Objetivos financeiros, o que são? Exemplos e como definir passo a passo


O objetivo financeiro é aquilo que se deseja alcançar e que, pra isso, é necessário dinheiro. Dessa forma, os objetivos podem ser, por exemplo, comprar um imóvel, poupar para a aposentadoria ou montar uma carteira de investimentos. 

Para que os objetivos sejam alcançados, é fundamental estabelecer metas. Sendo que as metas são os passos que levam em direção a realização dos objetivos.

Portanto, é essencial que as metas sejam específicas, alcançáveis, relevantes, temporais e mensuráveis. Se as metas não tiverem estas características, é pouco provável que sejam realizadas de forma satisfatória. 

O que são objetivos financeiros?

O objetivo financeiro é algo que você deseja, ou seja, é uma finalidade que envolva dinheiro. Sendo assim, o objetivo financeiro é uma espécie de norte que possibilita o planejamento do quanto você vai precisar, quando será realizado e como poupar para isso. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desse modo, definir um objetivo financeiro que seja claro e que se adeque à sua situação financeira, é fundamental. Um exemplo de objetivo financeiro, é começar a poupar para a aposentadoria. Você pode também ter como objetivo a compra de um bem ou ainda pagar as dívidas atrasadas. 

Objetivos financeiros, o que são? Como definir, passo a passo e exemplos

Revista pegn

Como definir objetivos financeiros?

Para definir os objetivos financeiros, é preciso levar em consideração suas prioridades. Suponhamos que você deseja montar uma carteira de investimentos milionária. No entanto, você está com várias dívidas atrasadas.

Neste caso, o mais recomendado seria colocar como objetivo financeiro o pagamento das dívidas e, posteriormente, colocar a carteira de investimentos como objetivo financeiro. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao estabelecer seus objetivos financeiros, seja realista. Isso porque não adianta colocar metas extraordinárias que não são alcançáveis. Se, por exemplo, você possui apenas uma fonte de renda de 2 mil por mês e coloca como objetivo atingir o primeiro milhão em dois anos, a probabilidade é que você fique frustrado e decepcionado. 

Objetivos financeiros, o que são? Como definir, passo a passo e exemplos

Cdlfor

É importante lembrar que objetivos e metas não são sinônimos. O objetivo é uma finalidade que você deseja alcançar. Por outro lado, as metas são as tarefas específicas que contribuem para que o objetivo seja atingido.

Sendo assim, podemos ver o objetivo como o resultado final e as metas como o caminho trilhado para atingir o objetivo. Uma dica é definir o objetivo financeiro, as metas para alcançá-lo e então se dedicar a realizar cada uma das metas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se seu objetivo financeiro for quitar as dívidas, então você pode definir metas como: ter controle financeiro, conseguir fontes de renda extra, cortar gastos, economizar, negociar as dívidas e pagar as parcelas das dívidas negociadas.

Dessa maneira, depois de realizar suas metas, você terá alcançado o seu objetivo. Enfim, quando for estabelecer suas metas, lembre-se de que elas devem ser:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Relevantes (considere suas prioridades);
  • Temporais (estabeleça uma data para que ela se realize).

Definição de objetivos passo a passo

O primeiro passo para definir seus objetivos financeiros, é determinar quais são suas prioridades. O segundo passo, depois de listar suas prioridades, é se questionar: O que eu preciso para alcançar esses objetivos? Alguns exemplos de objetivos e perguntas são:

  • Aposentar: Com qual idade desejo me aposentar? Quanto tempo eu tenho para poupar? Qual renda mensal eu pretendo ter? Quais os investimentos posso realizar para me aposentar?
  • Pagar as dívidas: Qual a minha renda e o quanto eu consigo economizar por mês? Quais são meus gastos desnecessários e quais eu posso cortar? Qual será minha fonte de renda extra?
Objetivos financeiros, o que são? Como definir, passo a passo e exemplos

W1consultoria

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O terceiro passo, é converter as respostas das perguntas anteriores em metas.

Por exemplo, para a pergunta: Quais são meus gastos desnecessários e quais eu posso cortar? Você pode estabelecer a seguinte meta: Cortar os gastos com TV por assinatura, levar marmita para o almoço para economizar o dinheiro do restaurante e ir de bicicleta para o trabalho ao invés de andar de carro. 

O quarto passo é separar suas metas, de acordo com o prazo. Sendo que elas podem ser de:

  1. Curto prazo: São as metas que devem ser cumpridas dentro do prazo de 1 ano. 
  2. Médio prazo: As metas de médio prazo são aquelas que vão ser alcançadas em mais de um ano, mas não ultrapassam 5 anos.
  3. Longo prazo: São todas as metas com mais de 5 anos, como comprar um carro ou uma casa.

Exemplo de objetivo e metas

No Brasil, os principais objetivos financeiros são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  1. Comprar ou trocar a casa própria;
  2. Adquirir ou trocar o carro;
  3. Comprar uma casa para lazer ou investimento; 
  4. Conseguir se organizar financeiramente; 
  5. Estudar fora do país; 
  6. Fazer uma viagem; 
  7. Guardar dinheiro; 
  8. Libertar-se das dívidas; 
  9. Ser independente financeiramente; 
  10. Ter dinheiro para casar;

Flowup

Em todos os casos acima, investir pode ser uma boa alternativa. Por isso, vamos ilustrar abaixo um exemplo onde o objetivo financeiro é investir. Você pode adaptar isso para a sua realidade, de acordo com seus objetivos. 

1- Objetivo: Alcançar o primeiro milhão aos 35 anos. 

2- Metas: Controlar minha vida financeira no curto prazo, criar uma reserva de emergência no curto prazo, estudar sobre investimentos no curto, médio e longo prazo, começar a investir em renda fixa e variável no médio e longo prazo. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Depois de definir o objetivo e as metas para alcançá-lo, está na hora de focar na realização das metas. Portanto,  você deve fazer um controle financeiro e depois disso, começar a criar sua reserva de emergência. Paralelamente, você deve começar a estudar sobre investimentos em sites, cursos e livros.

Dessa forma, no médio e longo prazo, você deve investir mensalmente e continuar a estudar sobre o assunto. Lembrando que todas essas etapas são adaptáveis aos seus objetivos, este foi apenas um exemplo. Entretanto, se seu objetivo realmente for atingir o primeiro milhão, descubra Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Fontes: Ibc coaching, I-dinheiro, Uol e Parmais

Imagens: W1 consultoria, Revista pegn, Cdlfor, Flowup e Agenciakos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Conte-nos a sua opinião...