Como Luiz Barsi ficou bilionário? Vida e ações do Rei dos Dividendos

2 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 50 seg


Luiz Barsi é considerado como o maior investidor pessoa física da bolsa de valores. Sendo assim, muitas pessoas têm curiosidade em saber como o Luiz Barsi ficou bilionário.

Como ele é um dos maiores investidores do Brasil, ele é uma referência para o mercado financeiro, em relação aos seus métodos e filosofia de investimento.

Inclusive, ele é conhecido como o Rei dos Dividendos, já que ele investe bastante em empresas pagadoras de dividendos.

A vida de Luiz Barsi

Luiz Barsi Filho nasceu no dia 10 de março de 1939, na cidade de São Paulo. Quando tinha apenas um ano, Barsi perdeu o pai. Filho de imigrantes espanhóis, Barsi passou a infância morando em um cortiço no bairro do Brás, em São Paulo. Dessa forma, aos 9 anos, Barsi já trabalhava como engraxate para ajudar sua mãe com as contas da casa.

Posteriormente, aos 14 anos, Barsi passou a trabalhar em uma corretora de valores mobiliários. Foi nessa idade que ele começou a se preocupar com a sua aposentadoria e a poupar o que sobrava do seu salário. Alguns anos depois ele passou a investir na bolsa de valores.

Como Luiz Barsi ficou bilionário

Isto é dinheiro

Entre 1970 e 1988, Barsi atuou como editor de economia e mercado de capitais no Jornal Diário Popular. Ele também foi editor da Revista Marketing entre 1989 e 1992. 

Atualmente ele é membro do conselho de administração da Unipar Carbocloro e presidente do conselho de administração da Eternit. Além disso, hoje em dia ele ensina sua filosofia de investimentos no canal do YouTube Ações Garantem o Futuro.

Como Luiz Barsi ficou bilionário

Luiz Barsi ficou bilionário por meio dos investimentos em empresas pagadoras de dividendos. Ele levou 50 anos para construir a sua fortuna que ultrapassa os 2 bilhões de reais. Uma curiosidade é que muitas pessoas criam um fundo de investimento quando acumulam um patrimônio tão grande.

Contudo, essa nunca foi a estratégia de Barsi, que preferiu continuar como pessoa física na bolsa de valores. Em resumo, Luiz Barsi começou a investir na bolsa aos 30 anos de idade, em 1969, um ano depois da fundação do Bovespa.

Nos anos seguintes, ele investiu em várias empresas, sempre guiado por sua filosofia de aplicar em companhias pagadoras de dividendos. Dessa maneira, Barsi não é um investidor que foca em empresas de crescimento visando a multiplicação de capital.

Como Luiz Barsi ficou bilionário

Brasil a dentro

Na verdade, a estratégia que ele sempre defendeu foi a de investir em empresas que sejam grandes geradoras de caixas e que distribuam bons dividendos. Isso porque, com esses proventos, o investidor pode comprar mais ações e aumentar sua participação.

Basicamente o objetivo de Barsi era construir uma carteira que distribuísse dividendos mensalmente para que ele pudesse se aposentar. Ele não só conseguiu se aposentar, como também se tornou o maior investidor pessoa física da B3, inspiração para muitos investidores e um verdadeiro Rei dos Dividendos.

Como Luiz Barsi escolhe ações?

A filosofia de investimentos de Luiz Barsi está fundamentada nas empresas pagadoras de dividendos. Além disso, Luiz Barsi sempre investiu com o objetivo de ficar rico no longo prazo. Desse modo, ele sempre escolheu empresas com bons fundamentos.

Por exemplo, a primeira empresa que ele comprou com a intenção de ter uma grande participação foi a Companhia Energética de São Paulo (CESP). Inicialmente, ele investia um pouco por mês, mas com o passar do tempo ele montou uma posição relevante.

Vale destacar que a estratégia de investimento de Barsi era escolher uma empresa e focar na compra de suas ações durante um período até chegar em uma quantidade específica para depois passar a comprar ações de outras empresas. Ou seja, sua estratégia não incluía uma grande diversificação.

Economia

Ao escolher ações, Barsi prefere companhias com bons fundamentos que pertençam a setores perenes. Nesse sentido, ele aplica em empresas que são fundamentais para a sociedade e que dificilmente as pessoas conseguiriam deixar de consumir o produto ou serviço oferecido por elas.

Segundo Barsi, alguns bons setores perenes são: bancários, papel e celulose, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Dentro desses setores, Barsi busca sempre por empresas com bons fundamentos e que estejam sendo negociadas abaixo do seu real valor. Desse modo, ao escolher ações ele considera:

  • Companhias que distribuem proventos regularmente;
  • Setores com produtos e serviços que são consumidos por longo períodos de tempo;
  • Boa gestão;
  • Regras societárias bem estabelecidas;
  • E por fim, empresas lucrativas.

Dentre as empresas que fazem parte da carteira de Luiz Barsi estão: Banco do Brasil (BBAS3), Klabin (KLBN3), Suzano (SUZB3), Taesa (TAEE3) e Unipar (UNIP3), Cemig (CMIG3), Eletrobrás (ELET3), Eletropaulo (ELPL3), Eternit (ETER3) e Vale (VALE3). Lembrando que essa não é uma recomendação de investimentos.

As 10 leis do sucesso do Rei dos Dividendos

A estratégia de investimento de Luiz Barsi está centralizada na ideia de comprar ações de empresas com bons fundamentos, que estejam sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial e que paguem bons dividendos. Depois de escolher essas ações, basta esperar.

Ou seja, ele é adepto do buy and hold e considera os fundamentos das empresas ao investir. Dessa forma, as dez leis de sucesso de Luiz Barsi são:

Acionista

  1. Procure ajuda de um especialista no início;
  2. Estabeleça metas alcançáveis;
  3. Determine um objetivo de longo prazo;
  4. Tenha disciplina para investir mensalmente;
  5. Seja consistente nos aportes;
  6. Comece a investir o quanto antes;
  7. Foque em dividendos e em empresas sólidas;
  8. Reinvista os ganhos para acelerar o poder dos juros compostos;
  9. Compre barato, diferenciando preço e valor;
  10. Observe o mercado e seja paciente.

Enfim, além dessas leis, Barsi possui ainda algumas frases que são verdadeiros ensinamentos, tais como:

  • Hoje, posso afirmar sem engano que ações garantem o futuro.
  • Eu não invisto em ações como essência. Invisto em projetos empresariais com perspectivas de serem bem-sucedidos. Ação é uma maneira de participar desses projetos.
  • Dinheiro, serve para fazer dinheiro.
  • Com disciplina e paciência é impossível perder dinheiro com ações.
  • Nunca compre ações com o dinheiro que você poderá precisar em breve.

Agora que você sabe como Luiz Barsi ficou bilionário e conhece algumas frases inspiradoras, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para aprender mais sobre a estratégia de investimentos de Luiz Barsi e conferir mais algumas frases inspiradoras:

Enfim, agora que você sabe como Luiz Barsi ficou bilionário, lei também a sua biografia completa: Luiz Barsi, quem é? Método de investimento e dicas para enriquecer

Fontes: Roteiro de Raul Sena e The cap

Imagens: Brasil a dentro, Isto é dinheiro, Infomoney, Economia e Acionista