Como guardar dinheiro sendo casado? Dicas para que o casal invista

13 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 54 seg


Muitas pessoas se questionam como guardar dinheiro sendo casado. Afinal de contas, o que fazer quando uma pessoa quer investir, mas a outra quer gastar?

Ao se casar, você passa a viver uma vida em conjunto. Isso significa que as suas atitudes refletem na outra pessoa. Por isso, para juntar dinheiro sendo casado, é preciso que os dois estejam comprometidos com isso.

Lembrando que, apesar de falarmos sobre como guardar dinheiro sendo casado, este texto não deve ser considerado como uma recomendação ou indicação do que você deve fazer em sua vida financeira ou pessoal.

Como guardar dinheiro sendo casado?

Se você está em um relacionamento e quer começar a investir, a primeira coisa que você precisa fazer é conversar com o seu parceiro ou parceira. A maioria dos casais tem problemas de comunicação e evitam falar sobre assuntos espinhosos. Entretanto, para uma vida financeira a dois funcionar bem, é preciso de conversas francas.

Sendo assim, se você quer guardar dinheiro sendo casado, você deve conversar sobre isso. Nessa conversa, é preciso falar sobre o que vocês querem para o futuro, que envolva dinheiro. Ou seja, a ideia é que vocês dois falem quais são os sonhos de vocês.

Ao conversar sobre isso, é possível que muitos dos sonhos de você dois se encaixem. Pode acontecer ainda do sonho da sua esposa ou esposo se tornar o seu sonho. Uma dica é anotar os sonhos de vocês dois para identificar quais se encaixam e quais são opostos.

Como guardar dinheiro sendo casado

Mobills

No entanto, na conversa pode acontecer de vocês notarem que vocês não possuem sonhos iguais. Nesse momento, a conversa pode ficar meio tensa. No caso de vocês não terem sonhos em comum, talvez os dois tenham que ceder em alguns aspectos.

Outra opção é criar sonhos novos que sejam dos dois. Se nenhum dos dois quiser ceder ou criar novos sonhos, talvez vocês percebam que não se encaixam tanto assim. Caso necessário, vocês podem recorrer a uma terapia de casal. Seja como for, o diálogo (sempre com amor e respeito) é muito importante na vida de um casal.

Sonhos do casal

O ideal é que o casal tenha os mesmos sonhos, já que depois de casados os dois passam a viver uma vida à dois. Por exemplo, se você tem o sonho de comprar uma casa, você não vai viver nela sozinho. Quando duas pessoas se casam, as atitudes de uma pessoa impactam na vida da outra.

Portanto, a ideia é que vocês tenham sonhos juntos e que esses sonhos que possuem sintonia sejam a prioridade do casal. Depois de identificar quais sonhos são prioritários, é preciso transformar os sonhos em objetivos. Para isso, é preciso estabelecer uma data e traçar caminhos para que eles sejam realizados.

Se você é a pessoa que descobriu o mundo dos investimentos, é nessa etapa que você irá falar sobre este assunto. Dessa forma, você deve explicar como os investimentos funcionam e como eles são importantes para que os sonhos de vocês se realizem.

Como guardar dinheiro sendo casado

Casar

É importante que os dois se comprometam com a realização dos sonhos do casal. Contudo, pode acontecer de vocês se comprometerem e a outra pessoa não cumprir o combinado. Por exemplo, vocês podem ter combinado de poupar e depois descobrir que a pessoa está fazendo dívidas pelas suas costas.

Quando o parceiro não se compromete com os investimentos

Ao conversar com seu parceiro (a), sobre ele não estar cumprindo com o combinado de guardar dinheiro, pode acontecer dele falar que, na verdade, não está interessado em investir. Ou seja, ele não está comprometido e prefere gastar o dinheiro ao invés de guardar. Neste caso, a situação fica bem complicada e vocês precisam ter uma conversa séria.

Nessa conversa, você precisa explicar que a vida financeira de vocês não pode ser destruída por causa dele. A intenção é que a pessoa que não está interessada em guardar dinheiro, tome consciência do que é melhor para a vida financeira do casal.

Quando você mostra para a pessoa que os sonhos da família não podem ser realizados e que ela está distribuindo a vida financeira de vocês, é possível que ela acorde para a realidade e mude o seu comportamento. Entretanto, mesmo com uma conversa séria, muitas pessoas não se conscientizam. Neste caso, você pode recorrer ao tratamento de choque.

