Desconto no IPTU com pagamento em criptomoeda e recorde na exportação brasileira

14 de janeiro de 2022, por Evelyn

Tempo de leitura médio: 5 min, 20 seg


Bom dia, Investidor Sardinha. Este é o Soco Matinal, as principais notícias do dia no mercado financeiro, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo.

Em primeiro lugar, no pregão de quinta-feira, (13/01/2022) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) caiu 0,15%, fechando em 105.530 pontos.

De antemão, do lado das maiores altas tivemos empresas como:

  • MARFRIG: +5,18%
  • PETRORIO: +3,09%
  • MINERVA: +3,06%

Contudo, dentro do índice as maiores quedas foram registradas pelas empresas:

  • BANCO INTER: -9,87%
  • LOCAWEB: -8,38%
  • NATURA: -1,17%

Agora, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call de Índices Internacionais

Ledger Insights – Bolsa de Valores da Austrália

No cenário internacional, as bolsas mundiais fecharam predominantemente negativas e o dólar está cotado a R$ 5,52 (-0,08%), sobretudo.

Nos Estados Unidos:

  • Dow Jones: -0,49%
  • S&P 500: -1,42%
  • Nasdaq: -2,51%

Bem como nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): -0,60%
  • FTSE 100 (Inglaterra): -0,05%
  • CAC 40 (França): -0,65%
  • FTSE MIB (Itália): -0,83%

Por fim, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei (Japão): -1,28%
  • Shangai (China): -0,96%
  • IDX Composite (Indonésia): +0,53%

Enquanto as criptomoedas nas últimas 24h:

  • Bitcoin: -3,80%
  • Ethereum: -3,73%
  • Binance Coin: -3,03%
  • Tether: -0,01
  • USD Coin: +0,02%

Assim como nas commodities:

  • Ouro: +0,04%
  • Petróleo Brent: +1,37%
  • Gás Natural: -1,97%
  • Minério de Ferro (Futuros): -0,64%

Morning call de ações

Grupo Albatroz

Klabin e Heineken juntas pela sustentabilidade

Atualmente as duas verdinhas indicaram um acordo para fazer a reciclagem de embalagens da Heineken no nosso querido Paraná. O projeto 100% circular evita que as garrafas sejam encaminhadas para aterros sanitários e assim materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico são transformados, reaproveitados e reciclados. Por exemplo, atualmente somente 11% das embalagens são recicladas na cidade.

Inicialmente o projeto previsto para a cidade de Telêmaco Borba será replicado em outras cidades, mas tem previsão de iniciar até o final deste ano. Além de todo o sistema de reciclagem, uma segunda etapa envolvendo ONGs, startups estará acontecendo para que haja conjunto de soluções a serem aplicadas.

Google em expansão

Enquanto o mundo ainda espera uma retomada para ver se o trabalho presencial realmente voltará um dia em 100%, o Google resolveu investir em espaço físico em Londres. Pelo valor de US$ 1 bilhão a empresa adquiriu todo o edifício Central St. Giles, onde já ocupa vários andares, no West End de Londres. 

Para o Vice-Presidente do Google Reino Unido, “representa nossa confiança contínua no escritório como um local para colaboração e conexão pessoal”. O local contará com piscina, pista de corrida e abrigará até 4.000 funcionários.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

Desconto no IPTU com pagamento em criptomoeda e

Plataforma Media

O Brasil vai bem, obrigado

Se existe algo que nosso País é bom: é no plantio. E agora nós temos um recorde no número de exportações. O complexo de soja (grão, óleo e farelo) teve aumento de 31%, enquanto em dezembro não apenas os preços, mas o volume de carnes também aumentou com maior quantidade de embarques também de soja em grãos.

A exportação de carne teve uma diminuição de 8% em relação a 2020, porém vale lembrar que sofremos embargos por causa de casos da doença “vaca louca”, e agora esse embargo já foi retirado. A Rússia também voltou a importar nossa carne, então é uma questão de tempo para voltarmos aos números brilhantes do ano retrasado e até ultrapassá-lo.

EUA tem desabastecimento nos mercados e Tribunal suspende ordenança de Biden sobre vacina nas empresas

Antes de mais nada, vamos lembrar que o problema na cadeia de produção de vários produtos e serviços está com problema em razão da disseminação da doença. Atualmente, uma pessoa infectada pode ficar de 5 a 10 dias isolada. Isso depende muito da região, mas vamos à notícia de fato: Alguns produtos começam a atrasar a entrega, seja pela logística, pela falta de matéria-prima. E muitas empresas como Walmart, Apple entre outras, já foram notícia aqui no nosso “Soco Matinal” por terem fechado lojas ou tomado medidas de escala entre funcionários para reduzir os casos de COVID-19.

Companhias aéreas cancelaram voos ao redor do mundo em razão do temor dessa contaminação tomar conta das equipes, portanto, o que está acontecendo aqui em algumas regiões não é o apocalipse isolado. Eu mesma vi alguns mercados com prateleiras vazias por aqui, mas nada que não tivesse em outro lugar para comprar.

Por outro lado, tentando driblar esse problemas, o Presidente dos EUA tenta impor uma regra de vacinação para que empresas com mais de 100 funcionários possam exigir vacina de seus empregados. Entretanto, a Corte Suprema dos EUA suspendeu os mandados temporários.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

USA Today

O IFIX fechou a quinta-feira ‌(13)‌ aos 2.764 pontos, com alta de 0,01%,‌ com isto o acumulado do ano e do mês de janeiro é de -1,43%‌.

Neste ínterim, o fundo HTMX11 (Com foco no ramo hoteleiro) informou que teve 64% de ocupação no mês de novembro do ano passado e que os prédios ocupados representam prejuízo para o fundo, entretanto, o fundo está com o melhor desempenho desde o começo da pandemia. Assim, o fundo continua sem pagar dividendos.

Morning call de Criptoativos

Desconto no IPTU com pagamento em criptomoeda e

Hotels

🎼O Rio de Janeiro continua lindo… e agora com cripto dando desconto

Isso mesmo: quem pagar o IPTU com criptomoeda terá desconto. Pelo menos esse é o projeto do Prefeito do Rio de Janeiro que anunciou na “cripto week” e garantiu um desconto de 1% para quem optar pelo pagamento que ainda vai contar com facilidades, além da promessa de investir uma parte do Tesouro também em cripto.

Além disso, no evento o gestor informou que empresas de tecnologia terão isenção fiscal nas obras relacionadas ao Portomara Valley, área do Porto Maravilha. E aí, vocês acham que isso será implementado sem maiores problemas?

Assim termina este morning call. Bons investimentos e bom final de semana.