Como juntar dinheiro – 28 dicas para poupar e o que fazer depois

Juntar dinheiro pode ser um desafio para muitas pessoas, afinal de contas a tendência é que as pessoas adequem seus gastos ao salário atual e no final do mês não sobre nenhum dinheiro para guardar.

10 de março de 2021 - por Jaíne Jehniffer


Juntar dinheiro pode ser um desafio! Afinal de contas, a tendência é que as pessoas adequem seus gastos ao salário atual e no final do mês não sobre nenhum dinheiro para guardar.

No entanto, algumas atitudes para economizar dinheiro, como por exemplo comparar preços e pedir desconto, podem te ajudar a poupar dinheiro, para que você cumpra suas metas e objetivos.

Depois de juntar dinheiro para cumprir seus planos, uma boa ideia é começar a investir. Dessa maneira, você faz o seu dinheiro render e quem sabe um dia possa viver de renda.

Como juntar dinheiro?

Como a maioria dos brasileiros não têm acesso à educação financeira na infância, juntar dinheiro na fase adulta pode ser um verdadeiro desafio. Pensando nisso, preparamos uma lista completinha para que você consiga juntar dinheiro:

1- Objetivo

Defina o seu objetivo ao juntar dinheiro. Alguns exemplos de objetivos são: viagem, comprar um imóvel ou trocar o automóvel. É importante que seu objetivo seja claro, alcançável e tenha um prazo específico.

Dessa forma, sempre que você precisar de motivação para continuar economizando e juntando dinheiro, basta você se lembrar do seu objetivo.

Como juntar dinheiro - 28 dicas para poupar e o que fazer depois

Dicas de mulher

2- Planos para juntar dinheiro

Depois de definir seus objetivos, é importante que você planeje como você vai alcançá-lo. Sendo assim, é preciso estabelecer em quanto tempo você vai realizar seus objetivos e as etapas necessárias para isso.

3- Registro de gastos

Anote todos os seus gastos. Compreender para onde está indo o seu dinheiro, é fundamental para que você possa entender sua realidade financeira e consiga traçar estratégias para poupar.

4- Divisão de gastos

Depois de registrar todos os seus gastos, é interessante que você separe eles em três categorias: despesas fixas, variáveis e gastos supérfluos.

Em resumo, as despesas fixas são aquelas que você tem todos os meses, como aluguel e alimentação. Por outro lado, as despesas variáveis são aquelas cujos valores mudam todos os meses. Por fim, os gastos supérfluos geralmente são gastos desnecessários.

Como juntar dinheiro - 28 dicas para poupar e o que fazer depois

Acordo certo

5- Entendendo sua realidade financeira

Com a lista de gastos realizada no passo anterior, você pode começar a entender a sua realidade financeira. Para isso, você deve verificar em qual categoria você está gastando mais. Vale analisar ainda, em qual época do mês você mais gastou e o que motivou os gastos.

6- Cortes de gastos

Ao decidir juntar dinheiro, é preciso fazer alguns cortes de gastos. Sendo que, normalmente, os primeiros cortes são feitos nos gastos supérfluos.

Isso porque esses gastos geralmente são realizados com itens não muito importantes. Em contrapartida, se você precisar juntar muito dinheiro em pouco tempo, é provável que você precise cortar parte dos gastos variáveis e até mesmo os gastos fixos.

Se os gastos forem realizados somente durante o tempo necessário com o objetivo de poupar dinheiro para realizar seus objetivos, então eles podem ser cortes mais severos. Entretanto, se o seu intuito for poupar durante anos, é preciso ter cuidado ao realizar os cortes.

Como juntar dinheiro - 28 dicas para poupar e o que fazer depois

Sbvc

Acontece que viver alguns meses de privações, pode ser fácil. Mas se isso se perpetuar durante muito tempo, você pode acabar perdendo o controle, gastando muito em um impulso e se frustrando por não ter conseguido atingir seus objetivos.

Portanto, em casos de objetivos de longo prazo, vale a pena pensar bastante em quais cortes você vai fazer e manter alguns gastos. Ao manter algumas fontes de prazer (que exigem gastos), você consegue manter os demais cortes por mais tempo.

7- Metas para poupar dinheiro

Ao estabelecer os cortes de gastos, é essencial que você defina metas para poupar dinheiro. Dessa forma, você pode definir, por exemplo, que vai poupar 10% da sua renda mensal.

