Mark Zuckerberg se cansa de Facebook e muda o nome para Meta

29 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 33 seg


Mark Zuckerberg se cansou da palavra Facebook e agora irá mudar o nome da empresa para Meta. Apesar da alteração, o nome da mídia social continuará sendo o mesmo.

A Facebook Inc., também proprietária do Instagram, Whatsapp e Oculus, tem como objetivo dessa mudança as necessidades da companhia para além das redes sociais com o “metaverso”. Ou seja, uma palavra utilizada no mundo da ficção científica que deu sentido à empresa de trabalhar e jogar no mundo virtual.

A alteração do nome já era esperada desde o início desse mês após ser revelado que seriam feitas mudanças grandiosas durante uma conferência de realidade ampliada e de forma virtual do Facebook Connect.

O objetivo com as mudanças e visão do mercado

De acordo com Mark Zuckerberg, a companhia é famosa pelas mídias sociais. No entanto, ele quer mostrar que o DNA da empresa gera um novo viés com o metaverso, que é o passo seguinte de demonstrar a amplitude da empresa, como foi o caso do início da rede social.

Com essa decisão, o Facebook também deve mudar o ticker de ações na Nasdaq para MVRS. Atualmente, está como FB. A previsão para essa modificação acontecer é a partir do primeiro dia de dezembro deste ano.

A informação deixou o mercado contente. A prova disso é que as ações da companhia cresceram mais 3%. Segundo Mark Zuckerberg, durante uma entrevista em julho de 2021 para o The Verge, o metaverso é o novo patamar que acompanha a evolução pós internet móvel.

O nome Meta

Mark Zuckerberg se cansa de Facebook e muda o nome para Meta

A mudança do nome tinha como suspeita a palavra “Horizon”, que significa “horizonte” em português. Isso por conta de diversos itens de realidade digital que utilizavam esse nome. Como, por exemplo, o Oculus que produz equipamentos para realidade virtual (VR), headsets e jogos.

Já a palavra metaverso é marcada em romances distópicos há 3 décadas. O Facebook o trouxe para mostrar a ideia de que o universo virtual com compartilhações pode usar por diferentes pessoas com dispositivos distintos.

Momento conturbado

O Facebook faz essas alterações durante um momento que a empresa passa por várias conturbações como as apurações realizadas por autoridades antitruste nos Estados Unidos da América (EUA). Além disso, houve situações que provocaram, há pouco tempo, um apagão global da rede.

O mesmo processo

Outras empresas já haviam feito a mesma coisa que o Facebook envolvendo alterações de nome enquanto traz novas ideias. O Google foi um dos casos que se adaptou na holding conhecida como Alphabet no ano de 2015.

Portanto, quando isso aconteceu a empresa demonstrou que não era somente um site de busca. Pelo contrário, revelou ser um conglomerado com companhias trabalhando em vários planos tecnológicos.