21 de março de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Recebi uma pergunta bem interessante esses dias sobre Bitcoin. É melhor comprar agora ou nunca mais vamos ver os preços de agora? Isso porque nos últimos dias a moeda tem variado bastante e também sofreu com algumas quedas fortes. Com isso, muitas pessoas ficam com aquela sensação de FOMO, que é aquele sentimento de que você está perdendo algo e que precisa fazer o mesmo que todo mundo está fazendo que nesse caso seria, comprar bitcoins.
Nos últimos 6 meses, a moeda teve uma evolução de preço de 85%. Com isso, a moeda tem chamado muito a atenção, não tem como negar isso. E, por conta de toda a movimentação, muitas pessoas têm se perguntado se agora é hora de comprar.
Janela de oportunidade?
Se você já tem bitcoin, tudo bem, pode ser uma boa oportunidade de comprar mais. Agora, se você não tem, pode pensar que talvez nunca volte a comprar por esse preço, o que também pode ser verdade. Cada vez que passa, o bitcoin tem seus ciclos de alta mais prolongados e ele quase nunca volta para o ponto exato de onde ele partiu.
Por quê? Porque mais pessoas estão dispostas a comprar ele quando o preço cai, pois já o viram nas altas. Então, ele acaba se tornando uma profecia autorrealizável.
Então, se você não tem bitcoin, pode fazer sentido você começar a se expor. É uma tecnologia fundamental hoje em dia, já está alocado nos principais fundos da Black Rock e dificilmente veremos ele ir a 0. A medida que os investidores institucionais vão entrando, ele se torna ainda mais estabelecido.
O que tem ocorrido recentemente?
Agora, um contraponto interessante, vocês sabem que sou um grande entusiasta da moeda, falo dela há anos, ajudei na divulgação, etc. E o que percebi e tenho visto ocorrer repetidas vezes é que os períodos de alta da moeda estão necessariamente relacionados aos períodos de busca pela moeda. Para entender isso, você pode pesquisar o termo no Google Trends e comparar com o gráfico de cotação da moeda.
No entanto, as pessoas costumam pesquisar e buscar pela moeda, quando ele está em alta e é nesse momento que muitas pessoas compram. Quem compra e segura, no futuro vai colher bons resultados. Mas, normalmente quem compra em alta está atrás do quê? De valorização e valorização rápida. Por isso, na primeira queda da moeda, essas pessoas vendem.
Por isso, não recomendo que você compre o bitcoin nesses períodos de alta. Já falei disso várias vezes, o momento ideal para comprar é quando ninguém está falando dele. E, se eu ou qualquer outra pessoa está falando sobre o assunto, é melhor não comprar. Talvez não seja o melhor momento.
O melhor momento para comprar bitcoin é quando ele está extremamente impopular.
Ainda não entendeu muito bem sobre essa lógica? Então, assista ao vídeo em que explico detalhadamente sobre!
E se você quer aprender a investir seja em bitcoin ou qualquer outro ativo, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: O bitcoin vai te proteger da dominação mundial?