Qual o melhor investimento da atualidade? (2023)

4 de maio de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 10 seg


Existem inúmeras opções de investimento no mercado financeiro. E muita gente fica na dúvida na hora de escolher as melhores ações, Fundos Imobiliários (FIIs) e ativos de Renda Fixa. Hoje, eu vou te ajudar a descobrir quais são os melhores investimentos da atualidade, para te ajudar a descobrir onde investir em 2023.

Se você quer saber quais as melhores ações da Bolsa ou está tentando descobrir qual a melhor ação para investir, esse artigo pode te ajudar. O intuito aqui, no entanto, não é citar empresas específicas da Bolsa de Valores. Mas, sim, mostrar em quais tipos de ativos você deve investir o seu dinheiro. E ganhar muito mais com isso!

Ações baratas em 2023

É bem verdade que grande parte das ações da Bolsa está sendo negociada com um preço bem atrativo. Isso significa que as ações estão muito mais baratas em 2023. Ou seja, as empresas da Bolsa estão sendo vendidas com desconto.

O principal indicador que revela isso é o P/L, que mede a relação entre o “Preço” e o “Lucro” das empresas. Em resumo, este indicador mostra em quantos anos determinada ação vai te retornar, na forma de lucros, o valor que você investiu. Hoje, o P/L médio do Ibovespa está pouco acima de 5x. E este é um valor considerado baixíssimo pros padrões da Bolsa.

Fundos Imobiliários em queda

Com o atual cenário econômico de inflação e juros elevados, a queda dos ativos de Renda Variável também acertou, em cheio, os Fundos Imobiliários.

Nos últimos 6 meses, o índice IFIX, que mede o desempenho dos principais FIIs negociados na Bolsa, caiu quase 6%. E isso fez surgir várias oportunidades para quem busca os melhores investimentos para renda passiva.

De qualquer forma, a decisão quanto aos melhores ativos para investir, ainda neste ano de 2023, passa necessariamente pelo filtro do tempo. Ou seja, existem investimentos melhores e piores, dependendo do prazo em que você pretende manter os ativos na carteira.

Melhores investimentos para o curto prazo

Muita gente tem objetivos financeiros de curto prazo e, portanto, precisa investir em ativos com maior segurança e liquidez. Dessa forma, o melhor a fazer é fugir da Renda Variável e investir em títulos de Renda Fixa. E essas são as melhores opções do momento, considerando, claro, os benefícios da alta da Taxa Selic:

Melhores investimentos para o médio prazo

Para quem precisa investir por um período um pouco mais longo, por exemplo, entre 2 e 5 anos, também existem algumas opções rentáveis e seguras. E, mais uma vez, a melhor decisão de investimento é aportar apenas em Renda Fixa. Você tem bons títulos para escolher no momento atual:

  • Tesouro IPCA+
  • Tesouro Prefixado
  • CDBs de médio prazo
  • LCIs e LCAs de médio prazo
  • Debêntures (atenção maior aos riscos)

Melhores investimentos para o longo prazo

Por fim, chegamos aos ativos para quem pretende aportar por décadas, sem jamais sacar o dinheiro investido. E é aqui onde faz todo o sentido investir em Renda Variável. Para formar uma carteira segura e lucrativa, com as melhores ações, mas também com fundos e títulos públicos e privados, você pode escolher dentre as seguintes opções:

Renda Variável

Renda Fixa

  • Tesouro IPCA+
  • CDBs de longo prazo
  • Debêntures (atenção maior aos riscos)
  • CRIs e CRAs (atenção maior aos riscos)

Sabendo qual é melhor investimento da atualidade de acordo com seus objetivos, cabe a você fazer as melhores escolhas. Isso por meio da análise de cada opção de ativo e com base nos seus objetivos, sua gestão de riscos e a tão necessária diversificação da carteira de investimentos.

Você provavelmente nunca vai acertar o “time” exato e comprar os ativos nos melhores preços da história. Mas, seguindo essas dicas simples, com toda a certeza, você vai ter uma carteira bem coerente e balanceada, e vai aproveitar as melhores oportunidades na Bolsa de Valores e na Renda Fixa.

Enfim, gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) para entender melhor quais são os melhor investimento da atualidade.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

Além disso, não deixe de conferir, também: 12 vantagens de investir usando a técnica buy and hold