1 de outubro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tenho algumas dicas importantes sobre o que você tem que procurar, quando está analisando uma empresa para fazer um investimento.
Investir não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com as ferramentas certas e os indicadores adequados, é possível avaliar se uma empresa realmente tem potencial para gerar valor no longo prazo.
Veja também: 5 investimentos que PARECEM bons, mas na verdade são podres
Site de análise de empresas
O primeiro passo é escolher uma plataforma confiável para acessar os dados financeiros dos ativos. Tem a Investidor 10, a Status Invest e a que nós desenvolvemos aqui na AUVP que é a AUVP Analítica, que é bem completa.
O importante é escolher um site com o qual você tenha mais afinidade e facilidade de usar.
O preço importa?
Muitos investidores iniciantes cometem o erro de analisar apenas a cotação de uma ação ou seu histórico gráfico. No entanto, isso é pouco relevante para saber se uma empresa é realmente boa.
O que importa de fato é a lucratividade. Ao investir em uma ação, você está comprando um pedacinho da empresa. Assim como faria ao abrir um negócio próprio, o mais importante é entender se ela dá lucro e quanto sobra depois das despesas.
No longo prazo, o preço de uma ação acompanha o lucro da empresa e não o contrário. O mais importante é avaliar os indicadores fundamentais.
Mas afinal, quais são esses indicadores? Confira a seguir os que considero mais importantes:
- P/L (Preço/Lucro): mostra quantas vezes o lucro da empresa você está pagando ao comprar suas ações.
- P/VP (Preço/Valor Patrimonial): indica se a empresa está sendo negociada acima ou abaixo do valor de seus ativos.
- Margem Líquida: revela quanto de lucro sobra em relação à receita total.
- ROE (Retorno sobre o Patrimônio): mede a eficiência da empresa em gerar lucro com o capital que possui.
- Endividamento (Dívida Líquida/EBITDA): mostra a relação entre a dívida da empresa e sua capacidade de geração de caixa.
Ao analisar empresas para investir, um dos indicadores mais importantes de eficiência é o ROE (Return on Equity). Em termos simples, o ROE mostra quanto uma empresa consegue gerar de lucro para cada real do patrimônio dos acionistas.
Analisando empresas de forma simples
Muita gente complica demais a análise de ações. Embora existam ferramentas sofisticadas, você pode começar com o básico:
- Empresa lucrativa
- Crescimento constante de receita e lucro
- Baixo endividamento
- Gestão eficiente
A partir disso e entendendo também o contexto da sua carteira, com certeza você vai conseguir construir uma carteira lucrativa e de acordo com suas necessidades.
Quer entender como analisar na prática? Então assista ao vídeo em que falo mais detalhadamente sobre esses indicadores e mostro na prática como faço essas análises.
E se você quer aprender a investir, mas não sabe por onde começar, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Como construir patrimônio: 6 dicas e passo a passo para construir o seu