investimentos em renda variável, no geral, inclusive no equity, não é possível saber previamente qual será o rendimento da aplicação. Ou seja, é possível que o investidor tenha lucros ou prejuízos de acordo com as variações.

É por isso que este tipo de aplicação é realizada sobretudo pelas pessoas que aceitam correr risco em suas aplicações. Mesmo para os investidores que aceitam uma dose de risco, é fundamental planejar o investimento com cuidado, estabelecer objetivos e verificar se este tipo de aplicação se encaixa com o seu perfil de investidor. 

Outras aplicações para o equity

O equity não é usado ao se referir apenas às ações das empresas listadas na bolsa de valores. Na verdade, ele pode estar relacionado com diversos cenários. Alguns exemplos de equity no dia a dia são:

  • A diferença entre o valor de mercado e mutuário de uma propriedade;
  • O balanço patrimonial de uma empresa;
  • Pode ser expresso com o nome de capital de risco ou capital responsável quando uma empresa vai à falência e deve pagar os credores;
  • No setor imobiliário ele é expresso pela diferença entre o valor de mercado da propriedade e o valor que o mutuário deve de hipoteca;
O que é equity? Conceito e exemplos de aplicação do termo

Bloxs

Além desses exemplos, o equity pode ser encontrado em diversos locais. Por exemplo, uma modalidade de crédito é o Home Equity. Em resumo, ele é uma modalidade de empréstimo com garantia referente ao imóvel do cliente. Os ativos intangíveis também têm equity. Isso porque, as marcas das empresas também possuem valor.

Além disso, o equity pode ser encontrado nos fundos imobiliários. Para analisar o equity de um fundo imobiliário é preciso ter em mãos o balanço patrimonial ou um informe com detalhes sobre a contabilidade do fundo. Dessa maneira, o investidor deve verificar o ativo e passivo do fundo e analisar a diferença entre eles.

Ao investir em equity, não se esqueça de fazer uma diversificação da carteira, assim você potencializa os ganhos e diminui os riscos. Aprenda como fazer a Diversificação de investimentos – Quantas ações ter em carteira?

Fontes: Capital research, Suno, Eqseed e Mais retorno

Imagens: Onze, Bloxs, Ação pela paz e Adviser