Bolsa de Valores caindo: como se proteger?

27 de março de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 19 seg


Nos últimos meses, a Bolsa de Valores vem mantendo uma tendência de baixa e deixando muitos investidores apreensivos. A queda do Ibovespa pode ser explicada por diversos fatores, incluindo o atual risco fiscal do país. Nesse contexto, muita gente fica sem saber o que fazer com as ações da Bolsa caindo tanto. Como se proteger dos prejuízos diante do Ibovespa em queda livre?

A verdade é que as empresas da Bolsa vêm sofrendo com o cenário de instabilidade econômica. Desde a máxima recente de 120 mil pontos, registrada em 21 de outubro de 2022, o Ibovespa caiu mais de 17%.

Parte disso se deve à possibilidade de aumento dos gastos públicos e descontrole fiscal que, consequentemente, podem trazer mais inflação e juros altos. Por tudo isso, a Bolsa de Valores perdeu os 100 mil pontos na semana passada.

O que fazer com a Bolsa em queda?

O grande problema de momentos como este em que estamos é a forma como a gente tende a se comportar. Sempre que a bolsa cai, é comum que os investidores procurem se informar a respeito, pelos meios de comunicação.

O problema é que, quase sempre, os “especialistas” não trabalham com investimentos, mas com notícias.

Dessa forma, estamos lidando com verdadeiros “caçadores de manchetes”. E eles sempre vão mostrar um cenário pessimista demais, na baixa, e otimista demais na alta da Bolsa.

Logo, se você se deixa levar pelo noticiário político e econômico, acaba caindo numa das armadilhas mais comuns do mercado. Você passa a achar que o pior momento para investir é quando a Bolsa está caindo.

Por outro lado, se convence que o melhor momento para comprar ações é quando o Ibovespa está em alta. E isso vai te fazer perder dinheiro.

Bolsa em queda – fim do mundo?

A queda da Bolsa de Valores não significa que o Brasil vai acabar nem que é o fim do mundo. São apenas ciclos de mercado. E você precisa entender isso de uma vez por todas.

Caso contrário, você vai vender suas ações, agora, e comprar muito mais caro quando a Bolsa começar a subir.

Dessa forma, você vai seguir a cartilha do perdedor: sempre comprar na alta e vender na baixa. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é para de dar atenção ao que o jornal está falando sobre o mercado financeiro.

Compre boas empresas na baixa

Tem uma forma muito eficiente de lidar com a queda da Bolsa. Ao invés de ficar grudado na TV e nos sites e canais de economia, comece a focar sua atenção nas ações, em si. Analise os relatórios divulgados pela empresa, veja como andam a receita, o lucro, o endividamento e por aí vai.

Assim, você vai ficar muito mais confiante nos seus investimentos, mesmo em momentos de queda do Ibovespa e histeria generalizada.

Afinal, se a empresa está mantendo os fundamentos, pouco importa se as ações estão caindo ou subindo. Isso não vai mudar absolutamente nada na sua vida. Até porque, como alguém inteligente, você investe pro longo prazo!

Todos dizem que as ações vão cair

Você já entendeu que, como um investidor inteligente, não deve dar ouvidos ao que andam dizendo por aí. Você analisa as empresas e tira suas próprias conclusões.

Mas, se ainda assim você quiser se guiar pelas notícias do dia, eu tenho uma receita perfeita.

Faça o seguinte: se o noticiário disser que está tudo caindo e o mundo acabando, compre ações. Se, por outro lado, disser que está tudo indo muito bem, lindo e maravilhoso, tranque o reto imediatamente.

Assim, você vai sempre andar na contramão do mercado e ser um investidor lucrativo, no longo prazo.

Lembre-se: a cotação das ações nada mais é que o valor negociado naquele dia por uma fração minúscula dos investidores. O valor da empresa, de fato, não tem nada a ver com isso!

Aprenda a investir na baixa

Se você ainda não sabe como investir, mesmo quando as ações estão caindo, saiba que existem muitas formas de aproveitar as melhores oportunidades do mercado financeiro.

Para aproveitar essas oportunidades e investir do jeito certo, um bom caminho é a escola de investimentos AUVP (A Única Verdade Possível). Lá, você aprender a investir, do zero a investidor, em apenas oito semanas.

Gostou do conteúdo? Agora que você já tá sabendo da bolsa caindo, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho o que fazer com a Bolsa em queda livre.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: 3 sinais de que sua carteira de investimentos é boa.