Nova criptomoeda do Nubank – como funciona a Nucoin?

2 de março de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 18 seg


O Nubank lançou uma criptomoeda própria, que pretende se tornar um grande programa de recompensas do banco. Mas, afinal, o que é a Nucoin? Como funciona a criptomoeda do Nubank? Como ganhar Nucoin?

No vídeo de hoje, vamos responder todas essas perguntas e entender pra que serve a Nucoin criada pelo maior banco digital em atuação no Brasil.

O que é a Nucoin?

Os programas de pontos e recompensas ficaram populares, no Brasil, a partir do início da década passada. Diversas empresas, como companhias aéreas e redes de postos e de supermercados, passaram a oferecer os programas, como forma de fidelizar os clientes. 

Agora, o Nubank reinventou esse “clube de benefícios”, usando uma cripto própria como forma de pagamento. Na prática, a Nucoin é uma criptomoeda criada pelo Nubank, a partir da rede Polygon (MATIC), uma blockchain ligada ao ecossistema do Ethereum.

Como funciona a Nucoin?

Assim como no sistema de pontos tradicional, a Nucoin vai funcionar como uma moeda de troca para os clientes do Nubank. Trata-se, portanto, de um programa de recompensas aparentemente bem pensado e bem estruturado.

De acordo com alguns critérios específicos, os clientes do Nubank vão ganhar as criptomoedas e poderão utilizá-las para comprar produtos e ter acesso a diversos benefícios exclusivos. Um dos benefícios é o chamado “Coinback”, que funciona como um cashback para as compras no crédito e no débito usando o cartão do Nubank.

Como ganhar criptomoedas do Nubank?

Ao todo, o banco digital disponibilizou 100 bilhões de Nucoin. 80% do total (80 bilhões) vão ser distribuídos, paulatinamente, para os clientes. Os outros 20% vão ficar na tesouraria do Nubank e devem ser usados como forma de premiar e bonificar os funcionários.

Todos os clientes do Nubank vão receber, no mínimo, 50 Nucoins. Para isso, o banco vai considerar alguns fatores e premiar os “melhores” clientes. O mais importante é o nível de relacionamento com o banco.

Critérios para os clientes do Nubank receberem Nucoin:

  • Relacionamento: clientes mais antigos ganham mais;
  • Recomendação: privilegia quem trouxe mais clientes para o banco;
  • NuCommunity: premia clientes mais ativos na comunidade;
  • Grupo fechado do Nucoin: premia os mais de 2 mil clientes que participaram do projeto da criptomoeda.

Formas de ganhar Nucoin

Além das criptomoedas entregues gratuitamente pelo banco, aos clientes, também vai ser possível ganhar Nucoin usando os cartões do Nubank, tanto no crédito quanto no débito. 

Outra forma de obter as moedas é comprando diretamente de outros clientes, no mercado secundário. Este mercado vai funcionar dentro da plataforma do Nubank, mas ainda não foi disponibilizado.

Por fim, a Nubank vai fornecer um sistema, chamado de “Congele Nucoins”, similar ao staking de criptomoedas. Na prática, é como se o cliente pudesse alugar os Nucoins durante um período específico e receber o valor do “aluguel” (pago em Nucoin).

Vale a pena participar do programa do Nucoin?

Diferentemente do que muita gente pensa, a criptomoeda do Nubank não é algo extraordinário que vai revolucionar o mercado. No fim das contas, estamos diante de um sistema muito parecido com a Livelo, usada há algum tempo pelo Bradesco. Mas, no caso do Nucoin, existe o diferencial de a moeda estar hospedada em uma blockchain.

É uma inovação? Sim. Mas, não passa de um clube de benefícios um pouco mais moderninho.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho como vai funcionar a nova criptomoeda do Nubank.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?