Como os ricos ficam ricos?

30 de janeiro de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 12 seg


A internet está repleta de vídeos sobre como enriquecer. Mas, é claro que, se fosse fácil, todo mundo seria rico. Então, sem conversa fiada nem receita mágica, vamos entender um pouco mais sobre como os ricos ficam ricos e sobre as suas possibilidades reais de enriquecer.

Primeiramente, é preciso fugir dos mitos que os gurus da internet tentam colocar na sua cabeça. Coisas como “trabalhe duro”, “acorde cedo” e “tome banho gelado” para conquistar uma fortuna raramente funcionam.

Como você vai ficar rico?

Na prática, cada pessoa tem uma realidade própria e, portanto, vai ter o próprio caminho para chegar à riqueza. Para quem nasce em berço de ouro, tem pais milionários e estuda na melhor escola, por exemplo, podemos dizer que a receita pra ficar rico é se exercitar bastante, evitar alimentos ultraprocessados e estudar.

Ou seja, essa pessoa só precisa “não morrer” pra ficar rica.

Pra se ter uma ideia, 40% dos bilionários brasileiros herdaram a fortuna da família. Os outros 60% enriqueceram, por conta própria, com negócios digitais como fintechs, aplicativo de delivery de comida, criptomoedas e softwares de pagamento.

Jovens bilionários brasileiros

Entre os maiores bilionários brasileiros estão dois jovens que têm menos de 30 anos. E que, também, não herdaram a fortuna dos pais. Henrique Dubugras e Pedro Franchesi ocupam a 3ª e 5ª posição entre os bilionários mais jovens do mundo.

Inicialmente, eles fizeram fortuna depois de fundar a plataforma Pagar.me. Depois, também criaram a fintech Brex, também do setor financeiro.

Outros bilionários ganharam dinheiro investindo tempo e energia em diversos projetos, relacionados a fintechs, aplicativos de celular, bancos, mídia, agronegócio, exportação e etc.

O grande detalhe é que nenhum deles ficou bilionário com concurso público ou trabalhando pros outros.

Ou seja, obviamente, o modelo de geração de riqueza, no Brasil e no mundo, premia quem é capaz de criar ou organizar uma empresa. Apesar disso, é errado dizer que você só vai enriquecer depois de se tornar um empreendedor.

Quanto dinheiro é preciso ter pra enriquecer?

Quando pensamos em ser rico ou milionário, existem alguns pontos que precisam ser considerados. O principal é que existe um certo limite para as coisas que o dinheiro pode comprar.

Isso significa que, na prática, é muito pequena a diferença na qualidade de vida de quem tem, por exemplo, R$ 100 milhões e de quem tem R$ 1 bilhão.

A maioria dos bilionários vai morrer sem gastar nem 10% de sua fortuna. Dito isso, vamos desvendar o que é a riqueza.

O que é ser rico?

Pra resumir, ser rico – na minha opinião – é ter dinheiro suficiente para bancar todos os seus custos. Logo, a gente volta à questão anterior: o que é ser rico para VOCÊ?

Pra muita gente, ser rico é poder parar de andar de ônibus, comer bem, ter um carro abastecido na garagem e uma casa quitada para morar. Para outros, é fazer 2 ou 3 viagens por ano. E, para muitos, é conseguir sustentar alguns luxos sem nunca precisar trabalhar.

A grande questão é saber que, se você ainda não tem dinheiro para isto, precisa criar novas fontes de renda.

Assim, com um bom planejamento e investindo bem, você consegue dinheiro suficiente para manter a SUA qualidade de vida.

Como os ricos ficam ricos?

Agora, que você já sabe o que é a riqueza, vamos conhecer algumas formas de aumentar sua renda e enriquecer. Pela minha própria experiência – e meu círculo de amizades – posso citar 6 formas de ficar rico:

1. Seja executivo de uma empresa – Você pode começar lá de baixo, como estagiário ou trainee, e ir, aos poucos, subindo de cargo.

2. Seja co-fundador de uma empresa – Grandes bilionários começaram assim, apostando em novos negócios, quando tudo não passava de um sonho.

3. Empreenda – Qualquer boa ideia de negócio tem o potencial de te enriquecer.

4. Seja consistente – Muita gente consegue enriquecer apenas com um bom emprego e uma boa cabeça. Seja comprando imóveis, participação em negócios ou investindo bem, com o tempo você pode enriquecer.

5. Seja um artista (ou dê muita “sorte”) – Muita gente ficou rica, alguns por pura sorte, usando um talento artístico muito expressivo, como a pintura, a atuação, a voz ou o humor.

6. Herde uma fortuna – Como já dissemos, os herdeiros são minoria, mas você pode ter a sorte de nascer em berço de ouro e dar continuidade aos negócios da família.

E então, gostou do conteúdo? Não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho como os ricos ficam ricos.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Segredo dos milionários: tenha várias fontes de renda.