ROE, o que é? Para que serve, cálculos, como analisar e cuidados

15 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 9 seg


O ROE é um indicador que relaciona o lucro líquido e o patrimônio líquido de uma empresa, com o intuito de analisar a eficiência da sua gestão. Sendo que, de maneira geral um ROE alto aponta para uma gestão mais eficiente.

Dessa maneira, o ROE é um dos indicadores utilizados na análise fundamentalista e ajuda os investidores a identificarem qual o retorno médio que a empresa oferece para os acionistas.

No entanto, esse indicador não deve ser usado sozinho, pois pode levar a erros de interpretação. Por isso, ao analisar uma empresa, prefira comparar o resultado de vários indicadores fundamentalistas.

O que é ROE?

ROE é a sigla de Return on Equity ou em português Retorno Sobre Patrimônio Líquido. Ele é um indicador usado para relacionar o lucro e o patrimônio líquido de uma companhia.

Sendo assim, ele é um dos principais indicadores da análise fundamentalista, onde o investidor analisa a saúde financeira e o potencial de crescimento futuro de uma empresa.

ROE

Inside marketing

Nesse sentido, os investidores geralmente preferem empresas com ROE alto, já que essas companhias tendem a ter uma gestão mais eficiente, o que pode resultar na valorização futura dos papéis da empresa. Isso porque, a rentabilidade impulsiona o lucro e normalmente os preços das ações seguem a geração de lucro no longo prazo.

ROE, ROI e ROA

O ROE é um indicador que ajuda os investidores a analisar a eficiência da gestão da empresa. Já o ROI (Return Over Investiment) é usado para analisar o retorno obtido ao investir em determinado projeto. Por exemplo, o ROI pode ser usado para medir o retorno proporcionado por uma ação de marketing.

ROE

Consiglio web

Para finalizar, o ROA (Return On Assets), é usado ao analisar o retorno sobre os ativos da companhia. Ou seja, ele estabelece a relação entre o valor dos bens da empresa somados e o lucro obtido no período. Logo, ele considera não apenas o patrimônio líquido, mas também patrimônios materiais e simbólicos, como por exemplo, prédios, colaboradores e maquinário.

Para que serve?

O ROE serve para que o investidor e o gestor da empresa, possam analisar a eficiência da gestão. Nesse sentido, o investidor pode usar o ROE juntamente com outros indicadores para decidir se vale a pena ou não aplicar em determinada empresa.

ROE

The cap

Além disso, o ROE pode ser usado para comparar a rentabilidade da empresa com o rendimento de outras pertencentes ao mesmo setor. Já os gestores podem usar o ROE para analisar o percentual que ela possui a partir dos recursos acumulados para movimentar o processo produtivo.

Portanto, ele pode servir para que medidas sejam tomadas visando o aumento do ROE, como, por exemplo, distribuir mais dividendos para que a reserva de lucros seja escoada e o indicador aumente.

Cálculos do ROE

Para calcular o ROE basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido registrado no período contábil anterior. Desse modo, a fórmula é ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido. Se a intenção for usar o ROE em percentual, basta multiplicar o resultado por 100.

Sendo que, o lucro líquido é o resultado que temos ao subtrair da receita da empresa os custos registrados para oferecer os produtos e serviços para os clientes. Um detalhe importante é que se forem subtraídas apenas as despesas variáveis que estão diretamente relacionadas com a produção da empresa, temos o lucro bruto.

Empreender dinheiro

Porém, se considerar todos os custos e despesas, como, por exemplo, salários, impostos e matéria-prima, nós temos o lucro líquido. Por outro lado, o patrimônio líquido é a diferença entre os ativos e os passivos da companhia. Alguns exemplos de ativos são o dinheiro em caixa, bens e máquinas.

Já os passivos podem ser dívidas a pagar e parcelas de empréstimos. Para encontrar esses dados, basta entrar nos sites das empresas ou da B3 e acessar a Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP). Entretanto, caso você não queira realizar os cálculos, existem sites na internet que disponibilizam os indicadores da empresa já calculados.

Como analisar o ROE?

Quando uma empresa tem um ROE alto, significa que ela provavelmente possui uma gestão eficiente que gera lucro através de uma estrutura mais enxuta e precisa de menos investimentos. Apesar de o ROE alto ser considerado mais vantajoso, não existe um número exato que determine se ele está alto ou baixo.

Inclusive, pode acontecer de uma companhia ter ROE baixo e não ter uma gestão ruim. Enfim, um ROE alto pode indicar outras situações além da performance da gestão:

  • Ativo baixo: Possuir um ativo baixo é considerado como um fator de risco em situações de crise ou emergências.
  • Passivo grande: O ROE alto também pode indicar um passivo grande, onde o patrimônio líquido fica baixo e também impactam o fluxo de caixa.
  • Resultados instáveis: Um ROE alto pode indicar ainda que os resultados da empresa são instáveis, o que dificulta a precisão dos cenários futuros.

Gvc consultoria

Assim como o ROE alto pode ter vários significados, o ROE baixo também pode indicar cenários diferentes. A explicação mais óbvia é que a empresa com ROE baixo não possui uma gestão eficiente.

Contudo, o retorno sobre patrimônio líquido baixo também pode indicar que a companhia é lucrativa e estável, mas os lucros estão sendo acumulados e aumentando o patrimônio líquido ao invés de serem distribuídos como dividendos.

Por fim, é possível que ao realizar os cálculos você encontre um ROE negativo. Esse resultado indica que a empresa teve um lucro negativo, isto é, a companhia teve prejuízo em determinado período. Neste caso, vale a pena verificar os motivos que levaram a empresa a ter um resultado negativo em seu lucro.

Cuidados

É preciso tomar alguns cuidados ao utilizar o ROE na análise de uma empresa, já que o ROE alto ou baixo pode ter vários significados. Dessa forma, o indicador deve ser considerado em conjunto com outros indicadores e não sozinho.

Mashvisor

É muito importante que o investidor compare o ROE com os demais indicadores da empresa e não tome suas decisões baseado apenas nele. Além disso, alguns investidores utilizam o ROE de acordo com o seu perfil de investidor.

Por exemplo, alguns investidores acreditam que se o ROE for menor que 5%, as ações da empresa representam um risco tão alto que não vale a pena verificar porque ele está tão baixo. Em contrapartida, alguns investidores acreditam que um ROE baixo pode ser uma oportunidade para obter bons resultados no futuro quando as ações se valorizarem.

Agora que você sabe como o ROE funciona, conheça alguns outros Indicadores econômicos, o que são? Importância e lista completa

Fontes: Toro radar, Warren e Rico

Imagens: The cap, Investidor 10, Consiglio web, Inside marketing, Empreender dinheiro, Gvc consultoria e Mashvisor