Hábitos para ganhar mais dinheiro: dicas e hábitos práticos

17 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 36 seg


Os hábitos são parte constante da nossa vida. Alguns hábitos são bons e outros nem tanto. Contudo, existem alguns hábitos que podem te ajudar a ganhar mais dinheiro.

Esses hábitos enriquecedores incluem, por exemplo, dormir bem. Quando você dorme bem, o seu corpo funciona bem e você consegue ser mais produtivo.

Lembrando que apesar de falarmos sobre algumas dicas e hábitos que podem te ajudar a ganhar mais dinheiro, este texto não deve ser visto como uma recomendação do que você deve ou não fazer na sua vida financeira.

Hábitos para ganhar mais dinheiro

Existem alguns hábitos que conseguem mudar a forma com que você se comporta e que podem te ajudar a conseguir resultados financeiros melhores. Confira a lista de hábitos enriquecedores que Raul Sena, o Investidor Sardinha, possui:

1- Não ler autoajuda

O problema dos livros de autoajuda é que eles são cheios de frases de efeito e de ideias que prometem mudar sua vida. Dessa maneira, as pessoas que gostam deste tipo de livro geralmente acreditam que determinado livro mudou a vida dela, mas se formos analisar, a verdade é que nada mudou.

As pessoas que leem autoajuda realmente acreditam que mudaram de vida ao ler um livro, mas nada mudou já que elas não aprenderam nada que tivesse aplicação prática em sua vida pessoal ou profissional. Portanto, a dica é ler livros que passem conhecimento de forma prática.

Hábitos para ganhar mais dinheiro: dicas e hábitos práticos

Foregon

Troque os livros de autoajuda por livros de aplicação prática na sua vida profissional e que te ensine algum conhecimento que seja de fato aplicável na sua vida. Uma forma de identificar se um livro irá te ensinar agregar conhecimento de forma prática é ler as primeiras vinte ou trinta páginas.

Depois disso, reflita se você realmente aprendeu algo. Se a resposta for negativa, então você pode abandonar a leitura. Outra dica é não deixar para aplicar o conhecimento depois. Se surgir uma boa ideia durante a leitura, coloque logo em prática.

2- Durma verdadeiramente bem

A maioria das pessoas considera como um dia produtivo quando elas acordam às 5 ou 6h da manhã, se exercitam, leem um livro, tomam café e trabalham bastante. No entanto, boa parte dos brasileiros possuem uma baixa qualidade do sono. Não dormir bem significa que o seu corpo está trabalhando abaixo da capacidade dele.

Ou seja, você não vai conseguir fazer bem o seu trabalho, ter boas ideias e ter um dia produtivo. Isso ocorre pois o corpo humano foi programado para ter uma certa quantidade de horas de sono. O seu corpo sabe exatamente qual é essa quantidade de horas de sono e se você acordar antes, ele não vai funcionar tão bem, já que ele precisava de mais descanso.

Além disso, algumas pessoas possuem alguns hábitos que atrapalham a qualidade do sono. Por exemplo, se você desliga o computador ou televisão e já tenta dormir em seguida, o seu corpo não responde bem. Isso porque, a luz do computador te atrapalha a ficar com sono e consequentemente a ter uma boa noite de descanso.

Hábitos para ganhar mais dinheiro: dicas e hábitos práticos

Newtrade

A dica é evitar a luz branca e tentar relaxar o seu corpo, para que você possa ficar com sono e possa dormir bem. Por exemplo, o Investidor Sardinha prefere ler um livro no quarto dele, com luz amarela, até ficar com o corpo relaxado e com sono. Outra dica é evitar usar o despertador e deixar seu corpo despertar sozinho.

Portanto, o segundo hábito para ganhar mais dinheiro, é dormir verdadeiramente bem. Para isso, você deve evitar desligar o computador ou televisão e já ir dormir. O ideal é relaxar seu corpo para ficar com sono e então ir dormir. Também é bom evitar o despertador e deixar o seu corpo decidir a hora de acordar.

3- Salvar ideias é um hábito enriquecedor

No dia a dia geralmente surgem algumas ideias na nossa cabeça. A gente pensa durante um tempo nessas ideias e normalmente deixa elas de lado e esquece delas. Pode acontecer também de você ter uma ideia e ficar o dia todo pensando nela e deixar outras coisas de lado.

Para não perder ideias, o Investidor Sardinha tem um hábito enriquecedor, que é anotar essas ideias. Para isso, ele manda mensagens para ele mesmo com a ideia ou palavras-chave para que ele possa se lembrar. Além de ser uma maneira de se lembrar das ideias, também é uma forma de não ficar ansioso com elas.

Hábitos para ganhar mais dinheiro: dicas e hábitos práticos

Suno

4- Participar de grupos de network

Mulheres e homens se reúnem há séculos para fazer network. Sendo assim, a vantagem de jogar golf, fumar charuto, beber vinho e outras atividades, é exatamente estabelecer novos contatos. Através desses grupos, você conhece novas pessoas e oportunidades de negócio podem surgir. 

