Terceira fase do Open Banking Brasil inclui serviço de Pix e agrada clientes

29 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 3 min, 34 seg


Começou hoje (29) a terceira fase do Open Banking Brasil. A novidade de destaque é a inclusão do ambiente de compartilhamento de dados com o Pix. Vale lembrar que o Pix é o processo de pagamento imediato que teve lançamento em novembro do ano anterior e virou o queridinho do Brasil.

O Open Banking teve seu início somente em fevereiro deste ano. Sendo assim, veio com a primeira fase cheia de burocracias e realizou o compartilhamento de dados das instituições envolvidas.

Já a segunda etapa chegou em 13 de agosto e teve seu start impactante para os clientes com a chance de compartilhar dados como, por exemplo, cartões, CPF/CNPJ, endereço, informações de crédito e nome.

O que fazer com a terceira fase?

Terceira fase do Open Banking Brasil inclui serviço de Pix e agrada clientes

Na terceira fase do Open Banking, os clientes podem também utilizar o Pix. Ou seja, transações e pagamentos também serão possíveis. Sendo assim, dá pra pagar por meio de Pix através de canais que não precisam ser o internet banking do seu próprio banco.

É importante ressaltar que o Banco Central (BC) também aderiu ao processo de iniciadores de pagamentos. Por isso, o Pix está liberado para diversas instituições financeiras que seguiram à infraestrutura de acordo com as normas aplicadas pelo BC, que passaram a ser colocadas em prática no ano anterior. Portanto, foi no mesmo período em que o serviço começou a funcionar.

Sobre os iniciadores de pagamentos

Os iniciadores de pagamentos são companhias reguladas pelo Banco Central (BC), que conseguirão começar a fazer transferências e pagamentos para os clientes. Uma empresa, por exemplo, é o WhatsApp que foi liberado para fazer esses procedimentos como iniciador de pagamentos ainda neste ano.

No entanto, a companhia, no momento, só pode fazer pagamentos com Pix somente para clientes que têm um cartão de débito dentro das 10 instituições financeiras que são aliadas aos aplicativos de mensagens.

Contudo, o Open Banking quer expandir esse número para que mais clientes se envolvam nesse mundo com a integração do Pix na terceira fase. Além disso, qualquer instituição de pagamento, sociedades de crédito e instituições financeiras também podem ser iniciadores de pagamentos. Porém, é necessário a aprovação do Banco Central (BC).

Quem pode participar da terceira etapa?

Terceira fase do Open Banking Brasil inclui serviço de Pix e agrada clientes

De acordo com o Banco do Brasil, qualquer instituição dona de conta de depósitos à vista, de poupança ou de pagamento pré-paga e quaisquer entidades iniciadoras de transferência de pagamentos devem obrigatoriamente se inserir no propósito do Open Banking na terceira etapa.

Se o WhatsApp resolver se irá fornecer a escolha de pagamentos via Pix no aplicativo, terá de se moldar às normas regulatórias, que envolvem experiência do usuário e segurança, por exemplo.

Atualmente, estão reguladas pelo Banco Central um número superior a 800 instituições que aderiram às normas do Open Banking brasileiro.

Expectativas com a terceira fase

Uma das boas ideias que agradou aos consumidores é que não há necessidade de entrar no aplicativo do banco ou da companhia que tem o seu capital em conta para fazer um Pix, como é preciso atualmente.

O cliente poderá facilmente realizar transferências e pagamentos Pix por meio de apps de mensagens, agregadores de contas, carteiras digitais e até aplicativos de serviço como, por exemplo, iFood e Uber.

Segurança

De acordo com o BC, qualquer processo de transferência ou pagamento é seguro porque é feito fiscalizações constantemente e de todos os ângulos pelo Banco Central.

Taxas para clientes

As taxas podem ser cobradas dos clientes por iniciadoras. Ainda segundo informações do BC, será decisão do iniciador cobrar algum valor extra para o cliente ou qualquer tipo de serviço, ou não.

No entanto, é esperado que não aconteça, inicialmente, uma cobrança. Até porque o Pix é de graça. Sendo assim, se houver cobrança logo no lançamento o cliente não escolherá esta opção.

Veja também sobre Mark Zuckerberg que se cansou de Facebook e muda o nome para Meta!