13 de setembro de 2021 - por Pedro Martoly
Foi aprovada hoje (13), pelo conselho de administração da Totvs, a execução da oferta pública restrita começando com 39,2 milhões de ações ordinárias. O procedimento deve ser organizado pelos bancos Itaú BBA, Citi, BTG Pactual, Santander, UBS e Morgan Stanley.
Portanto, os acionistas da Totvs têm prioridade sobre a oferta. Em seguida, os investidores estão na linha prioritária. Sendo assim, a solicitação da oferta prioritária se inicia nesta terça-feira (14). Já as negociações das ações devem estrear no dia 23 deste mês na B3.
De acordo com informações divulgadas pela Totvs, o preço do fechamento nesta sexta-feira (17) é o valor indicativo para a ação. O rendimento acumulado pode ser de R$1,5 bilhão, tirando as ações adicionais. Por isso, o valor é referente a cotação de R$38,20.
O que é oferta pública?
A oferta pública é o documento com afirmação formal expressando o desejo de fazer um acordo na compra, venda ou subscrição do mercado de valores imobiliários.
Portanto, são asseguradas a mesma proporção de preço e condições. Vale lembrar também que a compra, a venda, ou a subscrição, pode ser realizada entre elas ao mesmo tempo.
Oferta Pública de Distribuição
Também conhecida como OPD, a Oferta Pública de Distribuição se refere à operação do mercado primário de valores mobiliários. Com isso, é realizado um contrato de subscrição entre, por exemplo, a Totvs e o investidor.
Sendo, quem investe está se comprometendo a remunerar a empresa com o valor de emissão das ações subscritas. Ou seja, na OPD não são “vendidas” as ações porque não são ativos alienados.
Oferta Pública de Aquisições
Também conhecida como OPA, a Oferta Pública de Aquisição é realizada quando a solicitação do ofertante é de comprar ações de uma empresa. Elas são obrigatórias por lei em casos como fechamento de capital, aumento da participação do controlador e alienação do controle.
Confira também sobre a Recuperação das Bolsas Asiáticas!
Fontes: Valor Investe, Capital Aberto
Imagens: Mundo RH, The Cap, Acionista, Código Investidor