Alterações climáticas causam queda de 59% da produção de commodities

16 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 55 seg


As alterações climáticas podem afetar negativamente 59% da produção de café e açúcar até 2099. Essas são umas das commodities mais importantes de vários países. Os dados são do relatório do Instituto Ambiental de Estocolmo. Por isso, a empresa prevê também uma grande oferta de trigo.

Os países que devem ser mais afetados são os Estados Unidos da América (EUA), China e Brasil. Ainda segundo o relatório, a expectativa para os EUA, por exemplo, é uma queda de mais da metade na produção do milho. Isso deve acontecer entre os anos de 2070 e 2099.

Sendo assim, essas alterações podem causar um efeito negativo em antigos fluxos comerciais em torno do Planeta. Ou seja, um alvoroço na população.

Provocação

Rehagro

As causas disso tudo seriam por conta das temperaturas elevadas. Portanto, os países que produzem e os que compram grãos de milho e café se prejudicam.

Em contrapartida, a produtividade no Canadá iria subir 17% e na Rússia aumentaria 13%. No entanto, não seria o bastante para neutralizar os efeitos negativos dos déficits em outras regiões.

Empecilhos

O rendimento do trigo pode crescer 14%. Porém, seria necessária uma transferência da manufatura para o continente europeu e partes da América do Sul e da Ásia.

Novamente, a Rússia e o Canadá têm a capacidade de aumentar a produtividade de soja, milho e arroz. Contudo, os analistas acreditam que as áreas de cultivo deveriam ser transferidas para dentro desses países.

Combate a alterações climáticas

Alterações climáticas causam queda de 59% da produção de commodities

O Globo

A COP26 das Nações Unidas, que realiza projeções climáticas, soltou um relatório sobre o mês que vem em Glasgow. Sendo assim, a orientação, de acordo com o instituto, é de que os órgãos competentes vejam a frente das fronteiras nacionais para projetar um confronto com a alteração climática.

O foco é o combate nas temperaturas mais elevadas. No entanto, qualquer resultado evento climático extremo é descartado nas projeções.

Veja também a Diminuição do capital da Bradespar!

Fonte: Yahoo! Finanças,

Imagens: Estadão, Rehagro, O Globo