Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?

12 de julho de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 5 min, 36 seg


A Nubank não está vendendo Bitcoin nem Ethereum. Ela é apenas uma intermediadora de uma outra intermediadora que no fim está gerando incerteza para quem entende o propósito das criptomoedas.

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Nubank – “Você no controle de tudo… menos das suas Criptomoedas.”

Ao comprar Bitcoin ou Ethereum pela plataforma da Nubank, você está comprando basicamente uma espécie de “fundo” com um ID que te redireciona para uma outra plataforma, a Paxos.

Nessa outra plataforma é onde se realiza a compra das supostas criptomoedas. “Suposta” considerando a ausência da nossa opção por realizar um saque.

Logo, pode ser que estejamos simplesmente comprando uma “promessa” daquele ativo.

Sem clareza de informações a Nubank nos deixa à mercê do “confia”.

Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?

A Nubank Não se responsabiliza

Apesar da Nubank fazer uso de sua boa reputação no mercado para induzir compras de criptomoedas elas não são compradas em sua própria plataforma.

Utilizam uma plataforma com menos reconhecimento do mercado, principalmente brasileiro, a Paxos.

Paxos Trust Company é uma instituição financeira do ramo tecnológico especializada em blockchain fundada em 2012. Oferece serviços que envolvem corretagem de criptomoedas, serviços de tokenização de ativos e serviços de liquidação.

Além do Nubank, a Paypal, Mastercard, Interactive Brokers e a Mercado Livre são empresas exemplos de capital aberto nas quais tem parceria com a Paxos.

O que diz o regulamento?

No regulamento da Nubank vem escrito:

2.18 – “A custódia dos criptoativos adquiridos por você será realizada pela Paxos, nossa prestadora de serviços. Ao adquirir criptoativos você terá acesso ao seu número de identificação(ID), que corresponderá ao registro dos criptoativos adquiridos na Paxos. Você poderá utilizar o aplicativo do Nubank para visualizar a quantidade de criptoativos de sua titularidade. Deste modo, o Nubank não é o responsável pela custódia dos criptoativos, mas apenas por disponibilizar o ID aqui previsto.”

Então considerando que a Nubank tira suas responsabilidades do “jogo”, é entendível que num cenário em que a Paxos some com nossas moedas não poderíamos culpar a Nubank.

2.19 – “A Paxos mantém seguro sobre determinados riscos relacionados à Custódia de criptoativos, sendo certo que caso tal seguro precise ser acionado e o Nubank venha a receber alguma indenização, ele a repassa aos clientes prejudicados.”

Regulação de criptomoedas: saiba como a lei pode afetar sua vida

Por que não sacar suas criptomoedas é ruim?

Por toda a plataforma não se encontra um único lugar onde você consegue fazer o saque do seu criptoativo.

Basicamente é você comprando um carro sem poder usá-lo, sem ao menos poder tirar ele da concessionária. Ou seja, você fica refém da empresa que tem a custódia dos seus ativos.

Neste caso, a empresa nem é de sua confiança. É uma terceirizada pela Nubank que, no caso, se ausenta das responsabilidades por cobrir qualquer casualidade.

O mais importante é entender no que está se investindo. O que é uma criptomoeda?

Fica bem claro para todos que sabem responder a essa pergunta, que não faz sentido comprar esse ativo da forma com a qual a Nubank está nos oferecendo.

O Problema nas transações

2.15 – “O recebimento e a execução da sua ordem podem ser atrasados ou impedidos em algumas situações, por exemplo, se houver inexatidão ou insuficiência de dados da Ordem, interrupções  temporárias nos serviços de câmbio utilizados pelo Nubank. Eventos de caso fortuito ou força maior, incluindo mas não se limitado a desastres naturais, guerra, atos de terrorismo, motins, ações governamentais, falhas de rede ou dispositivos externo aos do Nubank, sendo que, para determinados casos não haverá responsabilidade por parte do Nubank.”

2.16 – “O Nubank poderá se recusar a receber ou executar ordens, ou ainda cancelar ordens eventualmente pendentes, e não assumirá nenhuma responsabilidade, Assim, a marca na qual está confiando seus investimentos não cobre problemas de transações.”

Se no meio da sua compra enviou uma ordem por um tanto “X” de Bitcoins acreditando que a ordem foi ao preço “Y”, pode ser que após sua execução…

…justamente por problemas envolvendo a própria plataforma e suas terceirizações com consequências em intervalos, sua transação seja ao preço de ordem 5% mais caro que o previsto.

Fica longe disso!

Não se engane com a ilusão de que transferir seu dinheiro entre corretoras vai te descapitalizar. Uma transferência para a Binance, por exemplo, é grátis.

Assim realizando, de fato, um investimento na criptomoeda de sua escolha.

No entanto, é sempre ideal que armazene suas moedas em uma carteira cripto.

Lembre-se: “Not your keys, not your coins”, se não são suas chaves não são suas moedas. Ironicamente a Nubank não fornece uma única chave nem mesmo de transação da rede.

Se for comprar Bitcoin compre de verdade, tem Binance, Biscoint, Mercado Bitcoin, Foxbit. Ou qualquer outro lugar que te permita comprar com seriedade.

Então vamos lá?

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho mais sobre Bitcoin, Ethereum, IPO de bancos como a Nubank e muito mais.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Investir em Nubank, vale a pena?

Investir em Nubank, vale a pena?