A quantidade a ser poupada todos os meses vai depender de fatores como: o valor que você precisa juntar no total, o tempo que você tem para poupar e por fim, o valor da sua fonte de renda.

8- Onde juntar o dinheiro

Além de saber o quanto poupar e como você vai juntar o dinheiro, é importante pensar no local que ele vai ficar guardado. Você pode guardar na conta poupança, ou aplicar em algum tipo de investimento para que esse dinheiro renda.

Como juntar dinheiro - 28 dicas para poupar e o que fazer depois

A7 consórcios

Enfim, a escolha do melhor local irá depender dos seus objetivos. Por exemplo, se for um plano de curtíssimo prazo, então a poupança serve. Mas se forem planos mais longos, você pode se beneficiar dos juros compostos de aplicações mais seguras, como por exemplo o tesouro direto.

9- Métodos para juntar dinheiro

As pessoas que não possuem o hábito de juntar dinheiro, podem encontrar dificuldades para começar. Portanto, o importante é seguir o planejamento e começar a poupar aos poucos.

Uma boa forma de se disciplinar, é usar algum método de controle de gastos, como o método 50-30-20, onde 50% do seu salário será destinado a gastos fixos/essenciais, 30% para gastos variáveis e 20% para prioridades financeiras (investir ou juntar).

10- Aplicativos para juntar dinheiro

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a poupar dinheiro. Os aplicativos são uma forma prática de anotar seus gastos, colocar seus objetivos, metas e verificar se você está conseguindo de fato seguir seu planejamento.

11- Padrão de vida

De maneira geral, as pessoas gastam de acordo (ou mais), do que recebem. Porém, se o seu objetivo é poupar para juntar dinheiro, então é preciso gastar menos do que você ganha.

Guiche virtual

Sendo assim, você pode viver um padrão de vida abaixo do que vive atualmente, durante o tempo em que precisa juntar dinheiro. Durante esse período, você pode se lembrar constantemente dos seus objetivos para evitar que você caia em tentação e gaste além do estipulado.

12- Acompanhe seus gastos

Acompanhar seus gastos é uma forma de analisar se você está de fato conseguindo seguir seu planejamento. Além disso, acompanhando seus gastos você consegue ter a satisfação de ver que está de fato conseguindo poupar dinheiro.

Por outro lado, acompanhar os gastos é uma maneira de se replanejar e buscar novas estratégias para poupar, caso você não esteja conseguindo economizar e juntar dinheiro.

13- Dívidas

Se você tem dívidas com juros altos, como o rotativo do cartão de crédito, então talvez você deva quitar as dívidas, antes de juntar dinheiro. A lógica é que o dinheiro que você gasta para pagar juros, poderia ser poupado para atingir seus objetivos.

14- Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser uma mão na roda às vezes. No entanto, é importante tomar muito cuidado com o seu uso. Sendo assim, evite fazer compras por impulso no cartão e não atrase as faturas para não ter que lidar com os juros.

Como juntar dinheiro - 28 dicas para poupar e o que fazer depois

Foregon

15- Cheque especial

O cheque especial é um tipo de empréstimo pré-aprovado, disponível para quando o cliente precisar.

Justamente por estar sempre disponível e por ser aprovado sem uma análise de crédito (como acontece nos empréstimos convencionais), ele tem juros bem altos. Por isso, evite usar o cheque especial, já que ao pagar juros ao invés de poupar, você está desperdiçando dinheiro.

16- Compare os preços e economize dinheiro

Geralmente, o mesmo produto tem preços bem diferentes entre uma loja e outra. Por isso, é extremamente importante comparar os preços e buscar por melhores condições. Inclusive, existem algumas plataformas que fazem a comparação de preços de lojas online.

17- Peça descontos

Além de comparar os preços, você pode pedir descontos e economizar ainda mais dinheiro. Se o pagamento for no dinheiro, provavelmente você vai conseguir um desconto ainda melhor.

Como juntar dinheiro - 28 dicas para poupar e o que fazer depois

Guia bolso

18- Compras parceladas

Ao comprar parcelado, você está basicamente se endividando. Por isso, se você for comprar parcelado, se planeje, pesquise por melhores preços e fique atento para não pagar muito mais caro só porque é parcelado.

19- Seja flexível

Esteja aberto às mudanças que podem afetar seus planos. É importante que você esteja disposto a avaliar o que está dando certo e o que não está funcionando ao juntar dinheiro. Desse modo, você se torna capaz de ajustar e melhorar suas estratégias.

