22 de janeiro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
O maior desafio do pequeno empreendedor é aprender a gerenciar a própria empresa. Motivados pelo enriquecimento rápido e cegos pelo faturamento, muitos acabam deixando de lado a parte mais importante do negócio. E cometem os 5 maiores erros dos pequenos empresários.
Conhecer estes erros comuns é fundamental para você aprender a administrar sua empresa e começar a ter sucesso de verdade.
Como gerenciar uma empresa?
A verdade é que a maioria dos empreendedores não têm noções básicas de como cuidar da empresa. E isso, fatalmente, só faz crescer o cemitério de CNPJs no Brasil.
Por outro lado, existe uma forma eficiente de fugir desta estatística e tornar sua empresa lucrativa. Um bom começo é conhecendo, e evitando, os maiores erros dos pequenos e médio empresários.
5 maiores erros dos pequenos empresários
Se o seu negócio não anda bem, você precisa conhecer os erros mais comuns cometidos pelos empreendedores brasileiros.
1. Misturar contas pessoais com contas da empresa
Este erro, sem sombra de dúvida, é o maior responsável pela quebradeira das empresas. A maioria dos pequenos empresários têm o hábito de usar o dinheiro do caixa para pagar contas pessoais e vice-versa.
Assim, tudo vira uma grande bagunça. E o dono passa a não ter nem ideia de quanto a empresa lucra, quanto gasta, quais as margens e por aí vai.
A dica, aqui, é definir o pró-labore (salário dos donos) e deixar pelo menos 20% do lucro no caixa da firma. Sem este controle e disciplina financeira, é só uma questão de tempo para a empresa fechar as portas.
2. Não investir em publicidade
O ditado “quem não é visto não é lembrado” é um dos mais certos que existem. No caso da sua empresa, funciona exatamente assim.
Ou seja, você precisa parar de enxergar a publicidade como um gasto e passar a considerar um investimento. Use as mídias tradicionais e, principalmente, a internet e as redes sociais para fazer sua empresa ser vista. E invista o valor de, no mínimo, 5% dos lucros.
Com isso, você vai dar muito mais chances pro seu negócio crescer e prosperar.
3. Não treinar os colaboradores
Outro ponto crucial para o sucesso da sua empresa é saber escolher e manter bons colaboradores. Neste ponto, um erro bem comum aos pequenos empresários é o de contratar amigos ou parentes na hora de começar o negócio.
Ao invés disso, faça um bom processo seletivo, escolha os melhores profissionais e mantenha-os sempre bem treinados. Isso faz toda a diferença!
Por outro lado, caso precise demitir, não fique reticente nem se torne refém do colaborador. Tome a decisão da forma mais firme possível. Lembre-se da máxima: contrate devagar, demita rápido.
4. Falta de planejamento
Você já ouviu aquela frase “para quem não sabe onde vai, qualquer lugar serve”? É justamente o que acontece com a sua empresa quando você não tem um bom planejamento.
Faça um plano de negócio decente, elabore metas trimestrais, semestrais e anuais, e mantenha as coisas sob controle. Dessa forma, você vai ter uma noção clara de onde está indo e vai ser muito mais assertivo na tomada de decisões.
5. Resistência a mudanças
Por fim, um dos maiores erros dos pequenos empresários é a teimosia. Aquela ideia de que “as coisas sempre foram assim” é responsável pela morte de centenas de empresas todos os anos.
Ou seja, sua empresa só vai continuar viva se você entender que mudanças acontecem o tempo todo. E você precisa estar sempre aberto a novas tecnologias, ferramentas e processos. Caso contrário, seu negócio vai se tornar obsoleto e deixar de existir.
Logo, se sua empresa continua fazendo as mesmíssimas coisas nos últimos 3 anos, mude imediatamente para evitar a ruína.
Aprenda a gerenciar sua empresa
No fim das contas, o fracasso nos negócios é uma certeza incontestável para quem ignora os erros mais comuns dos pequenos empresários. Para ter sucesso, você precisa evitar estes erros e aprender a gerenciar sua empresa do jeito certo, com foco e seriedade.
No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu te mostro como administrar sua empresa e te dou dicas essenciais para não cair na dura estatística do empreendedorismo brasileiro.
Tenho certeza de que, aplicando estes conhecimentos simples, mas PODEROSOS, sua empresa vai ter muito mais chances de virar o jogo e se tornar lucrativa e perene.
E se você gostou do conteúdo, aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Lá, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.
Não deixe de conferir, também: 1 milhão antes dos 30 – Como Raul Sena ficou milionário.