China cresce e Biden não vai impedir o país de ser o maior na economia

20 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 41 seg


A afirmação sobre o atual presidente estadunidense, Joe Biden, foi feita pelo diplomata da Cingapura, Kishore Mahbubani, no título do seu oitavo livro. Além disso, ele traz outras frases provocadoras como “será que a China venceu?” o desafio chinês à supremacia americana”.

É possível notar que a provocação não é uma determinação e sim uma mensagem para análise. Ainda segundo Kishore, independente de quem vencer a China já superou os estadunidenses em vários aspectos como potência dominante e geopolítica.

Como, por exemplo, a população pobre recebe benefícios melhores, o investimento em relações com outros países é maior, e os movimentos estratégicos seriam superiores aos dos Estados Unidos, segundo o diplomata.

Conflito entre China e Estados Unidos

Biden não irá impedir China de ser o maior da economia, diz diplomata

Exame

A disputa para ser a superpotência global tomou novas forças no início desta semana após a tomada de poder no Afeganistão pelo Talibã. Com isso, a pressão em cima dos Estados Unidos é grande. Segundo a avaliação de especialistas, a Casa Branca apresentou falhas nas decisões por retirar as tropas estadunidenses do Afeganistão e permitir uma brecha para o Talibã.

A China, por outro lado, se manifestou através da Porta Voz do Ministério das Relações Exteriores do País, Hua Chunying. Segundo ela, as decisões do povo afegão serão respeitadas e tem esperanças de uma transição de poder pacífica. Ou seja, o país chinês irá reconhecer um governo Talibã.

As informações foram divulgadas segunda-feira (16). A China tem interesse em proteger os investimentos nos minerais do Afeganistão. Por isso, tentará possuir relações diplomáticas com o Talibã. A Rússia também seguirá a mesma linha.

Leia e descubra mais sobre a Retomada do poder pelo Talibã!

Fontes: Investidor Sardinha, Valor Econômico, Aracaju Agora

Imagens: Pátria Latina, Exame