Com bolsa em queda, chances de realizar compras com desconto crescem

4 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 47 seg


Com a bolsa em queda, esse é o momento ideal para realizar compras com desconto. Ou seja, mesmo com o cenário caótico atual devido a várias situações externas e internas, os analistas do mercado financeiro acreditam que essa instabilidade forçaram os preços dos papéis para baixo abrindo grandes chances na renda variável.

Esses desafios não estão concentrados apenas no Brasil, mas também no mundo todo. Sendo assim, a positividade pode alavancar a bolsa como estava no nível de junho deste ano, quando chegou a faixa de 130 mil pontos. Contudo, depois disso a escalada de pressões em Brasília causou um efeito de propagação na renda variável local. Resultado disso, foi uma atividade inferior ao patamar de 110 mil pontos.

De acordo com o sócio da Nord Research, Bruce Barbosa, apesar de favorecer na hora da compra, o investidor deve tomar algumas precauções, como não seguir a variação do Ibovespa para um determinada tomada de decisão. Porém, comprar papéis de empresas com boa governança é uma boa opção.

Não pode ser esquecido

DC

Ainda segundo o sócio da Nord Research, Bruce Barbosa, o mercado sempre tenta prever o futuro, no entanto, não é possível identificar quando irá abaixar ou ter alta. Por isso, ele ressalta que tentar adivinhar o melhor momento para aplicar, ou não, é desperdício de dinheiro. Um caso, por exemplo, é de vender na mínima e comprar na máxima.

De acordo com o sócio fundador da Nexgen Capital, Daniel de Paula, os perigos no cenário dos dias de hoje são frequentes e fingir que eles não estão presentes é impossível, principalmente a temporada de balanços que se aproxima. Isso sem contar a reabertura financeira e a sequência de fim de ano que acontece sazonalmente. Daniel afirma também que a bolsa do Brasil é a menos valorizada de todo o mundo e se incluir o dólar essa questão piora.

Cerca de 54% das companhias que fazem parte do Ibovespa realizaram o registro de alta no decorrer dos últimos 12 meses. Vale dizer que isso é uma visão do preço pelo rendimento das empresas.

Projeções

Com bolsa em queda, chances de realizar compras com desconto crescem

Allo Consultoria

O grupo de especialistas da Nexgen Capital acredita que o Ibovespa encerrou 2021 em aproximadamente 128 mil pontos. Ou seja, uma capacidade de valorização de 15% referente aos 3 meses que irão fechar este ano. Sendo assim, seria um resultado gratificante devido aos últimos ocorridos.

Os analistas do mercado financeiro acrescentam também que existe um certa inquietação em relação ao mercado acionário que vem dos Banco Centrais (BCs) dos Estados Unidos da América (EUA) e do Brasil. 

Razão disso, são as autoridades monetárias, que se continuarem aceitando a alta inflação, podem elevar também a taxa de juros em uma velocidade maior. Com isso, pode causar um efeito negativo na rapidez e facilidade em que os bens são convertidos em dinheiro.

Leia também sobre o Preço do real que fechou com pior queda desde o começo da pandemia!

Imagens: Sou Missions Conseiller Financier, DC, Allo Consultoria