Sobe 10,7% Índice de Preços ao Produtor da China no mês de setembro

14 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 33 seg


Cresceu 10,7% em setembro o Índice de Preços ao Produtor (PPI) da China. Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS), a comparação foi feita com o mesmo período do ano passado.

Esses dados, que indicam a inflação no setor produtivo, foram superior as expectativas dos especialistas do mercado financeiro do The Wall Street Journal. Portanto, a previsão era de aceleração de 10,4%.

Referente a agosto deste ano, houve um aumento também, mas de apenas 1,2%. No mesmo mês, a inflação mensal chegou a 0,7%.

Decorrer dos meses

Sobe 10,7% Índice de Preços ao Produtor da China no mês de setembro

Acionista

Segundo o NBS, no decorrer dos últimos 9 meses anteriores a outubro, os valores em relação ao produtor tiveram uma soma de 6,7%. Sendo assim, o suporte anual teve um aumento de 49,4% nos preços de produtos de mineração. Ao mesmo tempo, a indústria de materiais brutos avançaram 20,4%.

De acordo com informações reveladas hoje (14) pelo porta-voz o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS), os aumentos foram motivados especialmente pela elevação no valor do carvão e também de mercadorias em energia como, por exemplo,  metais não ferrosos, aço e químicos.

A expectativa dos economistas era de preços menores. Portanto, gera um crescimento nos valores apesar de ser uma época com baixo aumento na economia. O poder econômico da China perdeu forças nos meses anteriores. Sendo assim, resultou em uma alta com baixa velocidade do crédito e de regulações mais finas em algumas áreas.

Inflação

Sinopec News

Lugares que enfrentam o aumento nos preços do petróleo e do gás natural também passam pela alta dos produtos que são feitos na China. Além disso, há também grandes atrasos nos fretes mundiais. Com isso, a possibilidade de inflação nos Estados Unidos da América (EUA) e também em outros países ocidentais.

Outro motivo de inflação também foi a atitude brusca de Pequim que provocou o fechamento de diversas minas de carvão bastante poluentes. Além disso, gerou uma baixa nas importações de carvão de países como, por exemplo:

  • Austrália
  • Indonésia
  • Mongólia

Ademais, a província de Shanxi foi alvo de enchentes. O local possui aproximadamente um terço do carvão feito em toda a China. Ou seja, um agravante.

Projeções

Sobe 10,7% Índice de Preços ao Produtor da China no mês de setembro

Patagonia

Apesar do governo chinês reabrir algumas das minas nos últimos dias e subir o valor nas contas de energia para provocar o funcionamento de termoelétricas a carvão, especialistas do mercado financeiro preveem uma demora para que os métodos tenham resultado.

A estimativa dos economistas também é de que esses preços fiquem altos por cerca de dois meses ou um tempo até maior que esse.

Veja também sobre a Quantidade de demanda mundial de petróleo sobe para 5,5 milhões por dia!

Fonte: InfoMoney

Imagem: Eiu, Acionista, Sinopec News, Patagonia