5 erros que destroem sua vida financeira (e te mantém pobre)

3 de julho de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 14 seg


Muita gente tem o sonho de mudar de vida, enriquecer e ganhar dinheiro sem precisar trabalhar. Mas existem alguns erros que podem destruir sua vida financeira e te deixar para sempre na pobreza. Hoje, vamos falar sobre estes erros e mostrar o que você precisa fazer para deixar de ser pobre.

Antes de tudo, você precisa entender que sempre que gasta dinheiro com alguma coisa está trocando aquilo por horas de trabalho – ou seja, por horas de vida. Então, a ideia é te mostrar o que te impede de ficar rico e te faz passar a vida toda trocando seu tempo por coisas.

1. Estourar o limite do cartão de crédito

Quase sempre que falamos dos gastos que destroem sua vida financeira o cartão de crédito está presente. Acontece que o cartão te dá a falsa sensação de que você sempre pode comprar muitas coisas. Basta passar no cartão! O problema é que a maioria das pessoas se endivida com o cartão de crédito e os juros altíssimos fazem tudo virar uma grande bola de neve. Portanto, a regra é simples: se não tem controle, cancele seus cartões de crédito e só compre à vista.

2. Se alimentar fora de casa

Outra coisa que costuma sair caro demais e te deixa mais pobre é o hábito de comer fora. Este, talvez, seja o gasto com o qual as pessoas tenham menos controle. As pequenas compras em restaurantes, bares, cafés e lanchonetes viram uma grande parcela do seu salário no fim do mês. Então, a dica é comer mais vezes em casa e, de quebra, ter uma alimentação mais regrada e mais saudável.

3. Comprar por impulso

Aqui está outro ladrão profissional de dinheiro. Quantas vezes você foi ao shopping ou ao mercado comprar uma coisinha e voltou cheio de sacolas? Quase sempre você compra coisas de que não precisa quando compra por impulso. Logo, uma boa atitude é já sair de casa com a compra bem planejada e não botar na sacola nadinha que não esteja na lista. No começo é bem difícil, mas depois você acostuma.

4. Manter as aparências

Muita gente gasta mais do que ganha para manter as aparências ou pertencer a algum grupo social. Se você frequenta uma academia cara demais, sempre compra o tênis ou os óculos da moda e gosta de financiar um carrão para parecer rico, você nunca vai conseguir enriquecer de verdade. No fim das contas, você acaba se ferrando, não constrói patrimônio e fica todo quebrado. Pobre mesmo. Aí, não sobra dinheiro nem para continuar parecendo ser o que não é.

5. Ter filhos sem estar casado

Este último ponto parece estranho e é bem polêmico, mas faz muito sentido. Quando você tem filhos no casamento, o casal se ajuda e as coisas ficam financeiramente mais leves. Do contrário, você tende a gastar mais dinheiro devido a vários fatores. São duas casas (do papai e da mamãe), duas camas, duas geladeiras, duas vezes mais logística… além, é claro, da frequência maior dos rolês para agradar os filhos no seu fim de semana.

Por tudo isso, ter filhos fora do casamento não te impede de enriquecer, mas pode atrasar o processo. Acredite. No vídeo abaixo você vai conhecer outros hábitos que destroem sua vida financeira.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Erros da classe média que atrapalham o enriquecimento