Selic tem novo reajuste pela 4ª vez seguida e sobe para 7,63%

7 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 38 seg


Subiu para 7,63% a projeção para a taxa Selic em 2021 quanto para o próximo ano. Ou seja, superou as expectativas de 7%. Essa alteração é para que as projeções da inflação atinjam a meta. Portanto, os juros irão deixar a Selic acima do neutro.

Vale ressaltar que essa é quarta vez consecutiva para um aumento. Antes era esperado o aumento de 7,50%. Além disso, a previsão da Selic para 2022 também avançou de 7,50% para 7,75%. Já para o Produto Interno Bruto (PIB), apesar de o valor ter aumentado, houve um reajuste que reduziu de 2,00% para 1,93%.

Segundo informações do Boletim Focus, do Banco Central (BC), a projeção da Selic para 2023 se manteve em 6,50% como já era previsto. A mesma porcentagem continuou para o ano de 2024, ou seja, também não houve alteração. Esses dados foram divulgados ontem (06).

IPCA

Guru

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também registrou aumento devido à inflação. Sendo assim, cresceu de 7,27% para 7,58%. Essa é 22ª revisão seguida com porcentagem elevada. Já a previsão para 2022 é que também suba de 3,95% para 3,98%.

Já a projeção do Banco Central (BC) é que tenha uma queda na inflação. Portanto, 2021 com 3,75% e ano que vem reduza para 3,50%. Com margem percentual de 1,5 para mais ou menos.

Vale ressaltar também que os bancos levam em conta outras razões para definir os juros gerados para o consumidor. Como, por exemplo, o risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Renda fixa fica cada vez mais atrativa

Investidor Independente

O efeito desse aumento da Selic tem agitado com o retorno dos investimentos em renda fixa de uma forma positiva e isso deve acontecer até o fim de 2021.

Segundo a indicação de analistas e executivos do setor, ainda que o aproveitamento seja negativo, o investidor deve buscar alocações ligadas à inflação, à Selic e investimentos de crédito privado. Nesse caso, seria como as debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs).

Guilherme Artmann, responsável pela área de renda fixa da Nu invest, antes conhecida como Easynvest, contou que o mercado tem indicado novos e altos valores de 1 ponto percentual  da taxa básica na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). A previsão é que aconteça nos dias 21 e 22 de setembro.

Sobre a Inflação

Selic tem novo reajuste pela 4ª vez seguida e sobe para 7,63%

Clube do Valor

Inflação é quando o valor de algum produto ou serviço aumenta. Ela é definida pelos índices de preços e também provoca uma redução do poder de compra da moeda. Sendo assim, no Brasil existem diversos índices de preços. Aqui se usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o sistema de metas.

Ela pode ser provocada por vertentes que estão em grupos de:

  • pressões de demanda;
  • inércia inflacionária;
  • pressões de custos;
  • expectativas de inflação.

Fontes: TN Online, Valor Investe, MSN

Imagens: SNG, Guru, Clube do Valor, Investidor Independente