Com inflação mais alta, projeção para Selic sobe 7,5% em 2021


Subiu para 7,50% a projeção para a taxa Selic em 2021 quanto para o próximo ano. Ou seja, superou as expectativas de 7%. Essa alteração é para que as projeções da inflação atinjam a meta. Portanto, os juros irão deixar a Selic acima do neutro.

A previsão é de que exista um aumento de 3,90% de 3,84% até 2022. Com margem porcentual de 1,5 para mais ou menos. Já para o Produto Interno Bruto (PIB), apesar de o valor ter aumentado, houve um ajuste que reduziu a 5,28% e 2,04%. Anteriormente seria de 5,30% e 2,05%.

Vale ressaltar também que os bancos levam em conta outra razões para definir os juros gerados para o consumidor. Como, por exemplo, o risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

O que é e como a inflação funciona?

Inflação é quando o valor de algum produto ou serviço aumenta. Ela é definida pelos índices de preços e também provoca uma redução do poder de compra da moeda. Sendo assim, no Brasil existe diversos índices de preços. Aqui se usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o sistema de metas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outras causas da inflação

Ela pode ser provocada por vertentes que estão em grupos de:

  • pressões de demanda
  • inércia inflacionária
  • pressões de custos
  • expectativas de inflação

Leia também sobre Hábitos para ganhar mais dinheiro!

Fontes: Banco Central do Brasil, Agência Brasil, Forbes

Imagem: Guia Certo USA

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Conte-nos a sua opinião...