Ações para se aposentar – Como escolher e quais critérios considerar

19 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 12 seg


As regras para a aposentadoria pelo INSS mudam periodicamente. Logo, para garantir uma velhice tranquila, uma boa opção é pensar em ações para se aposentar. Dessa forma, você decide com quantos anos quer se aposentar e faz investimentos chaves com esse intuito.

Entretanto, a aposentadoria não precisa ser pensada somente quando estamos chegando na velhice. É importante pensarmos nisso ainda na juventude. Assim, além de poder aposentar mais cedo, é possível conhecer o mundo ou ficar tranquilamente no interior.

Dessa maneira, dependendo das suas metas e objetivos, é interessante traçar um plano de investimentos. Em outras palavras, várias são as possibilidades de ações para se aposentar e alguma, certamente, irá se encaixar em seus objetivos.

Ações para se aposentar - como escolher, quais critérios considerar

Ingracio

Investindo na aposentadoria ainda jovem

A aposentadoria não é apenas uma coisa para a terceira idade. De antemão, o quanto antes você começar a investir e quanto maior o capital investido, mais jovem você poderá se aposentar.

Pense bem, se você tiver vinte e poucos anos e quiser se aposentar aos 60 anos, serão quase 40 anos investindo. Dessa forma, o valor direcionado para esse fim pode ser menor, já que o tempo de investimento será maior. Mas, caso você queira realmente se aposentar jovem, com 30 anos, por exemplo, terá que investir um valor maior.

Ações para se aposentar - como escolher, quais critérios considerar

Ticket log

Quanto antes você começar, mais o tempo vai poder trabalhar ao seu favor. Inclusive, quanto mais tempo um dinheiro ficar investido, mais ele vai rendendo juros. Logo, o tempo aliado aos juros te ajuda a atingir sua meta.

Como começar investir para se aposentar?

Independente da idade, o mais importante é estabelecer uma meta. Para isso, é interessante que você se faça algumas perguntas importantes e vá traçando seus objetivos.

Se questione: Com quantos anos quero me aposentar? Depois que eu me aposentar, viverei em torno de quantos anos? O que eu quero fazer com o meu tempo livre depois que me aposentar?

Todas essas questões são importantes, pois influenciam na quantidade de dinheiro investido e você possa viver com a renda dele. Ou seja, caso você queira viajar o mundo e se aposentar aos 40 anos, a quantidade de dinheiro necessária é consequentemente muito maior do que uma pessoa que planeja se aposentar aos 60 anos e levar uma vida caseira no interior.

Ações para se aposentar - como escolher, quais critérios considerar e

Saymon

Depois de definir de maneira realista quais são suas metas, não se esqueça de incluir uma reserva de emergência nas contas. Ao ver o valor resultante, não desanime. Pode parecer muito no início, contudo, esse valor vai sendo construído aos poucos, mês após mês. O que não vale é desistir.

Por fim, quando você passar por todas as etapas anteriores, é a hora de calcular como estão seus gastos mensais atualmente. Afinal, uma parte da sua remuneração mensal deverá ser investida em ações para se aposentar.

Assim, estabeleça os valores que serão investidos e, se necessário, corte gastos desnecessários. Lembre-se, um pequeno corte de custos agora, irá resultar na realização dos seus objetivos.

O que é um bom investimento para aposentadoria?

Quando se fala em investimento visando à aposentadoria, normalmente, o que primeiro pensamos é em previdência privada. No entanto, essa, dificilmente, será a melhor opção para quem busca uma rentabilidade expressiva. 

A previdência privada nada mais é do que um plano de investimento oferecido por seguradoras independentes ou de bancos. Entretanto,, esses planos têm seus custos. Os dois principais são: de administração e de carregamento. Ambas as opções visam cobrir os custos que a seguradora terá para administrar seu dinheiro. 

Inonni

Dessa maneira, as taxas são descontadas do dinheiro investido o que, em comparação com outras maneiras de investir, não compensa muito. Contudo, vale ressaltar que o melhor tipo de investimento dependerá, claro, do seu perfil de investidor.

Em resumo, um bom investimento vai depender dos seus planos. Contudo, existem algumas características gerais. Por exemplo, para ações de aposentadoria é interessante focar em vencimentos mais longos e seguros. 

