WEG apresenta resultado sensacional

A WEG divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2023 e trouxe resultados surpreendentes. Descubra se ainda vale a pena investir nela.

2 de maio de 2023 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


A WEG (WEGE3) divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2023 e, mais uma vez, trouxe um resultado trimestral surpreendente. O lucro da empresa subiu mais de 38% entre janeiro e março. Mas, será que ainda vale a pena investir na WEG? Ou será que as ações de WEGE3 estão caras demais?

Vamos te ajudar a entender o que está acontecendo com a WEG. Você vai entender um pouco mais sobre a empresa e saber se ainda é um bom negócio comprar ações de uma das maiores fabricantes de motores e componentes elétricos do mundo.

O que a WEG faz?

A WEG é uma empresa 100% brasileira, do setor de bens industriais, fundada em 1961 e com capital aberto na Bolsa de Valores desde 1971. Reconhecida pela alta qualidade dos motores elétricos que produz, a WEG também fabrica uma infinidade de outros produtos, como componentes elétricos e industriais, tintas e vernizes.

Além disso, a empresa também atua no setor de Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica (GTD). Isso porque, a companhia fabrica produtos diversos para o setor, como geradores elétricos (usinas hidráulicas e térmicas), transformadores, aerogeradores, subestações e painéis de controle.

Resultado da WEG no 1T23

No primeiro trimestre de 2023, a WEG apresentou uma receita líquida de R$ 7,7 bilhões, com 12,7% de alta na comparação com o mesmo período do ano anterior. E lucrou R$ 1,3 bilhão no trimestre, com alta de 38,4% na base anual.

A empresa teve um bom desempenho em praticamente todas as áreas de negócios, tanto no mercado interno quanto no externo. A exceção foi a linha de produtos relacionados à energia solar, que sofreu com uma queda de demanda ao longo do trimestre.

Leia também: Quais são as maiores empresas do Brasil?

As ações da WEG estão caras?

O forte resultado da WEG demonstra que a empresa se mantém na dianteira do setor, sempre inovando e criando novos produtos e soluções para os mercados de automação. Não por acaso, muita gente considera a WEG umas das melhores empresas da Bolsa.

Mas o fato da companhia sempre investir pesado em novas tecnologias e conseguir crescer, mesmo com dívida zero, fez o preço das ações subirem muito nos últimos anos. Hoje, a WEG é negociada com um P/L (relação Preço/Lucro) acima de 30 vezes. Por isso, muitos investidores consideram que a WEG ainda é uma empresa cara para investir.

Vale a pena comprar?

Com toda a certeza, a WEG é uma ótima empresa, que vale a pena ser estudada para quem pretender investir. Mas tudo depende dos objetivos e do perfil de cada investidor.

Trata-se de uma empresa que vem apresentando resultados bons, é segura e estável, e está em franco crescimento. Por outro lado, os indicadores de preço da WEG ainda estão bastante “esticados”.

Dito isso, cabe a cada um fazer uma análise aprofundada dos fundamentos da empresa antes de decidir se compra ou não as ações. Essa decisão é totalmente pessoal e, por isso mesmo, este artigo jamais deve ser visto como uma recomendação de investimento.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) para entender melhor sobre os resultados da WEG e se ainda vale a pena investir na empresa.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E, por fim, não deixe de conferir, também: Ibovespa em alta – as ações vão continuar subindo?

Guidance: o que é, para que serve e qual a importância?

Mukesh Ambani: conheça a vida e carreira do bilionário indiano

Waiver: o que é e como funciona no âmbito financeiro?

Truste: o que é, como funciona e quais são os tipos?