Ibovespa vira destaque por registrar pior índice referente ao mercado acionário dos EUA

4 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 4 min, 38 seg


O Ibovespa recebeu destaque após ter o pior resultado referente ao mercado acionário dos Estados Unidos da América (EUA) e também ao índice que conduz as bolsas de 26 países emergentes, como, por exemplo, a Argentina, China, Colômbia e México.

O índice apresentou um distanciamento enorme de 130 mil pontos. O alcance foi em junho deste ano. Sendo assim, causa uma grande quantidade de reavaliações que são direcionadas para baixo em relação às expectativas para o fim de 2021.

O mercado dos EUA, que se destaca como modelo mundial entre as outras bolsas, tira proveito da política monetária praticada pelo Banco Central estadunidense Federal Reserve (Fed), mas não se aproveita de costas no mar de velocidade e facilidade em que um ativo pode ser convertido em caixa por meio de incentivos fiscais do governo.

Prova dessa referência são os índices acionários deste ano dos Estados Unidos da América. Com resultados que chegam no mínimo a 16%. Ademais, o País estadunidense registrou inúmeros recordes históricos apontado pelo S&P500. Portanto, se realça ainda mais com 10 meses seguidos de valorização.

Ibovespa e Desempenhos

New Sit

Segundo o economista da Órama e professor do IBMEC, Alexandre Espírito Santo, a boa performance envolvendo o lucro variável no Planeta ocorre não apenas através da política de “distribuir dinheiro” do Fed. Contudo, com outros bancos centrais pelo mundo ainda são garantidas as taxas de juros em níveis menores.

Ainda de acordo com o especialista, no exterior todas as bolsas conseguiram se recuperar com exceção do Brasil e Hong Kong, que ainda passa por um momento difícil devido aos efeitos negativos provocados pela China que interveio no mercado, nas empresas de tecnologia e também por influenciar no preço do minério de ferro.

Além disso, o setor imobiliário do País chinês segue vigilante para evitar que a crise da gigante chinesa Evergrande consiga trazer um efeito de propagação em todos os setores da construção na China.

No Brasil

Situações fiscais

Ibovespa vira destaque por registrar pior índice referente ao mercado acionário dos EUA

Brasil 247

O teto de gastos gerou maior significância depois de ter sido deixado de lado há alguns meses. Agora, o realce foi devido às atividades do governo enquanto repaginavam o programa social do Bolsa Família, conhecido atualmente como Auxílio Brasil, que é uma tática para as eleições do próximo ano.

Além dos R$300 por mês pretendido para o benefício, também estão os precatórios. Eles irão vencer no ano que vem e superar a faixa de R$89 bilhões. Não podemos esquecer das reformas tributária e administrativa que ainda estão travadas no Congresso.

Sussurros políticos

MS Notícias

Os problemas se agravam ainda mais por conta dos conflitos entre os poderes que impedem até mesmo diálogos saudáveis. Ao mesmo tempo, membros do governo se juntam para realizar ataques e ameaças contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e a imprensa. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro perde forças em relação às próximas eleições.

Juros elevados

Ibovespa vira destaque por registrar pior índice referente ao mercado acionário dos EUA

Pinterest

Segundo o sócio da Portofino, Adriano Cantreva, o Banco Central (BC) do Brasil foi um dos primeiros a aumentar a taxa de juros. Além disso, é o que sobe em maior velocidade.

Com essa aceleração, o encantamento pelo mercado acionário brasileiro recebe um efeito negativo devido aos reflexos nos números das companhias. Isso acontece porque toda vez que o juro se eleva, a curva de juros futuros também é arrastada e recai sob a bolsa.

Cantreva revela também que só o aumento da Selic tem um impacto relevante na avaliação do valor atualmente. Ou seja, quanto mais alto o juro, maior o custo do capital, que também afeta a taxa implícita a deixando elevada também para os investidores que querem adquirir ações.

Impacto da economia dos EUA no Brasil

Next Big Future

Nos Estados Unidos da América os aplicadores devem seguir com a sede para realizar investimentos na bolsa. E, ao mesmo tempo, a taxa de juro real deve continuar negativa. Porém, a curva de juros dos EUA irá crescer e isso vai refletir na performance dos índices, principalmente com a retirada de estímulos.

Eleições

Com todas as situações, existe uma grande possibilidade da falta de compatibilidade em um futuro próximo. Sendo assim, as eleições no Brasil impediriam a agenda econômica no próximo ano.

Histórico

Ibovespa vira destaque por registrar pior índice referente ao mercado acionário dos EUA

ZNZ

De acordo com a gestora de ações e sócia da Macro Capital, Priscila Araújo, no passado, os resultados das companhias do Brasil no segundo trimestre tiveram ganhos expressivos e incentivaram um ambiente de muita empolgação no mercado. Essa mesma atitude chegou a ficar mais forte depois da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB).

No ano passado, a animação foi bastante intensa e mesmo com os impactos provocados pela pandemia do coronavírus o Ibovespa avançou e alcançou um recorde de 130 mil pontos em junho. No entanto, houve uma reviravolta depois disso.