Perfil de investidor, o que é? Tipos existentes e exemplo de investimentos


Existem diversos tipos de investidores que se encaixam com opções de aplicações diferentes. Ou seja, é exatamente para que ocorra esse encontro que o perfil de investidor serve.

Sendo que, para saber o seu perfil, esse teste pode ser realizado tanto pela internet, quanto na abertura de conta em corretoras. Os principais tipos de investidores são os conservadores, moderados e arrojados.

Dessa forma, saber em qual perfil você se encaixa vai te ajudar a escolher os ativos que melhor se enquadram com seus objetivos.

O que é perfil de investidor

O perfil de investidor é também chamado de suitability, e serve para ajudar as pessoas em seu investimentos. Desse modo, ele é determinado através de uma análise das preferências do investidor. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Investidor em valor

Portanto, por meio de algumas perguntas como: Por quanto tempo você pretende investir? ou Qual a sua tolerância ao risco? é possível identificar que tipo de investidor você é. 

Como existem inúmeras opções de investimentos no mercado, saber qual o seu tipo de investidor irá te ajudar a escolher o melhor investimento para você. Ou seja, o perfil de investidor serve para te auxiliar em escolhas mais acertadas, não para ser um limitador. 

Como o perfil de investidor funciona

A análise de perfil de investidor tem por base três premissas: segurança, rentabilidade e liquidez. Logo, as perguntas são voltadas para esses requisitos, e as respostas determinam o que é mais importante para cada tipo de investidor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Normalmente, as opções de investimentos possuem como característica predominante segurança, ou rentabilidade ou liquidez. Logo, os tipos de investimentos se encaixam com os tipos de investidores. 

Innovation insider

Suponhamos que, ao fazer o teste de perfil, você tenha descoberto que é conservador. Isso significa que a sua prioridade máxima é a proteção do seu patrimônio, mesmo que a aplicação não traga tanta rentabilidade ou liquidez. 

Por outro lado, uma pessoa com perfil arrojado irá priorizar a rentabilidade, mesmo que para isso corra riscos consideráveis. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Importância do perfil de investidor

O perfil de investidor é importante na escolha dos ativos ideais para cada pessoa. No mercado, não existem investimentos melhores ou piores. O que existe são opções que se encaixam com perfis diferentes e objetivos diferentes.

É justamente por esse encaixe entre tipos de investimentos e tipos de investidores que a definição do perfil de investidor é tão importante. Sendo assim, ele vai te ajudar na escolha das aplicações que são melhores para você. 

Perfil de investidor, o que é? Quais os existentes e melhores aplicações

Organizze

Isso evita que, por exemplo, uma pessoa conservadora opte por investimentos muito arriscados. Pois nessa situação, em uma oscilação do mercado, a pessoa pode ficar nervosa, retirar a aplicação antes da hora e acabar perdendo dinheiro. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, como o ser humano está em constante mudança, o perfil de investidor também pode mudar ao longo do tempo.

Perfis existentes

De maneira geral, os perfis de investidores são divididos em três grandes categorias: 

1- Conservador

Normalmente, o investidor conservador está focado na proteção do capital. Isso significa que ele irá preferir ativos que trazem, principalmente, segurança, mesmo que a sua rentabilidade seja inferior a outros tipos de aplicações. 

Cointimes

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, esse tipo de investidor, geralmente, possui objetivos de construir ou manter um patrimônio evitando perdas.

Por fim, as pessoas que se encaixam nesse perfil costumam ser iniciantes com pouca experiência ou pessoas que já investem durante anos e querem proteger esses investimentos. 

2- Moderado

O moderado é aquele que está entre o conservador e o arrojado. Isso significa que ele possui características dos dois perfis.

Portanto, o investidor moderado presa pela segurança do seu patrimônio, porém, está aberto a correr alguns riscos em prol de maior rentabilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dessa maneira, as pessoas com perfil moderado, normalmente, já possuem um tempo no mercado e estão focados no crescimento do patrimônio. 

3- Arrojado

A principal característica do investidor arrojado é a tolerância aos riscos visando os rendimentos. Como os investimentos que possibilitam maiores retornos são aqueles mais arriscados, o investidor arrojado tolera bastante risco. 

Perfil de investidor, o que é? Quais os existentes e melhores aplicações

Exame

Geralmente, essas pessoas possuem mais tempo de mercado e lidam bem com perdas eventuais. Além disso, elas entendem a dinâmica do mercado e compensam as perdas com ganhos a longo prazo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entretanto, até mesmo os arrojados costumam deixar parte do seu patrimônio em renda fixa, como uma forma de proteger parte do capital. 

4- Outros perfis de investidores

Nas corretoras, os perfis levados em consideração costumam ser apenas os três principais. Mas, além desses, existem alguns outros, como por exemplo o “superconservador”, que é o tipo de investidor que prefere apenas os investimentos menos arriscados possíveis. 

Pinterest

Existe ainda o “medroso mórbido”, que tem tanto medo de perder dinheiro, que deixa tudo na poupança. Contudo, ele, na verdade, está perdendo dinheiro, já que a poupança é o investimento que menos rende.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, temos ainda o “investidor maluco”, que é aquele que tolera ainda mais riscos do que os arrojados.

Investimento para cada perfil de investidor

Como dito anteriormente, a principal função do perfil de investidor é encontrar as aplicações mais indicadas para cada tipo de investidor. Desse modo, temos os seguintes investimentos para cada perfil:

1- Investimentos para conservadores

Como o investidor conservador prefere a segurança, ele pode investir boa parte do seu patrimônio em investimentos de renda fixa, como: 

Perfil de investidor, o que é? Quais os existentes e melhores aplicações

Notícias ao minuto

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mesmo não gostando de correr riscos, o investidor conservador também pode alocar uma pequena parcela do seu patrimônio em investimentos de renda variável que apresentam menos riscos, como os fundos imobiliários.

2- Investimentos para moderados

Diferente do perfil conservador, o investidor moderado está disposto a correr algum risco, logo, existem mais opções.

Em outras palavras, você pode manter aplicações de renda fixa, como tesouro direto e CDB. Mas, ao mesmo tempo, diversificar um pouco com ações ou fundos de investimentos.

O importante é analisar o risco dos ativos de renda variável e estabelecer o risco que você está disposto a correr. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- Investimentos para arrojados

Por fim, para o investidor arrojado, existem diversas opções de renda variável com altos riscos e grandes expectativas de retorno, como, por exemplo:

Perfil de investidor, o que é? Quais os existentes e melhores aplicações

Empreender dinheiro

Lembrando que, mesmo preferindo renda variável, o ideal é manter parte do capital alocado na renda fixa, como uma forma de proteção de patrimônio.

Independente do perfil, é interessante diversificar entre os ativos voltados para cada perfil. Ficou na dúvida de como fazer essa diversificação? Então, assista ao vídeo de Raul Sena e entenda:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E aí, ficou curioso para descobrir o seu perfil de investidor? Então faça agora mesmo o teste Que tipo de investidor você é? Quiz

Fontes: Toro investimentos, Anbima e Rico

Imagens: Investidor em valor, Exame, Cointimes, Innovation insider, Empreender dinheiro, Exame, Organizze, Pinterest e Notícias ao minuto

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Conte-nos a sua opinião...