Além de participar de grupos de network, um outro hábito enriquecedor é conectar seus amigos com novas pessoas. Sendo assim, além de aumentar seu círculo de amizades, você também cria network para outras pessoas. Posteriormente, elas irão criar novos networks para você como forma de agradecimento.

5- Consumir conteúdo sobre dinheiro

O quinto dentre os hábitos para ganhar mais dinheiro é consumir conteúdos sobre dinheiro e sobre economia de modo geral. Não faz sentido você querer ser uma pessoa que ganha muito dinheiro, se você não gosta de conteúdos sobre isso.

A dica é dedicar pelo menos alguns minutos do seu dia para ler conteúdos sobre investimentos, economia e um pouco de política. Uma boa forma de fazer isso, é justamente no site Investidor Sardinha e no canal no YouTube. Por exemplo, no Giro da Bolsa, que sai todo domingo de manhã no canal, você pode acompanhar alguns destaques da semana do mercado financeiro.

Neil patel

O hábito de consumir conteúdos sobre dinheiro vai te ajudar não apenas a focar sua cabeça nos seus objetivos financeiros como também vai te ajudar a adquirir conhecimentos práticos sobre finanças. Por exemplo, quando você assiste um vídeo do Raul falando o porque não comprar imóveis, você aprende a calcular e analisar os motivos pelos quais imóveis não compensam.

6- Fazer cursos é um hábito enriquecedor

Estudar é um verdadeiro hábito enriquecedor. Uma boa forma de fazer isso é recorrer à cursos. Inclusive, para unir o hábito anterior que é consumir conteúdos sobre financeiras e o hábito de fazer cursos, você pode fazer o curso A Única Verdade Possível. Por meio dele você adquire conhecimento sobre diversos aspectos financeiros.

A dica é escolher um curso que tenha relação com o seu trabalho. Em outras palavras, escolha um curso que você vai conseguir aplicar no seu trabalho os ensinamentos adquiridos. Essa é uma maneira de se aprofundar e se tornar cada vez melhor no que você faz.

Investnews

Os cursos são ótimos, pois diferente da faculdade, onde você passa 4 anos e estuda um monte de conteúdos que não vai precisar, você consegue focar em assuntos específicos da sua profissão. Desse modo, fazer cursos é uma forma de conseguir se aprofundar em determinados assuntos e colocar o que você aprendeu em prática no seu dia a dia.

7- Tenha mentores

Ter mentores é um hábito enriquecedor. Se você encontrar alguém que entende bastante sobre algo que você quer aprender, cola nessa pessoa e aprende com ela. Através de um mentor, você consegue aprender as coisas muito mais rápido do que estudando por conta própria.

É claro que você ainda deve estudar, mas os mentores agilizam o processo. Além de você aprender, o seu mentor também irá gostar de te ensinar, já que uma característica humana é ter prazer em ensinar. Portanto, tenha mentores para vários assuntos e esteja disposto a aprender com eles.

8- Aprender a vender

Muitas pessoas têm medo de vender e a maioria das pessoas não sabe conversar. Se comunicar é uma arte, se você dominar ela, você consegue praticamente imprimir dinheiro. Para aprender a vender, você deve estudar sobre o assunto e ir colocando os ensinamentos em prática. Ou seja, saber vender é uma coisa que você aprende, não nasce com você.

Hábitos para ganhar mais dinheiro: dicas e hábitos práticos

Suno

9- Aprenda a elogiar e criticar

A maioria das pessoas quando está perto de uma pessoa que elas admiram, elas habilitam a personalidade do puxa-saco. Logo, elas começam a bajular e fazer elogios. Em contrapartida, a maioria das pessoas quando está próximas de outras pessoas que elas têm intimidade, a personalidade crítica entra em cena.

O que acontece é que quando você encontra alguém que você admira e começa a fazer elogios, você vai se tornar apenas mais uma das pessoas que fazem aqueles mesmos elogios. Por outro lado, os amigos que você aponta os pontos falhos e ajuda a melhorar, se tornarão cada vez mais seus amigos.

Se você quer ser lembrado por quem você admira, encontre algum ponto falho dessa pessoa. Depois disso faça uma crítica bem pontual que poderá de fato ajudar a pessoa. É claro que você não deve fazer críticas aleatórias. Encontre pontos falhos que façam sentido.

Se você deseja fazer elogios, opte por elogiar seus amigos ao invés de elogiar as pessoas que já possuem sucesso. Talvez algum dos seus amigos esteja precisando de um estímulo e você pode contribuir com isso por meio de um elogio sincero.

Enfim, agora que você conhece os 9 hábitos para ganhar mais dinheiro, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e aprenda a colocar esses hábitos em prática.

E aí, gostou de aprender alguns hábitos para ganhar dinheiro? Uma dica extra é aprender a investir. Ao montar uma carteira de investimentos diversificada entre renda fixa e renda variável, você consegue obter renda passiva e quem sabe um dia possa até viver de renda. Aprenda agora mesmo Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Imagens: Suno, Foregon, Newtrade, Suno, Investnews, Neil patel e Investnews