20- Renda extra

Para as pessoas que ganham pouco, juntar dinheiro pode ser muito difícil, mesmo que alguns cortes sejam feitos. Por isso, procurar formas de conseguir renda extra é uma opção para aumentar a renda e, consequentemente, juntar mais dinheiro.

Como juntar dinheiro - 28 dicas para poupar e o que fazer depois

Catraca livre

21- Disciplina para juntar dinheiro

Juntar dinheiro exige disciplina em diversos aspectos. Primeiramente, é preciso ser disciplinado para manter o controle financeiro. Além disso, é preciso disciplina para não comprar sem planejamento nem estourar os limites estipulados.

Sempre que você sentir que está perdendo a força de vontade de continuar poupando, lembre-se dos seus objetivos.

22- Experimente marcas

Experimentar algumas marcas mais baratas pode ser uma boa maneira de poupar dinheiro. Tenha em mente que as marcas mais caras nem sempre são as melhores.

23- Supermercado

Existem algumas dicas para economizar dinheiro no supermercado. A primeira delas, é fazer uma lista de compras (e segui-la). Para fazer a lista, confira na sua dispensa quais itens precisam ser comprados, assim você evita comprar itens desnecessários.

Outra dica é não ir fazer compras com fome, pois com fome fica mais difícil não comprar por impulso.

Tetra supermercado

24- Envolvimento familiar para juntar dinheiro

Se você estiver poupando para algum objetivo que envolva a sua família, é uma boa ideia compartilhar com eles o que deve ser feito para economizar dinheiro. Desse modo, todos se envolvem na economia e as chances de vocês conseguirem juntar o dinheiro necessário aumenta.

25- Leve comida para o trabalho

Se você está acostumado a almoçar em restaurantes todos os dias, você pode começar a levar comida para o trabalho. Além de economizar, é possível preparar refeições mais balanceadas e cuidar da sua saúde.

26- Lazer gratuito

Uma boa forma de economizar dinheiro, é aproveitando as opções de lazer gratuito ou que sejam baratas, como piquenique no parque e apresentações culturais.

Credito real

27- Compras por impulso

Sempre que você sentir vontade de comprar alguma coisa por impulso, faça uma pausa e lembre dos seus objetivos. Ao invés de comprar no momento, volte para casa e deixe para comprar no outro dia.

Em casa, se questione se aquela é uma boa compra, se você realmente precisa daquele item e, novamente, relembre dos seus objetivos ao poupar dinheiro.

28- Transporte alternativo

Utilizar transportes alternativos, ao invés de usar o carro, pode ser uma ótima maneira de poupar dinheiro. Calcule o quanto você gasta de gasolina e manutenção do carro por mês e estude outras opções de transporte, como uma bicicleta.

Juntei dinheiro, e agora?

Depois que você conseguir juntar dinheiro e cumprir seus objetivos, você pode continuar poupando e estabelecer novos objetivos, por exemplo:

Reserva de emergência: A reserva de emergência é um dinheiro separado para ser usado unicamente em imprevistos. Dessa maneira, quando algum imprevisto que precise de dinheiro aparecer, você não vai precisar se endividar ou pegar dinheiro emprestado, basta recorrer à reserva.

Suno

Se você tiver uma fonte de renda fixa, a reserva deve corresponder a 6 meses dos seus gastos mensais. Em contrapartida, se você for autônomo, é melhor que a reserva seja de 12 meses dos seus gastos mensais.

Invista: Investir é uma ótima maneira de fazer o dinheiro trabalhar por você. Contudo, você só deve começar a investir depois que já tiver a sua reserva de emergência formada.

Isso evita que, em caso de imprevistos, você precise resgatar seus investimentos antes do prazo e acabe perdendo dinheiro. Aprenda como investir com Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe como juntar dinheiro, que veja algumas dicas para conseguir Renda extra – 20 Maneiras alternativas e o que fazer com o dinheiro extra

Fontes: Mobills, Infomoney, Nubank, Rico e Idinheiro

Imagens: Rio verde, Acordo certo, Sbvc, A7 consórcios, Guiche virtual, Dicas de mulher, Guia bolso, Credito real, Catraca livre, Tetra supermercado, Suno e Foregon

10 dicas de como melhorar a sua relação com o dinheiro

Mitos e verdades sobre empreendedorismo que devemos conhecer

8 dicas do que fazer com a restituição do IR

Como comprar euro mais barato