Brasil é o próximo alvo de Trump? O que está rolando?

Quem será o próximo alvo de Donal Trump? Todos os dedos apontam para o Brasil e é quase improvável que consigamos fugir disso. Entenda!

18 de fevereiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


A geopolítica não está nos dando paz e novamente, vamos ter que falar sobre algumas ações que Donald Trump tem tomado. Trump decidiu tributar o México e o Canadá, ele tinha dito que faria isso, mas pegou algumas pessoas de surpresa. Inclusive, ressaltou que não existe nada que esses países possam fazer para não serem tributados. Afirmou também que irá tributar a União Europeia e um dos próximos alvos muito prováveis é o Brasil. Até porque nós tributamos os EUA mais pesado que esses outros países. Inclusive, nem sei como não entramos nessa primeira leva.

Mas afinal, os EUA não vão sofrer com essas sanções? Sim e já estão sofrendo, pois os países se uniram e propuseram uma taxação para os EUA. No entanto, a proporção do que os EUA importa para o Canadá e para o México é muito inferior do que o contrário. Mas então, isso não impacta os Estados Unidos? Impacta sim e Trump está ciente disso.

E tem uma outra coisa grave que as pessoas não estão analisando que é o seguinte. Os EUA importam muita matéria-prima para a indústria americana, com isso, o custo de matéria-prima deles vai ser muito mais caro e isso, consequentemente, também vai afetar o custo final.

Então, essa consequência que ele está comprando não é simples. Mas é claro, que ele deve ter um plano para isso.

EUA já fez isso antes

Essa não é a primeira vez que os EUA fizeram isso. Em 1930, os EUA criou a Tarifa Smoot ou Hawley e implementou políticas comerciais protecionistas. Mais de 20 mil bens tiveram suas tarifas afetadas. As tarifas foram as segundas mais altas em toda a história do país e isso fez com que os EUA sofressem uma redução de 67% nas exportações e importações durante a Grande Depressão. Inclusive, muitos especialistas dizem que foi essa atitude que exacerbou a Grande Depressão.

Voltando ao cenário atual, hoje os EUA está com a balança comercial negativa, ele compra mais dos outros países e o que Trump está tentando fazer é deixar essa balança positiva. Porque, com esse isolamento do país, a indústria americana vai ter que produzir mais e essa é a explicação mais óbvia.

E sabe que país faz isso há muitos anos? O Brasil! Somos um país que sempre cobrou impostos muito altos de outros países, com o intuito de fortalecer a indústria nacional.

Então, o que os EUA está semeando é uma inflação própria. Vai contra o que todos os economistas liberais encontram e muito de encontro ao que Trump sempre criticou que é a interferência do estado protecionista na economia.

Consequências virão

Essa escolha de Trump é uma escolha perigosa. Não acho que os EUA vai sofrer as mesmas consequências que nosso país, no entanto, algum tipo de consequência vai vir disso. Acredito muito mais que ele está lutando para impedir o crescimento da China, só que fazendo isso, acredito que ele acabou favorecendo a China.

Não tenho competência para afirmar se é isso ou não, mas acho que essa situação de acuar os países, vai fazer com que eles procurem outros parceiros comerciais. E quem eles procurariam? Provavelmente a China. Não é um mercado do mesmo tamanho que o americano, acredito que todos os países vão sofrer, mas não acho que os EUA é um país 100% autossuficiente que pode viver isolado como se fosse uma ilha.

Sinceramente, estudei bastante sobre o assunto, sobre essas atitudes do Trump e mesmo quem concorda com ele, não consegue explicar de onde vem o bônus por tomar essas decisões. Talvez seja apenas uma forma de dar um susto, para então começar a negociar, como se fosse uma medida educativa.

Quais os impactos se o Brasil for tributado?

Acredito que o próximo movimento de Trump vai ser tributar o Brasil. Mas afinal, quais são os impactos disso? Os EUA é nosso segundo maior parceiro comercial e, atualmente, o Brasil tributa muito mais os EUA do que o contrário.

Caso o Brasil seja tributado, o presidente Lula falou em uma retaliação, tributando de volta os Estados Unidos. No entanto, não acredito que isso faça sentido, porque nós já tributamos e não sei se existe espaço para aumentar ainda mais esse tributo. Além disso, com a popularidade do Lula atualmente, acho que essa decisão iria piorar as coisas para ele politicamente.

Então, o que acho mais provável é que a gente se una a algum outro país, mas não acho que faremos umam retaliação desse tipo.

Enfim, se você quer entender melhor sobre todo o cenário geopolítico atual, te convido a assistir o vídeo em que explico mais detalhadamente sobre.

E se você quer aprender a investir e lucrar mesmo em meio a esse cenário, te convido aconhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Leia também: O que a volta de Trump significa para o seu bolso?

FIIS é um investimento para idiotas em 2025?

A BYD vai arrebentar o mercado? O que está rolando?

O que os 1% mais ricos do mundo fizeram?

Trump vs Venezuela, banco brasileiro compra o Master e mercado explodindo