Expectativas com o Fed e o Copom geram chances de conseguir terrenos

21 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 3 min, 1 seg


A possibilidade do mercado mundial possuir novamente algum terreno cresceu hoje (21) depois que os índices futuros de ações dos Estados Unidos da América (EUA) aumentaram e a bolsa de valores de Hong Kong se consolidou. No entanto, as chances de novas oscilações ainda estão presentes.

De acordo com o estrategista e chefe da Davos Investimentos, Mauro Morelli, o plano de realizar compras em tempos de queda é importante devido aos acontecimentos atuais envolvendo juros. Porém, é mais difícil por causa dos valores de mercados estadunidenses, que seguem em um patamar recorde.

Além disso, os aplicadores ficaram surpresos ontem (20) com qual parecidas eram as situações entre a crise da Evergrande, que ocupa o segundo lugar de maior incorporadora imobiliária da China e também uma das empresas mais endividadas do planeta, e a Lehman Brothers que faliu em 2008 e provocou a crise financeira mundial do século.

Sendo assim, a dúvida surge sobre a posição do governo da China. É possível que o governo chinês, ou mercado, faça a restauração da companhia. Contudo, especialistas acreditam que a chance maior é de que o governo não salve a empresa quitando as dívidas. Ou seja, será deixada para uma ruína. Em seguida, irá dividir a Evergrande em partes.

EUA

Expectativas com o Fed e o Copom geram chances de conseguir terrenos

CFI

Os investidores estão ansiosos por alguma atitude que possa acontecer amanhã (22) do Federal Reserve (Fed), o Banco Central (BC) americano. Por isso, o mercado está receoso que apareça sinais de retirada de estímulos econômicos nos EUA devido à alta na inflação e o bom desempenho no mercado de trabalho.

No Brasil

Com a crise da Evergrande na China, os investidores brasileiros receberam a informação negativamente por já estar experimentando o impacto de posturas ruins do Brasil. Ademais, o mercado também espera um posicionamento amanhã do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), quando a taxa Selic deve ser decidida devido ao aumento nas projeções da inflação.

Com isso, as negociações sobre os precatórios também são importantes para a acomodação dos riscos fiscais, já que estão em cargo do Congresso. Resultado disso, a falta de decisão sobre os R$89 bilhões na noite de ontem (20). Sendo assim, uma reunião foi marcada para hoje (21) com os presidentes do Senado e da Câmara com os líderes partidários nas duas casas para resolver esta situação.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro deve apresentar um discurso ainda hoje também na Assembleia-Geral da ONU, nos Estados Unidos da América. Enquanto ele discursa, um caminhão com três telões irá percorrer por Nova York mostrando frases como, por exemplo, “Bolsonaro is burning the Amazon”, que traduzindo para o português seria “Bolsonaro está queimando a Amazônia”.

My News

China

Além dos problemas provocados pela Evergrande, o minério de ferro chegou a um valor inferior a US$100 por tonelada no mercado à vista pela primeira vez em 15 meses. Com a queda ontem de 9%, agora o total, só esse ano, é de uma redução de 42%.

Apesar da Evergrande provocar oscilações, os problemas da companhia em relação à indústria de mineração e siderurgia podem diminuir caso aconteça o auxílio do governo da China, segundo a análise de especialistas.