Maiores erros de investidores iniciantes na Bolsa de Valores

20 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 32 seg


Quando uma pessoa começa a investir, é normal que ela cometa alguns erros no processo. Pensando nisso, preparamos uma lista com os 5 maiores erros de investidores iniciantes.

Desse modo, você pode aprender com os erros de outras pessoas e evitar perder dinheiro. Afinal de contas, existem alguns erros no mundo de investimentos que podem resultar em grandes prejuízos.

Apesar de falarmos sobre quais são os maiores erros de investidores iniciantes, este texto não deve ser considerado como uma recomendação do que você deve ou não fazer em sua vida financeira.

Maiores erros de investidores iniciantes

Confira quais são os grandes erros de investidores iniciantes para que você possa evitar cometer os mesmos erros e perder dinheiro:

1- Achar que está investido

Muitas pessoas quando começam a comprar ações, acham que estão investindo. Mas a verdade é que comprar ações não faz de você um investidor. Dessa forma, se você compra ações por recomendação de um youtuber, de um amigo ou até mesmo de um analista, você não está investindo, você está simplesmente comprando ações.

Ou seja, se você apenas compra ações, você é um comprador de ações e não um investidor. Na verdade, o investidor é aquela pessoa que:

Eu quero investir

  • Possui uma estratégia de investimentos bem definida;
  • Estuda a fundo a empresa antes de investir nela;
  • Acompanha os resultados da empresa que possui em carteira;
  • Sabe qual o motivo pelo qual comprou determinada ação;
  • Não segue recomendações cegamente.

Na bolsa é possível que algumas pessoas tenham sorte, mesmo sem ser um investidor de fato. O problema disso é que essas pessoas podem conseguir altos retornos no curto prazo e começarem a acreditar que são gênios. Contudo, a tendência é que essa sorte não se mantenha e a pessoa tenha prejuízos.

Se você está cometendo este erro, talvez esteja na hora de refletir sobre a sua forma de comprar ações. Para deixar de ser um comprador e se tornar um investidor, você precisa estudar sobre investimentos e corresponder aos critérios listados anteriormente.

2- Não diversificar é um dos grandes erros de investidores iniciantes

A diversificação é uma maneira de diluir os riscos e potencializar os retornos. Entretanto, alguns investidores iniciantes cometem o grande erro de não diversificar a carteira. Ao invés disso, eles acreditam que estão escolhendo as ações que irão valorizar muito no futuro, por isso, não precisam diversificar a carteira.

Maiores erros de investidores iniciantes na Bolsa de Valores

Suno

Portanto, se a sua carteira está concentrada em apenas duas ou três empresas, é melhor acrescentar algumas. Por exemplo, se você tem somente duas ações em carteira e uma delas se desvalorizar, então metade da sua carteira terá queda.

Em contrapartida, se você diversificar a sua carteira e alguma empresa se desvalorizar, apenas uma parte pequena da sua carteira será impactada. Vale destacar que a diversificação não deve ser feita apenas entre empresas. O correto é diversificar também entre setores.

Além disso, não adicione qualquer empresa na sua carteira apenas para garantir a diversificação. Ao invés disso, analise as empresas e só compre ações de companhias com bons fundamentos e que se encaixam na sua estratégia de investimentos.

3- Colocar todo patrimônio em renda variável

Um dos maiores erros de investidores iniciantes é investir 100% em renda variável. Muitos investidores não acham a renda fixa tão emocionante quanto à renda variável, já que ela não passa por tantas oscilações. Inclusive, muitas pessoas acham que a renda fixa é uma maneira de perder dinheiro.

maiores erros de investidores iniciantes

Guiainvest

No entanto, se analisarmos historicamente, a renda fixa no Brasil sempre ofereceu bons retornos. Por exemplo, hoje a taxa Selic está em 5,25% e existem títulos de CDB sendo ofertados na iSaEx por 12,40% ao ano. Sendo que a rentabilidade média dolarizada do Ibovespa, é de 11,74% ao ano.

Ou seja, a renda fixa está oferecendo um retorno superior à bolsa de valores, com bem menos riscos. Por isso, evite este erro ao investir e prefira montar uma carteira diversificada em diferentes títulos de renda fixa e diferentes ativos de renda variável.

4- Ficar bravo porque uma ação caiu e vender

Outro grande erro das pessoas é ficar bravo quando uma ação da carteira se desvaloriza e decidir vender os papéis. Se você estudou bastante a empresa e investiu em uma ação que está de acordo com a sua estratégia de investimentos, então não faz sentido vender um ativo apenas porque ele se desvalorizou.

O fato de você ter comprado determinada ação não significa que ela vai começar a se valorizar. Pelo contrário, mesmo tendo feito uma boa análise, o papel pode começar a se desvalorizar depois que você comprou. Mas isso não significa que a ação deixou de ser um bom investimento.

Maiores erros de investidores iniciantes na Bolsa de Valores

Live capital

O fato de você ter analisado o ativo antes, serve justamente para que você possua ações de qualidade na sua carteira e não precise se preocupar com as oscilações que sempre acontecem no curto prazo. Em outras palavras, mantenha o foco no longo prazo e não deixe as oscilações de curto prazo determinarem quais ativos irão sair da sua carteira.

5- Não fazer gestão de risco

Por fim, não fazer gestão de riscos é um dos maiores erros de investidores iniciantes. Esse é um erro grave, pois faz com que a carteira do investidor passe por mais riscos do que seria recomendado.

Para fazer uma gestão de risco, é preciso considerar o risco das empresas que você já possui em carteira e que pretende investir, para estabelecer uma porcentagem para cada. Por exemplo, não é legal investir o mesmo valor em uma empresa que acabou de fazer IPO e outra que já está consolidada no mercado.

Ao invés disso, o mais interessante seria alocar a maior parte do patrimônio na empresa mais consolidada e uma parte menor na empresa mais arriscada. Para entender mais sobre esses erros e saber quais deles Raul Sena, o Investidor Sardinha, já cometeu, assista ao vídeo:

E aí, gostou de saber quais são os grandes erros dos investidores iniciantes? Então aproveite para aprender também quais são as diferenças entre Rico vs Pobre: importantes diferenças entre mentalidades

Imagens: Guiainvest, Live capitalSuno, Guiainvest e Eu quero investir