Como guardar dinheiro sendo casado

Exame

Tratamento de choque

O tratamento de choque consiste em falar para a pessoa: “se esse mês você não tiver cumprido com o combinado, a gente vai fazer uma separação de bens. Isso porque, eu não vou ficar casado em comunhão de bens com uma pessoa que só quer saber de gastar e pode me prejudicar”.

A ideia é que você diga que irá se separar apenas na comunhão de bens. Vocês irão continuar casados, mas os bens de vocês irão se separar. Neste momento, é provável que a pessoa tenha um choque muito grande e decida mudar. Lembrando que se ela não cumprir o combinado, você realmente terá que se separar na comunhão de bens.

Se a pessoa se comprometer a mudar, você deve tomar as rédeas da vida financeira da família. Desse modo, você pode limitar o acesso dela ao dinheiro e controlar todas as finanças da casa. Esse tipo de situação normalmente ocorre quando a pessoa não quer ter o controle.

Logo, você fica no controle e garante que os sonhos de vocês serão realizados. Nesse processo você pode negociar dívidas, controlar os gastos, guardar dinheiro pelo casal e investir por vocês dois. Repare que ao assumir o controle, a pessoa está confiando em você e você deve cuidar bem das finanças da família.

Como guardar dinheiro sendo casado

The cap

Só um dos parceiros trabalha

Uma situação que pode acontecer também é quando apenas uma pessoa trabalha fora e a outra fica em casa com os filhos. Neste caso, um erro muito comum é a pessoa que trabalha fora se sentir o dono do dinheiro e querer fazer separação de bens.

No entanto, é preciso que essa pessoa se lembre que apesar da outra não trabalhar fora, ela ainda possui muitas responsabilidades e que você não está pagando pelos serviços domésticos que ela realiza. Além disso, ao combinarem que um ficaria em casa e o outro sairia para trabalhar, essa pessoa que fica em casa teve que abrir mão da sua carreira profissional e de ganhar o próprio dinheiro.

Sendo assim, o papel da pessoa que sai para trabalhar, é garantir o dinheiro para o sustento e para os investimentos de ambos. Neste caso, a responsabilidade de estudar sobre investimentos pode ser da pessoa que ficou em casa, pois pode ser que ela tenha mais tempo. Sendo que com o tempo ela pode se tornar a responsável por organizar o orçamento doméstico e os investimentos.

Por fim, se um dos dois não estiver satisfeito e com ressentimentos sobre um trabalhar e o outro ficar em casa, então o ideal é que vocês mudem essa situação. Por exemplo, se você trabalha, mas sente ressentimento porque a esposa fica em casa cuidando dos filhos, então talvez seja melhor que vocês paguem alguém para cuidar dos filhos e os dois trabalhem.

The cap

Isso porque esse ressentimento pode fazer com que você não admire o seu parceiro (a) o que pode acabar atrapalhando no relacionamento de vocês. Portanto, se essa for a sua situação, tenha uma conversa sincera com o seu parceiro e tomem uma decisão em conjunto.

Pense na sua família

Se você já fez de tudo, mas a pessoa não muda e prefere continuar só gastando, talvez seja o momento de pensar seriamente se o casamento de vocês tem futuro. A pessoa não tem nenhum comprometimento e está apenas atrapalhando o sucesso financeiro da família? Você deve pensar no seu futuro pessoal e, caso você tenha, no futuro dos seus filhos.

Se você já tentou de tudo e a pessoa não muda, talvez seja o momento de avaliar a vida que você está levando e a que deseja levar. Em outras palavras, talvez seja o momento de desistir do casamento. Em um casamento vocês dois devem jogar juntos, sempre como parceiros de equipe.

Se você deseja realizar os sonhos da família, mas a pessoa fica jogando contra você, ela não está sendo de fato um parceiro de vida. Se questione: a vida que você está levando agora, é a vida que você quer continuar tendo no futuro? O que você precisa fazer para conquistar os seus sonhos e da sua família?

Agora que você sabe algumas atitudes que você deve tomar, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda mais sobre como guardar dinheiro sendo casado e descubra se você deve ter uma conta conjunta ou separada:

E aí, gostou de entender como guardar dinheiro sendo casado? Então aproveite e descubra se Quem tem R$ 10 milhões é pobre? O ponto de vista de Raul Sena

Fonte: Roteiro de Raul Sena