Liberação da PEC dos Precatórios e inflação movimentam mercado

10 de novembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 27 seg


Hoje (10) o dia será de grande movimento, principalmente devido a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. A aprovação do texto foi durante a votação do 2º turno na Câmara dos Deputados ontem (09). Foram 323 votos a favor e 172 contra.

Ademais, informações sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) devem ser reveladas ainda nesta quarta-feira referente aos indicadores para a inflação brasileira.

A aposta do IPCA é que o Brasil tenha marcado um afrouxamento no aumento dos preços. Contudo, vale ressaltar que isso não quer dizer que houve uma queda dos valores. Sendo assim, aumentaram do mesmo jeito só que de uma maneira mais devagar.

A velocidade dos preços

A média estipulada por aproximadamente 40 previsões feitas por consultorias e instituições financeiras mostraram uma redução na velocidade dos preços de 1,06% no mês passado. Em setembro, por exemplo, estava a 1,16%. Ou seja, o intervalo do cálculo dos valores é de 0,80% a 1,17%.

Em relação à PEC dos Precatórios a permissão já havia sido antecipada pelo mercado. Sendo assim, tem que se estar pronto para um conflito mais intenso no Senado. É importante ressaltar que a Proposta de Emenda à Constituição é uma abertura para o governo gastar um pouco mais de dinheiro.

Portanto, ela prolonga o prazo que o governo tem para realizar o pagamento de dívidas específicas. Por isso, o dinheiro que restar será investido em casos que considerarem mais relevantes, como é o caso do novo programa do Bolsa Família, nomeado de Auxílio Brasil.

Participação do STF

Além disso, na terça-feira (09) o Supremo Tribunal Federal (SFT) criou uma grande quantidade no último momento do pregão e cancelou o “orçamento paralelo”. Através disso, o governo vem direcionando capitais a parlamentares,

Dessa forma, conseguir apoio em determinados assuntos como a PEC dos Precatórios. Por conta disso, ainda não há uma previsão do que pode acontecer com as negociações.

Envolvimento internacional

Liberação da PEC dos Precatórios e inflação movimentam mercado

Os indicadores de destaque de Wall Street fecharam o dia com baixa por conta de um intenso recuo da área de consumo discricionário. O motivo disso foi a queda das ações da Tesla. Ademais, a perda no setor financeiro que teve impacto pelo encolhimento dos lucros dos títulos do Tesouro estadunidense.

O índice Dow Jones fechou com baixa de 0,31% com 36.319,98 pontos. Já o S&P500 teve queda de 0,35% com 4.685,25 pontos. E por fim, o Nasdaq reduziu 0,60% com 15.889,54 pontos.

Em contrapartida, o ETF de destaque das ações do Brasil na Bolsa dos Estados Unidos da América (EUA), conhecido como EWZ, cresceu 1,84% após um registro de baixa de 0,10% no início desta semana.