Fundos imobiliários em queda – Esse é o melhor momento para investir?

4 de maio de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 2 min, 43 seg


Os Fundos Imobiliários estão em queda livre e muita gente se questiona se essa é uma boa oportunidade de investir em FIIs. Será que chegou o momento de aproveitar os “descontos” na Bolsa de Valores e investir em fundos imobiliários para viver de renda?

A verdade é que estamos enfrentando um momento de incertezas no cenário político e de instabilidade quanto à inflação e aos juros no Brasil. E isso tem tudo a ver com a cotação dos fundos imobiliários.

Juros altos derrubam FIIs

A taxa básica de juros, nossa Taxa Selic, está em 13,75% ao ano, num patamar bem elevado para os padrões brasileiros. Com isso, os fundos imobiliários se tornam menos atraentes.

Afinal, esse tipo de ativo é destinado, principalmente, para quem procura uma boa renda mensal.

Logo, os juros altos causam uma migração de capital da Bolsa de Valores para a renda fixa.

Isso porque os investidores mais conservadores vão acabar preferindo uma renda mais certa e praticamente sem riscos. E é aí onde entram os títulos públicos e outras opções consideradas seguras, como os CDBs, as LCIs/LCAs e os CRIs/CRAs.

Os fundos imobiliários vão continuar baratos?

Os FIIs são ativos de renda variável negociados na Bolsa, mas sofrem pouca volatilidade devido à sua principal característica: a manutenção de imóveis reais.

Não por acaso, o índice IFIX, que mede o desempenho dos principais fundos imobiliários, caiu 5% nos últimos 6 meses. E isso foi suficiente para assustar o mercado.

O fato é que os FIIs tendem a se valorizar à medida que a taxa de juros se estabiliza. E, em algum momento, a Selic vai voltar a cair.

Assim, o melhor momento para comprar fundos imobiliários é, exatamente, durante um ciclo de baixa, como este em que estamos nesse momento.

É hora de comprar fundos imobiliários?

Na minha opinião, esta é uma boa hora para comprar fundos imobiliários de tijolo e logística, por exemplo, com um belo desconto.

Já os fundos de papel, que investem unicamente em títulos de renda fixa relacionados ao mercado imobiliário, tendem a ficar mais caros durante o ciclo de alta da Selic.

Por isso, estes fundos podem acabar perdendo valor quando os juros caírem.

De qualquer forma, você só deve considerar investir em fundos imobiliários ou quaisquer outros ativos se eles, de fato, fizerem sentido para você.

Como anda sua carteira de investimento? Está bem balanceada? Se não estiver, o primeiro passo é limpar a bagunça, organizar a casa e, só então, pensar em investir em FIIs.

E você, gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho por que os fundos imobiliários estão caindo e ainda estamos num bom momento para investir em FIIs.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Qual o melhor investimento da atualidade? (2023)