Ainda dá tempo de INVESTIR em FIIS? (o melhor JÁ PASSOU?)

Descubra se esse é o momento ideal para investir em FIIs ou se essa oportunidade já deixou de ser uma opção para a sua carteira! Leia mais.

16 de maio de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Algumas pessoas têm me perguntado se atualmente é um bom momento para investir em FIIs, os fundos imobiliários, e confesso que essas perguntas me deixaram um pouco preocupado.

Então, no artigo de hoje vou falar exatamente sobre investir em FIIS, se é um bom momento para isso ou se o timing dos fundos imobiliários já passou.

Ainda é um bom momento para investir em FIIS?

Recentemente, houve uma fragilização na reputação dos fundos imobiliários, graças às FIIs de papel. Esses fundos são especializados em dívidas, concedendo empréstimos financeiros a empresas do setor imobiliário.

No entanto, alguns desses fundos passaram um pouco dos limites na distribuição dos dividendos, fazendo novas emissões e inflando o valor das cotas.

Além disso, a taxa Selic em patamares elevados tornou a renda fixa mais atrativa entre 2022 e 2023, competindo diretamente com os FIIs.

No entanto, nos últimos 12 meses, o IFIX, índice que mede o desempenho dos principais FIIs brasileiros, apresentou uma alta significativa, mostrando uma recuperação relevante em alguns fundos.

Como aprender a analisar fundos imobiliários?

Quando for analisar os FIIs, levante todas as informações possíveis e acessíveis, como histórico de dividendos, o histórico da taxa de vacância dos imóveis e até mesmo o preço em relação ao valor patrimonial para ver se ele faz sentido.

Também vale a pena analisar a empresa que cuida desse patrimônio para saber se não estão cometendo equívocos na gestão do mesmo e até mesmo verificar o RI – Relação com Investidores, o site onde empresas e fundos imobiliários disponibilizam todas as informações para os investidores, como os balanços mensais ou trimestrais.

Mantenha a atenção, pois apesar das incertezas, ainda é possível encontrar boas oportunidades ao estudar atentamente o cenário dos fundos imobiliários.

Mas não caia na armadilha de seguir modinhas ou críticas infundadas de que fundos imobiliários não valem mais a pena.

Imagine descobrir mais adiante que o IFIX performou melhor do que a Ibovespa ou carteiras de renda fixa e se arrepender?

Portanto se informe, analise com cautela e esteja preparado para tomar decisões embasadas para não comprar mais caro.

Dá uma olhada nesse meu vídeo onde mostro com detalhes o aque analisar na hora de investir em FIIs:

Aprenda a analisar fundos imobiliários e se manter informado assistindo os nossos vídeos no canal do @investidorsardinha e também acompanhe nosso Instagram @oraulsena.

Além disso, considere entrar para a nossa escola AUVP para receber treinamento especializado aprofundar seu conhecimento no mundo das finanças.

Não deixe de conferir também: Tipos de FIIs: conheça todas as opções disponíveis

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil