Que tipo de investidor você é? Quiz e perfil de investidor


Na bolsa de valores a gente encontra de tudo, tem os especuladores, os holders, os holders nutella, os mãos de alface que vendem na primeira quedinha, os iniciantes, os aspirantes a bilionários, os discípulos de Barsi, os value investors. Mas será qual tipo de investidor você realmente é?

Nós aqui do Investidor Sardinha, criamos um teste divertido que vai te dizer exatamente qual é o seu jeito de investir, só não vale ficar bravo, se você gostou desse tipo de dinâmica, é só deixar o seu comentário que nós podemos fazer outras vezes, espero que se divirtam!

Características dos tipos de investidores

Além dos tipos de investidores como holders e traders, existe ainda a classificação de perfis de investidores. Enquanto o Quiz acima se baseia sobretudo nos fatores que fazem com que você compre ou venda ações, o perfil de investidor está mais relacionado com outros fatores, como por exemplo, a sua tolerância ao risco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do nível de risco tolerado, o perfil de investidor também varia de acordo com a idade, conhecimento sobre o mercado financeiro e objetivos ao investir. Sendo que, o perfil de investidor não é definitivo, ele pode mudar com o tempo.

Enfim, ao aliar seu tipo de investidor com seu perfil, você pode realizar aportes mais acertados que irão contribuir para a realização dos seus objetivos pessoais. Os três principais perfis de investidores são:

1- Perfil conservador

O investidor conservador é aquele que não gosta de correr riscos, logo, ele prioriza os ativos mais seguros. Em outras palavras, o investidor conservador é aquele que prefere não arriscar seu patrimônio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Que tipo de investidor você é? [Quiz]

Exame

Contudo, existe uma relação entre risco e retorno, o que faz com que as aplicações mais seguras proporcionem um retorno menor. Levar em consideração essa relação é essencial para estabelecer o retorno pretendido com a aplicação e para calcular em quanto tempo os objetivos com o investimento poderão ser atingidos.

Geralmente os investidores conservadores preferem alocar a maior parte da sua carteira em títulos de renda fixa, como por exemplo, tesouro direto e CDBs. Porém, eles também podem aplicar uma parte em ativos de risco moderado para diversificar a carteira e potencializar os retornos.

2- Perfil moderado

É o investidor que aceita correr uma certa dose de risco para obter retornos maiores. Esse tipo de investidor pode conseguir retornos superiores ao investidor conservador, já que ele se arrisca um pouco mais. Um detalhe importante é que o investidor moderado não toma riscos de maneira não deliberada.

Ou seja, o investidor moderado analisar bem os riscos e verifica se a rentabilidade oferecida é equivalente ao risco a ser corrido. Normalmente os investidores com esse perfil alocam cerca de 50% em ativos conservadores e o restante em ativos de renda variável, com diferentes graus de risco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Que tipo de investidor você é? [Quiz]

Empreender dinheiro

3- Perfil arrojado

Por fim, o investidor arrojado é aquele que está disposto a correr grandes riscos, em troca da possibilidade de altos retornos. Esses investidores aplicam principalmente em ativos mais arriscados de renda variável, como por exemplo, as ações. Entretanto, eles também podem alocar uma pequena parte da sua carteira em ativos mais conservadores.

Outros fatores importantes além do perfil de investidor

Respeitar o seu perfil de investidor é fundamental ao escolher uma aplicação financeira. Por exemplo, se um investidor conservador decide ignorar seu perfil e aplicar em ativos mais arriscados, ele pode ficar com medo de perder dinheiro, fazer o resgate no momento errado e ter prejuízos.

No entanto, além do perfil existem outros fatores que impactam suas aplicações e devem ser considerados ao investir, tais como:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- Duração do investimento e o perfil de investidor

Verificar o tempo que o dinheiro ficará aplicado é fundamental para que você possa escolher os ativos ideais de acordo com o prazo para a realização dos seus objetivos. As aplicações de curto prazo são aquelas com vencimento de até 3 anos.

Apprenda fixa

No médio prazo estão os investimentos entre 4 a 9 anos e por fim, acima de 10 anos temos as aplicações de longo prazo. Um detalhe importante sobre o prazo das aplicações, é que quanto menor for o tempo que você pretende deixar o dinheiro aplicado, mais conservador você deve ser na escolha do ativo.

Isso porque, se você pretende usar o dinheiro em pouco tempo, então não é recomendado deixar seus recursos aplicados em ativos que passam por fortes oscilações e podem fazer você perder dinheiro no curto prazo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2- Liquidez da aplicação

A liquidez é a facilidade com que o investidor consegue resgatar sua aplicação financeira. Alguns ativos não podem ser resgatados antes do vencimento ou causam prejuízos caso sejam resgatados de forma antecipada. Por isso, considere o prazo dos seus investimentos e a liquidez ao analisar os ativos disponíveis.

3- Retorno esperado

Como dito anteriormente, existe uma relação entre risco e retorno em todos os investimentos. Por isso, é muito importante que ao escolher o ativo você considere não apenas o retorno pretendido, mas também a duração da aplicação e o seu perfil de investidor.

Que tipo de investidor você é? [Quiz]

Clube do valor

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Vale destacar que normalmente, quanto maior for o prazo da aplicação, maior é o retorno oferecido. Da mesma maneira, ativos sem liquidez (que não podem ser resgatados antecipadamente), são considerados mais arriscados e por isso oferecem um rendimento mais interessante.

Enfim, se você não gostou do seu resultado no quiz, talvez seja a hora de você estudar mais. Para isso, você pode acessar outros artigos do nosso site ou se inscrever no nosso canal, é só procurar por Investidor Sardinha. Aproveite também para aprender Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Fontes: Bussola do investidor, Investidor Sardinha e Uol

Imagens: Exame, Empreender dinheiro, Apprenda fixa e Clube do valor

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conte-nos a sua opinião...