Algumas opções de investimentos são:

Tesouro Direto para se aposentar

Os rendimentos do Tesouro Direto dependem da taxa Selic. Por ser um investimento para algo tão importante quanto à aposentadoria, é legal que ele seja seguro. Nesse quesito, o Tesouro Direto é o mais seguro, já que só no caso do Brasil quebrar para não ser possível retirar seu investimento. 

Ações para se aposentar - como escolher, quais critérios considerar e

Jornal contábil

LCI e LCA

Essas duas siglas representam respectivamente: Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Ambos são títulos emitidos por bancos com o intuito de conseguir dinheiro para, posteriormente, investir no setor imobiliário ou no agronegócio. 

Tanto o LCI quanto o LCA são isentos de imposto de renda e seus rendimentos variam. Acima de tudo, é importante analisá-los de acordo com as suas metas e objetivos.

Eqseed

Como dito anteriormente, é interessante investir em locais que representam maior segurança. Contudo, nada impede que uma parte de seus investimentos vá para empresas na bolsa de valores. Só tenha em mente que essas são ações que representam um risco maior e, por isso mesmo, possibilidade de retorno mais expressivo.

Ações para se aposentar

Existem diversas opções de ações para investir e se aposentar. Nesse sentido, segue abaixo algumas opções. Essa lista não é uma indicação de investimento, é apenas uma demostração de possíveis investimentos.

1- Weg (WEGE3)

A Weg, uma das maiores empresas fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, foi fundada em 1961, em Santa Catarina. Os fundadores foram Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Inclusive, o nome Weg é em referência às suas iniciais. Inicialmente, a empresa se chamava Eletromotores Jaraguá, porém, posteriormente, passou a ser chamada de Weg S.A. 

Logo Download

A princípio, a empresa produzia apenas motores elétricos. Posteriormente, na década de 80, ampliou sua gama de produtos para outros tipos, como componentes eletroeletrônicos e transformadores de força e distribuição. A Weg está na bolsa de valores desde 1971.

Recentemente, adquiriu duas Startups:

Birmind: empresa voltada para a área de tecnologia e Inteligência Artificial. 

MVISIA: Empresa focada na aplicação de inteligência artificial.

Itaúsa (ITSA3)

A empresa teve início em 1966, com a fundação do Banco Federal Itaú de Investimentos S.A. A Itaúsa é uma holding. Em outras palavras, é uma sociedade de participações. As principais empresas do Itaúsa são: Itaú Unibanco, Elekeiroz, Itautec, Alpargatas da Havaianas e Duratex. A Itaúsa é uma das melhores pagadoras de dividendos da bolsa. 

Ações para se aposentar - como escolher, quais critérios considerar e

Logo Download

Em 1970 seu nome foi alterado para Banco Itaú Português de Investimento S.A. Posteriormente, aumentou sua participação na área de investimentos, logo se tornou acionista de várias instituições financeiras do Itaú. Conforme foi se desenvolvendo, o banco viu a necessidade de separar os dois, como banco de investimento e como holding do conglomerado.

Portanto, deixou de ser um banco de investimentos e virou a empresa líder das Instituições Financeira Itaú. Mas foi somente em 1991 que o nome atual Itaúsa foi aprovado.

Fleury (FLRY3)

A Fleury teve início em 1926, em São Paulo. Sempre voltada para a inovação e com a preocupação de investir em seu crescimento, a empresa foi pioneira em diversos aspectos. Por exemplo, ela foi a primeira a oferecer atendimento informatizado ao cliente, em 1982. Anos depois, em 1998, foi ainda a primeira empresa do mundo a disponibilizar os resultados de exames via internet. 

Logos PNG

A partir de 2015, com a venda das ações dos médicos sócios, a empresa passou a ter uma nova divisão societária. No decorrer dos anos, a Fleury fez diversas aquisições, entre elas a marca Felippe Mattoso e a Weinmann. 

A Fleury abriu o capital em 2009 e, a partir de 2018, passou a fazer parte do Ibovespa. Além disso, é uma empresa que faz bons pagamentos de dividendos, sendo um atrativo para quem quer viver de renda.

Para saber mais sobre ações para se aposentar assista ao vídeo:

O que achou do post? Se gostou, leia também sobre Ações pouco visadas que podem explodir na bolsa de valores

Fontes: verios, London Capital, blog.rico, Weg, Itausa e Fleury

Imagens: Ingracio, Ticket log, Logo Download, Seu crédito, Diário do comércio, Jornal contábil, Pontoon, Eqseed, Saymon, Logo Download e Logos PNG