Pesquisa revela que empresas não sabem seguir as exigências da LGPD

20 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 30 seg


Uma pesquisa realizada pela RD Station revelou que as empresas não estão sabendo se moldar pelas exigências relacionadas na nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os dados apontaram que 93% de quase mil empresas, que estavam envolvidas no estudo, informaram saber sobre a LGPD. No entanto, apenas 15% estavam aptas ou se preparando para aderi-las, mesmo a lei já prevendo sanções desde o início deste mês.

Portanto, se não forem cumpridas as companhias podem pagar uma multa que pode chegar a 2% da receita da empresa até R$50 milhões. Isso é para aquelas que não determinarem protocolos que protejam os dados pessoais dos clientes e dos funcionários.

Ainda segundo a pesquisa, grande parte também não implementou a primeira etapa sobre a criação de políticas de proteção de dados. Ou seja, ela deve ser inserida nos sites das empresas para informar sobre a captura de dados dos usuários e também assuntos essenciais e necessários pela lei.

Outras recomendações

Pesquisa revela que empresas não sabem seguir as exigências da LGPD

Destaque

É indicado que uma pessoa seja contratada como Data Protection Officer (DPO). Esse profissional é responsável ser o elo entre a empresa e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Além disso, ele fiscaliza a aplicação da lei. Portanto, não importa o tamanho da companhia, esse profissional deve estar presente.

Outro problema seria a verba da empresa para se adequar a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Sendo assim, ainda de acordo com a RD Station, um DPO também auxiliaria nesse procedimento.

Veja também sobre Maiores erros de investidores iniciantes nas Bolsas de Valores!

Fonte: CNN

Imagens: Lumiun, Destaque