Objetivos financeiros: o que são, como defini-los, exemplos

15 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 14 seg


O objetivo financeiro é aquilo que se deseja alcançar e que, pra isso, é necessário dinheiro. Os objetivos podem ser, por exemplo, comprar um imóvel, poupar para a aposentadoria ou montar uma carteira de investimentos. 

Para alcançar seus objetivos, é essencial o estabelecimento de metas. Essas metas são os passos que o levam em direção a realização dos objetivos.

Portanto, é essencial que as metas sejam específicas, alcançáveis, relevantes, temporais e mensuráveis. Se as metas não tiverem estas características, é pouco provável que sejam realizadas de forma satisfatória. 

O que são objetivos financeiros?

O objetivo financeiro é algo que você deseja, ou seja, é uma finalidade que envolva dinheiro. É uma espécie de norte que possibilita o planejamento do quanto você vai precisar, quando será realizado e como poupar para isso. 

Desse modo, definir um objetivo financeiro que seja claro e que se adeque à sua situação financeira, é fundamental. Um exemplo de objetivo financeiro, é começar a poupar para a aposentadoria. Você pode também ter como objetivo a compra de um bem ou ainda pagar as dívidas atrasadas. 

Os objetivos podem ter diferentes prazos: sendo de curto, médio ou longo prazo.  O prazo de um objetivo deve ser estabelecido com base em vários aspectos como, por exemplo, prioridade, relevância, necessidade e afins.

  • Curto prazo: São os objetivos de curto prazo são aqueles a serem realizados em até 2 anos.
  • Médio prazo: Já os de médio prazo devem ser realizados em até 5 anos
  • Longo prazo: Por fim, o longo prazo engloba todos os objetivos com mais de 5 anos.

Vale destacar que os objetivos são diferentes das metas. Em resumo, objetivo é o que você deseja alcançar, enquanto as metas são os passos que ao serem cumpridos te colocam mais perto de realizar seu objetivo. Ou seja, as metas são etapas para alcançar os objetivos.

Qual é a importância de estabelecer objetivos financeiros?

Estabelecer objetivos é essencial para que você consiga transformar seus sonhos em realidade. Isso porque os sonhos são realizados quando você define um plano para que ele se torne real e isso é feito ao transformar seus sonhos em objetivos.

Além disso, ao definir seus objetivos financeiros, você consegue estabelecer o que deve fazer financeiramente para realizá-lo. Por exemplo, ao estabelecer um objetivo, você consegue cortar gastos e economizar para realizar seu objetivo.

Se você não definir objetivos, você pode passar a vida toda só desejando algo e nunca se organizando para conseguir aquilo.

Como definir os objetivos financeiros?

Para definir os objetivos, é preciso levar em consideração suas prioridades. Suponhamos que você deseja montar uma carteira de investimentos milionária. No entanto, você está com várias dívidas atrasadas.

Neste caso, o mais recomendado seria colocar como objetivo financeiro o pagamento das dívidas e depois, colocar a carteira de investimentos como objetivo financeiro. 

Ao definir seus objetivos, seja realista. Não adianta colocar metas extraordinárias que não são alcançáveis. Se, por exemplo, você tem apenas uma fonte de renda de 2 mil por mês e coloca como objetivo  atingir o primeiro milhão em dois anos, são grandes as chances de você não conseguir. Para estabelecer seus objetivos:

  • Defina quais são suas prioridades
  • Determine prazos
  • Calcule o quanto você irá precisar
  • Estabeleça o quanto irá poupar por mês

É importante lembrar que objetivos e metas não são sinônimos. O objetivo é uma finalidade que você deseja alcançar. Por outro lado, as metas são as tarefas específicas que contribuem para que o objetivo seja atingido.

Podemos, então, ver o objetivo como o resultado final e as metas como o caminho trilhado para atingir o objetivo. Uma dica é definir o objetivo financeiro, as metas para alcançá-lo e então se dedicar a realizar cada uma das metas. 

Se seu objetivo financeiro for quitar as dívidas, então você pode definir metas como: ter controle financeiro, conseguir fontes de renda extra, cortar gastos, economizar, negociar as dívidas e pagar as parcelas das dívidas negociadas.

Dessa forma, depois de realizar suas metas, você terá alcançado o seu objetivo. Por fim, quando for estabelecer suas metas, lembre-se de que elas devem ser:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Relevantes (considere suas prioridades);
  • Temporais (estabeleça uma data para que ela se realize).

Como alcançar os objetivos financeiros?

Para alcançar seus objetivos, você precisa se organizar financeiramente. Isso envolve controle e planejamento financeiro.

Além disso, você pode buscar formas de cortar gastos para poder economizar com foco no seu objetivo financeiro. Quanto mais você poupar, mais rápido você vai conseguir realizar seus objetivos. Para se organizar financeiramente e cortar gastos, vale a pena analisar:

  • Quais são suas fontes de renda
  • Quais são os seus gastos
  • Despesas que você pode cortar
  • Opções de fontes de renda extra

No processo de organizar suas finanças, não deixe de se organizar para quitar dívidas, caso você tenha. Quitar as dívidas é essencial para que você esteja livre financeiramente para focar nos seus objetivos. Além disso, você deve:

  • Poupar todos os meses, mesmo que o valor não seja alto
  • Mantenha o foco
  • Tenha paciência
  • Invista seu dinheiro
  • Tenha uma reserva de emergência

3 principais erros que atrapalham essa jornada

Alguns erros que podem te atrapalhar a conquistar seus objetivos são:

1- Falta de comprometimento

Ao definir um objetivo financeiro, é preciso que você se comprometa a realizá-lo. Ao se comprometer, você se esforça para cumprir as metas e não fica deixando para depois.

2- Compras por impulso

As compras por impulso são péssimas para quem deseja alcançar objetivos financeiros. Isso porque elas consomem boa parte do dinheiro que deveria ir para seus objetivos.

3- Se endividar

Por fim, cuidado com cartão de crédito e compras parceladas, pois você pode acabar se endividando, o que atrapalha na conquista dos objetivos.

Exemplos de objetivos financeiros

No Brasil, os principais objetivos são:

  • Comprar ou trocar a casa própria;
  • Comprar ou trocar o carro;
  • Estudar fora do país;
  • Fazer uma viagem;
  • Guardar dinheiro;
  • Acabar com as dívidas;
  • Ter dinheiro para casar;

Em todos os casos acima, investir pode ser uma boa opção. Por isso, vamos ilustrar abaixo um exemplo onde o objetivo financeiro é investir. Você pode adaptar isso para a sua realidade, de acordo com seus objetivos. 

Objetivo: Alcançar o primeiro milhão aos 35 anos. 

Metas: Controlar minha vida financeira no curto prazo, criar uma reserva de emergência no curto prazo, estudar sobre investimentos no curto, médio e longo prazo, começar a investir em renda fixa e variável no médio e longo prazo. 

Depois de definir o objetivo e as metas para alcançá-lo, está na hora de focar na realização das metas. Portanto, você deve fazer um controle financeiro e depois disso, começar a criar sua reserva de emergência.

Paralelamente, você deve começar a estudar sobre investimentos em sites, cursos e livros. Dessa forma, no médio e longo prazo, você deve investir todos os meses e continuar a estudar sobre o assunto. 

Fontes; Ibc I-dinheiro Uol; Space money; Neon e, por fim;  Parmais.