8 de novembro de 2021 - por Pedro Martoly
Segundo o diretor de política monetária do Banco Central (BC), Bruno Serra Fernandes, há grandes chances de elevar a Selic a um número superior a 1,5 ponto percentual.
Isso deve acontecer, caso realmente seja preciso. Ainda de acordo com o diretor de política monetária do Banco Central (BC), a previsão é que essa elevação aconteça somente na próxima reunião do Comitê (Copom).
A divulgação foi feita hoje (08) pela Nikkei Asia após uma entrevista com o Bruno Serra Fernandes na última quinta-feira (04).
Última reunião e projeção
Vale lembrar que na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) subiu a Selic para 7,75%. Antes ela estava em 6,25% ao ano. Por isso, a previsão é de que tenha um novo avanço até o fim deste ano de 1,5 ponto percentual.
BC também eleva Selic para 2022
Após uma avaliação, o Banco Central (BC) decidiu aumentar a Selic para uma quantidade superior ao ajuste de percentual que aderiu. Essa informação foi revelada pela ata do Comitê de Política Monetária (Copom).
Portanto, o colegiado também acredita que o andamento aderido é capaz de levar a inflação ao objetivo no ano que vem. Contudo, deve ser ponderado o custo terminal com a diferença.
Segundo o Banco Central, a meta é praticar o desapontamento da queda do ponto de vista das contas públicas. Sendo assim, aconteceu depois de o governo apontar a vontade de se esquivar da norma do teto de gastos para partilhar um benefício de ao menos R$400 no campo do novo Bolsa Família, conhecido agora como Auxílio Brasil.
Leia também sobre Bitcoin se eleva mais uma vez e fica próximo aos 70 mil dólares!