Copom divulga projeções que apontam aumentos para a Selic e inflação

3 de novembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 25 seg


Foi divulgado hoje (03) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) que foram analisadas as situações de grandes reajustes superiores a 1,50 ponto percentual. As avaliações foram feitas durante a reunião da Selic na semana passada.

Segundo a ata relativa à reunião, sobrelevou um ponto de vista de percursos difíceis da política monetária com percursos de 1,50 ponto percentual. Sendo assim, vale ressaltar custos terminais distintos que são plausíveis na situação atual com a inflação indo em contrapartida para o objetivo do ano que vem. Por isso, inclui também neste momento a sincronização no balanço de riscos.

Portanto, o Banco Central aumentou a Selic para 7,75% ao ano. Antes ela estava em 6,25%. Além disso, apontou para uma projeção de acréscimo de 1,5 ponto percentual. A expectativa é de que isso aconteça na próxima reunião.

Situação verificada pelo Copom

Copom divulga projeções que apontam aumentos para a Selic e inflação

O Copom também aponta que, para analisar o andamento correto do crescimento dos juros, teve de verificar as alterações da inflação para os objetivos com o uso de experiências que imitam situações reais com situações distintas de política monetária em vários cenários possíveis.

Ademais, o Comitê de Política Monetária percebeu que durante esta época do ano acontecem muitos impactos entre os preços das commodities em reais que afetam diretamente a inflação de 2022. Ou seja, cresce as chances de alterações nos valores, de acordo com as previsões.

Expectativas para a inflação para os próximos anos

Copom divulga projeções que apontam aumentos para a Selic e inflação

São esperadas altas na inflação, de acordo com o Copom, para o cenário previsto no ano que vem e também em 2023. A expectativa é de que tenha um acréscimo de 4,1% e 3,1% para esses anos. No entanto, o objetivo é de que alcance apenas 3,5% e 3,25%.

No entanto, o Comitê de Política Monetária disse que além da situação básica também levou em consideração o balanço de riscos para a inflação.

Outros aumentos

Copom divulga projeções que apontam aumentos para a Selic e inflação

O Copom acrescentou também hoje (03) que para é previsto para a reunião seguinte um acréscimo de 1,5 ponto percentual da Selic.

O Comitê de Política Monetária ressaltou também que os processos para o futuro da política monetária têm chances de ser modificados para garantir a realização do objetivo de inflação desejado. Além disso, necessitarão do desenvolvimento das ações financeiras. Como, por exemplo, balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.