Com aumento de 7,5% da Selic, renda fixa fica cada vez mais atrativa

30 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 51 seg


Subiu para 7,50% a projeção para a taxa Selic em 2021, superando as expectativas de 7%. Essa alteração é para que as projeções da inflação atinjam a meta. Portanto, os juros deixam a Selic acima do neutro. Contudo, o efeito desse aumento tem agitado com o retorno dos investimentos em renda fixa de uma forma positiva e isso deve acontecer até o fim de 2021.

Segundo a indicação de analistas e executivos do setor, ainda que o aproveitamento seja negativo, o investidor deve buscar alocações ligadas à inflação, à Selic e investimentos de crédito privado. Nesse caso, seria como as debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs).

Guilherme Artmann, responsável pela área de renda fixa da Nu invest, antes conhecida como Easynvest, contou que o mercado tem indicado novos e altos valores de 1 ponto percentual  da taxa básica na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). A previsão é que aconteça nos dias 21 e 22 de setembro.

Previsões da Selic

Monterre

A previsão é de que exista um aumento da Selic de 3,90% de 3,84% até 2022. Com margem percentual de 1,5 para mais ou menos. Já para o Produto Interno Bruto (PIB), apesar de o valor ter aumentado, houve um ajuste que reduziu a 5,28% e 2,04%. Anteriormente seria de 5,30% e 2,05%.

Vale ressaltar também que os bancos levam em conta outras razões para definir os juros gerados para o consumidor. Como, por exemplo, o risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Projeções do Banco Central

Com aumento de 7,5% da Selic a renda fixa fica cada vez mais atrativa

ESBrasil

Segundo uma análise realizada pelo chefe de investimentos de renda fixa e multimercados da Franklin Templeton, Renato Pascon, o Banco Central (BC) pode elevar a taxa Selic a 8,5% com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o fim desse ano. O motivo dessa elevação no decorrer de 2022 é por conta da crise hídrica. Sendo assim, colaborando com um IPCA de 5% para o ano que vem.

Ainda de acordo com o profissional, por conta do risco hidrológico os preços da energia elétrica podem ser mantidos até 2022. Por isso, a inflação não deve ir em uma grande velocidade. Ainda assim, irá na contramão da meta do BC de 3,5%

Pascon divulgou também que por conta disso ele preserva a maior parte de sua posição em renda fixa no Brasil em um procedimento de compra de inflação implícita, ou seja, taxa colocada nos títulos públicos vinculados ao IPCA.

Sobre a Inflação

All Africa

Inflação é quando o valor de algum produto ou serviço aumenta. Ela é definida pelos índices de preços e também provoca uma redução do poder de compra da moeda. Sendo assim, no Brasil existem diversos índices de preços. Aqui se usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o sistema de metas.

Ela pode ser provocada por vertentes que estão em grupos de:

  • pressões de demanda;
  • inércia inflacionária;
  • pressões de custos;
  • expectativas de inflação.

Veja também sobre o crescimento de 0,25% do Ibovespa!

Fontes: MSN, Banco Central do BrasilAgência BrasilForbes, Valor Investe, Onze

Imagens: IVT International, Monterre, ESBrasil, All Africa