Dólar caindo – Motivos, fortalecimento do real e os investimentos

18 de maio de 2021 - por Jaíne Jehniffer


Com o dólar alto, muitas pessoas ficam em dúvidas se investir no exterior no momento é uma boa opção. Entretanto, apesar de ainda estar bem alto, o dólar está caindo, o que impacta o Brasil de várias maneiras.

Primeiramente, com a queda do dólar as bolsas de outros países podem passar por uma alta. Além disso, os consumidores também se beneficiam, já que vários bens são importados para o Brasil, como, por exemplo, itens tecnológicos e automóveis.

Apesar de falarmos sobre a queda do dólar e a possibilidade de investir no exterior, esse texto não deve ser considerado como uma indicação de investimentos.

Motivos para o dólar estar caindo

Quando foi criado, o 1 real era equivalente à 1 dólar. No entanto, com o passar do tempo, o dólar superou o real e durante a pandemia do Covid-19 subiu bastante. Inclusive, em março de 2021 o dólar estava custando R$ 5,80. Porém, depois de toda essa alta, no momento em que este texto está sendo escrito, o dólar está caindo e está custando R$ 5,26.

A tendência apontada pelos economistas, é que o dólar continue caindo. Dentre os motivos para essa queda, temos que a taxa de juros nos EUA está quase zerada e o governo aprovou a impressão de mais dinheiro, com o objetivo de diluir os efeitos da crise e estimular o crescimento econômico. Portanto, os motivos que podem resultar na queda contínua do dólar são:

Dólar caindo - Motivos, fortalecimento do real e os investimentos

Veja

1- Déficit em conta corrente: Dentre os motivos que podem ocasionar a queda do dólar está o aumento do déficit em conta corrente dos EUA. Isso significa que os Estados Unidos estão importando mais bens e serviços do que exportando.

2- Valorização do euro: O dólar está se desvalorizando em comparação com várias moedas fortes, inclusive o euro. Sendo que o euro se valorizou depois que a França e a Alemanha concordaram com um pacote de estímulo fiscal e emissão de títulos.

3- Falta de impedimentos: Por fim, temos ainda que o Federal Reserve aparentemente não tomará grandes medidas para impedir a queda do dólar.

Fortalecimento do real

A expectativa é que o dólar continue caindo, ao passo em que o real passe por oscilações e se fortaleça nos próximos meses, até o final do ano de 2021. Essa tendência de fortalecimento do real tem como motivação:

  1. Subida da Selic: Com a pandemia, a taxa Selic chegou à sua baixa histórica e ficou em 2%. Contudo, ela está subindo aos poucos e atualmente está em 3,5% ao ano. A expectativa é que em breve ela suba para 4,25% e feche o ano em 5,5%. Sendo que, com a alta dos juros, os investidores internacionais ficam mais interessados em investir a curto prazo no Brasil. 
  2. Valorização das commodities: Matérias-primas como metais, celulose e grãos estão em alta e como o Brasil é um grande exportador dessas commodities o país aproveita para faturar em dólares.
  3. Aumento no nível de exportações: O aumento das exportações resulta na entrada de recursos estrangeiros no Brasil o que impacta positivamente a balança comercial
Dólar caindo - Motivos, fortalecimento do real e os investimentos

Pag Brasil

Entretanto, o fortalecimento do real está ameaçado por três fatores que causam incertezas no mercado de câmbio: 

1- Aumento da inflação

 A inflação é causada pelo excesso de dinheiro em circulação, que resulta no aumento da demanda e causa a elevação dos preços de bens e serviços.

Com a inflação subindo cada vez mais, os agentes econômicos podem achar que os preços vão continuar subindo. Essa expectativa de alta faz com que os preços continuem a subir, independente da elevação da taxa Selic e da queda do dólar.

2- Aumento dos juros nos EUA

Os juros baixos são usados como uma maneira de estimular o consumo e o crescimento econômico. No momento, os juros nos Estados Unidos ainda estão baixos.

Mas se os juros forem elevados, os investidores podem ser atraídos para aplicarem no mercado norte-americano, ao invés de investirem em países emergentes como o Brasil.

Exame

3- Descontrole dos gastos do governo brasileiro

O crescimento acelerado da dívida pública é motivo de grande preocupação, já que quanto maior a dívida, maiores são os riscos do governo não honrar seus compromissos financeiros. Essa perspectiva faz com que os investidores estrangeiros não queiram aplicar no Brasil, já que o risco de calote é alto.

Dólar caindo e os investimentos

Investir no exterior é uma boa forma de diversificar a carteira de investimentos e se proteger contra as oscilações da economia nacional.

No entanto, muitos investidores ainda ficam em dúvida se este é um bom momento para investir nos EUA, já que o dólar está bem alto. Porém, independente de quando você investir, você sempre vai achar o dólar caro.

No momento o dólar está caindo e historicamente em diversos momentos ele passou por uma grande desvalorização. Mas é importante considerar que dificilmente o dólar vai cair a ponto de ficar abaixo do real.

Outro ponto a ser considerado é que ao investir nos EUA, você irá aplicar em empresas. Logo, é importante comparar o desempenho histórico do S&P 500 e do Ibovespa:

Dólar caindo

Ao analisarmos o gráfico, podemos notar que o S&P 500 geralmente possui sempre um desempenho melhor do que o Ibovespa, afinal de contas, ele mede um mercado muito maior do que o Ibovespa.

Portanto, podemos concluir que a tendência do dólar e do S&P 500 é sempre ficar mais alto do que o real e o Ibovespa, no longo prazo.

Sendo assim, o investimento no exterior a longo prazo ainda compensa, mesmo que o dólar esteja caro, já que historicamente o S&P 500 tem um resultado melhor do que o Ibovespa.

Além disso, apesar de ainda estar caro, no momento o dólar está caindo. Enfim, agora que você conhece os fatores envolvidos na queda do dólar, veja o vídeo de Raul Sena e descubra se esse é um bom momento de investir no exterior:

Agora que você conhece a tendência de queda do dólar, descubra como Investir no exterior – Como funciona, vantagens e formas de investir

Fontes: Uol e BBC

Imagens: Pag Brasil, Veja, Infomoney e Exame

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil