Bolsas pelo mundo caem devido ao temor de retrocesso econômico

18 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 32 seg


Os principais mercados globais caíram, nesta terça-feira (17), por conta do temor de retrocesso econômico devido à variante delta da Covid-19. O movimento já estava abalado no início desta semana. Isso foi por conta das preocupações que atingiram coletivamente os agentes financeiros depois que dados foram divulgados sobre a queda de 1,1% nas vendas do varejo em julho nos Estados Unidos.

Segundo Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), banco central estadunidense, ainda era cedo dizer o que os impactos da variante delta da Covid-19 poderia causar na economia americana e que era possível que o coronavírus se prolongasse por um tempo. Contudo, acrescentou que a retomada chegaria em breve.

No Brasil

De acordo com especialistas, por conta do adiamento na reforma do Imposto de Renda o presidente Jair Bolsonaro perdeu a aprovação de grande parte do mercado. Sendo assim, o Lula, em contrapartida, está ficando mais forte para as eleições do próximo ano. Seguindo essa linha, o investidor está incerto perante o Brasil.
Bolsas pelo mundo caem devido ao temor de retrocesso econômico

ISTOÉ

Além disso, os especialistas afirmam ainda que existem sinais de uma alta na taxa básica de juros nos Estados Unidos e também no Brasil. Por isso, é provável que aconteça uma migração de investimentos da renda variável para a fixa. Portanto, geraria um impacto nas Bolsas.

Aumento da Selic

Subiu para 7,50% a projeção para a taxa Selic em 2021 quanto para o próximo ano. Ou seja, superou as expectativas de 7%. Essa alteração é para que as projeções da inflação atinjam a meta. Portanto, os juros irão deixar a Selic acima do neutro.

Leia mais sobre este assunto no Selic sobe com inflação!

Fonte: MSN

Imagem: Veja, ISTOÉ